Efeito do treinamento musical em capacidades cognitivas visuais: atenção e memória

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Ana Carolina Oliveira e Rodrigues
Orientador(a): Paulo Caramelli
Banca de defesa: Mauricio Alves Loureiro, Leandro Fernandes Malloy Diniz, Leonor Bezerra Guerra, Sabine Pompéia, Luiz Alberto Bavaresco de Naveda
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8VWKVQ
Resumo: A influência da música sobre a função cerebral tem sido alvo da investigação de neurocientistas e músicos desde a década de 1990. Muitos estudos têm demonstrado a existência de processos de neuroplasticidade cerebral, estruturais e funcionais, decorrentes da prática musical prolongada, os quais podem produzir diferenças cognitivas entre músicos e não-músicos. Nosso objetivo geral consistiu em investigar se o treinamento musical intensivo poderia estar associado a capacidades cognitivas visuais aumentadas: atenção visual, em três modalidades seletiva, dividida e sustentada e memória visual. Músicos (n = 38), membros permanentes de duas importantes orquestras brasileiras, e não-músicos (n = 38), profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento, equiparados em relação à idade, gênero e escolaridade, foram submetidos a cinco testes neuropsicológicos: três testes de atenção visual, um teste de memória visual e um teste de tempo de reação simples, os quais avaliaram tempo de reação e acurácia. Os músicos mostraram melhor desempenho em quatro variáveis dos três testes de atenção visual, envolvendo tempo de reação e acurácia, e em três variáveis do teste de memória visual, envolvendo apenas tempo de reação. Tal desempenho não pode ser explicado por melhor integração sensório-motora, uma vez que não houve diferença entre os grupos no teste de tempo de reação simples. Além disso, foram verificadas correlações significativas entre variáveis relacionadas à experiência musical como idade de início dos estudos musicais e tempo de estudo individual com instrumento por dia e algumas variáveis dos testes de atenção e memória visuais. Nossos resultados sugerem haver maior capacidade de atenção visual, em diferentes modalidades, em músicos. O melhor desempenho dos músicos no teste de memória visual também pode indicar maior eficiência dos processos atencionais, já que as diferenças foram observadas apenas em relação aos tempos de reação. Este estudo poderá contribuir para demonstrar possíveis benefícios cognitivos do treinamento musical prolongado.
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Músicos (n = 38), membros permanentes de duas importantes orquestras brasileiras, e não-músicos (n = 38), profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento, equiparados em relação à idade, gênero e escolaridade, foram submetidos a cinco testes neuropsicológicos: três testes de atenção visual, um teste de memória visual e um teste de tempo de reação simples, os quais avaliaram tempo de reação e acurácia. Os músicos mostraram melhor desempenho em quatro variáveis dos três testes de atenção visual, envolvendo tempo de reação e acurácia, e em três variáveis do teste de memória visual, envolvendo apenas tempo de reação. Tal desempenho não pode ser explicado por melhor integração sensório-motora, uma vez que não houve diferença entre os grupos no teste de tempo de reação simples. Além disso, foram verificadas correlações significativas entre variáveis relacionadas à experiência musical como idade de início dos estudos musicais e tempo de estudo individual com instrumento por dia e algumas variáveis dos testes de atenção e memória visuais. Nossos resultados sugerem haver maior capacidade de atenção visual, em diferentes modalidades, em músicos. O melhor desempenho dos músicos no teste de memória visual também pode indicar maior eficiência dos processos atencionais, já que as diferenças foram observadas apenas em relação aos tempos de reação. Este estudo poderá contribuir para demonstrar possíveis benefícios cognitivos do treinamento musical prolongado.Recognition of the influence of music on cerebral function has incited neuroscientists and musicians to investigate the connections between these two areas since the 1990s. Many studies have demonstrated structural and functional cerebral neuroplastic processes as a result of long-term musical practice, which in turn may produce cognitive differences between musicians and non-musicians. We aimed to investigate if intensive musical training could be associated with improved visual cognitive abilities: visual attention ability, on three different modalities selective, divided and sustained attention and visual memory ability. Musicians (n = 38), permanent members of two major Brazilian orchestras, and non-musicians (n = 38), professionals and students from several fields, matched on age, gender and education, were submitted to five neuropsychological tests: three visual attention tests, one visual memory test and one simple reaction time test, which measured reaction time and accuracy. Musicians showed better performance relative to non-musicians on four variables of the three visual attention tests, involving reaction time and accuracy, and on three variables of the visual memory test, involving only reaction time. Such advantage could not be explained by better sensorimotor integration, since there was no difference between groups in the simple reaction time test. Moreover, significant correlations between variables related to musical experience as age of beginning of musical studies and daily individual instrumental practice and some variables of visual attention and visual memory tests were verified. Our results mainly suggest augmented visual attention ability, on different modalities, in musicians. The better performance of musicians in the visual memory test may also indicate greater efficiency of attentional processes, since differences were observed only on reaction times. This study may contribute to demonstrate possible cognitive benefits of long-term musical training.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMemória Aspectos psicológicosAtenção Testes xesesMemóriaTerapia cognitivaNeurociênciasCapacitaçãoAprendizagemTestes psicológicosNeuroplasticidadePlasticidade neuronalMúsica Aspectos psicológicosEducação musicalMúsica Aspectos fisiológicosCogniçãoMúsicaAtençãoEstimulação acústicaPercepção visual TestesTreinamento musicalAtenção visualNeuroplasticidadeMemória visualEfeito do treinamento musical em capacidades cognitivas visuais: atenção e memóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_de_doutorado___final___ap_s_defesa___ana_carolina_oliveira_e__rodrigues.pdfapplication/pdf1177790https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8VWKVQ/1/tese_de_doutorado___final___ap_s_defesa___ana_carolina_oliveira_e__rodrigues.pdf378f09b5f84462c64c17c13f115d56ecMD51TEXTtese_de_doutorado___final___ap_s_defesa___ana_carolina_oliveira_e__rodrigues.pdf.txttese_de_doutorado___final___ap_s_defesa___ana_carolina_oliveira_e__rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain332619https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8VWKVQ/2/tese_de_doutorado___final___ap_s_defesa___ana_carolina_oliveira_e__rodrigues.pdf.txte3df6fe6cf5026be302caaf5b5ef6b06MD521843/BUOS-8VWKVQ2019-11-14 06:12:47.018oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8VWKVQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:12:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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