Sob o risco do gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Carla Ludmila Maia Martins
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AB6EQP
Resumo: The thesis addresses some films made by women through descriptive and comparative analyses, seeking to contribute to contemporary Brazilian documentarys critical fortune and resuming some theoretical formulations of feminist thought. The selected films, besides female authors, have in common the encounter with other women before the camera, as instance of invention and research. We part from such generality towards a more specific approach, analysing how each one enacts its relations through different features and strategies. Gender is considered a risk, in both senses of the term: as danger it is what can lead to enclosures, fixed determinations, undermining the production of differences by procedures of identification, as trace, it is what marks and erasure its own definition, evoking the thought about otherness. Thence the need of thinking film with women rather than Womans film: focusing on relational aspects of each work, both regarding the relations between directors and characters and between film and viewer, we aim to indicate not categorizations but distribution spaces created by each work. It is important to bear in mind that Women Studies field is agonistic, it doesnt rest in definitions and certainties, it is in constant dispute. The objective of this thesis is finally observe how films with women take partof this dispute, either by listing vicinities, either by showing impasses, and critically reflect on the aesthetic, ethical and political potentialities that a cinema marked by women's perspectives can bring into action.
id UFMG_884244efa13b707769bac5b861b21e61
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AB6EQP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sob o risco do gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheresMulheresPolíticaDocumentárioFeminismoEstéticaMulheresDocumentário (Cinema)ComunicaçãoFeminismoEstéticaThe thesis addresses some films made by women through descriptive and comparative analyses, seeking to contribute to contemporary Brazilian documentarys critical fortune and resuming some theoretical formulations of feminist thought. The selected films, besides female authors, have in common the encounter with other women before the camera, as instance of invention and research. We part from such generality towards a more specific approach, analysing how each one enacts its relations through different features and strategies. Gender is considered a risk, in both senses of the term: as danger it is what can lead to enclosures, fixed determinations, undermining the production of differences by procedures of identification, as trace, it is what marks and erasure its own definition, evoking the thought about otherness. Thence the need of thinking film with women rather than Womans film: focusing on relational aspects of each work, both regarding the relations between directors and characters and between film and viewer, we aim to indicate not categorizations but distribution spaces created by each work. It is important to bear in mind that Women Studies field is agonistic, it doesnt rest in definitions and certainties, it is in constant dispute. The objective of this thesis is finally observe how films with women take partof this dispute, either by listing vicinities, either by showing impasses, and critically reflect on the aesthetic, ethical and political potentialities that a cinema marked by women's perspectives can bring into action.A tese relaciona alguns filmes realizados por mulheres em análises descritivas e comparativas, buscando contribuir para a fortuna crítica acerca do documentário brasileiro contemporâneo e retomando algumas formulações teóricas do pensamento feminista. Os filmes selecionados, além da autoria feminina, têm em comum o encontro com outras mulheres diante da câmera, enquanto instância de invenção einvestigação. Partimos desta generalidade para analisar como cada um,especificamente, encena as relações por meio de recursos e estratégias distintas. O gênero é convocado como um risco, no duplo sentido do termo: como perigo, é o que pode levar à clausura, à determinações estanques, minando a produção de diferenças por procedimentos de identificação; como traço, é o que marca e rasura sua própria definição, convocando a alteridade. Daí a necessidade de pensar um cinema com mulheres em lugar de um cinema de mulher: ao focar na dimensão relacional das obras, tanto no que diz respeito a sujeitos que filmam e que são filmados, tanto no que concerne a relações entre filme e espectador, o que buscamos é menos indicar categorizações do que atentar para os espaços de partilha criados por cada obra. É preciso ressaltar que o pensamento sobre as mulheres funda um campo agonístico, sem repouso em definições e certezas, em permanente disputa. O objetivo desta tese é, finalmente, observar como os filmes realizados em companhia delas participam dessa disputa, seja por elencar proximidades, seja por evidenciar impasses e, finalmente, refletir criticamente sobre as potências estéticas, éticas e políticas que um cinema marcado por perspectivas femininas pode agenciar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAndré Guimarães BrasilAna LopezAlessandra Soares BrandãoAmaranta Emília Cesar dos SantosClaudia Cardoso MesquitaCarla Ludmila Maia Martins2019-08-11T05:21:46Z2019-08-11T05:21:46Z2015-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AB6EQPinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T06:52:24Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AB6EQPRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T06:52:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sob o risco do gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres
title Sob o risco do gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres
spellingShingle Sob o risco do gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres
Carla Ludmila Maia Martins
Mulheres
Política
Documentário
Feminismo
Estética
Mulheres
Documentário (Cinema)
Comunicação
Feminismo
Estética
title_short Sob o risco do gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres
title_full Sob o risco do gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres
title_fullStr Sob o risco do gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres
title_full_unstemmed Sob o risco do gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres
title_sort Sob o risco do gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres
author Carla Ludmila Maia Martins
author_facet Carla Ludmila Maia Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv André Guimarães Brasil
Ana Lopez
Alessandra Soares Brandão
Amaranta Emília Cesar dos Santos
Claudia Cardoso Mesquita
dc.contributor.author.fl_str_mv Carla Ludmila Maia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Política
Documentário
Feminismo
Estética
Mulheres
Documentário (Cinema)
Comunicação
Feminismo
Estética
topic Mulheres
Política
Documentário
Feminismo
Estética
Mulheres
Documentário (Cinema)
Comunicação
Feminismo
Estética
description The thesis addresses some films made by women through descriptive and comparative analyses, seeking to contribute to contemporary Brazilian documentarys critical fortune and resuming some theoretical formulations of feminist thought. The selected films, besides female authors, have in common the encounter with other women before the camera, as instance of invention and research. We part from such generality towards a more specific approach, analysing how each one enacts its relations through different features and strategies. Gender is considered a risk, in both senses of the term: as danger it is what can lead to enclosures, fixed determinations, undermining the production of differences by procedures of identification, as trace, it is what marks and erasure its own definition, evoking the thought about otherness. Thence the need of thinking film with women rather than Womans film: focusing on relational aspects of each work, both regarding the relations between directors and characters and between film and viewer, we aim to indicate not categorizations but distribution spaces created by each work. It is important to bear in mind that Women Studies field is agonistic, it doesnt rest in definitions and certainties, it is in constant dispute. The objective of this thesis is finally observe how films with women take partof this dispute, either by listing vicinities, either by showing impasses, and critically reflect on the aesthetic, ethical and political potentialities that a cinema marked by women's perspectives can bring into action.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09
2019-08-11T05:21:46Z
2019-08-11T05:21:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AB6EQP
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AB6EQP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1835272852390019072