A função do equilíbrio na relação intérprete-compositor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Herivelto Brandino
Orientador(a): Fernando de Oliveira Rocha
Banca de defesa: Felipe de Oliveira Amorim, Rogerio Vasconcelos Barbosa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9FLL6H
Resumo: O presente trabalho procura descrever e discutir a relação intérprete-compositor em diversos aspectos, tendo como principal foco o equilíbrio de interesses dos músicos envolvidos no processo. Através da revisão bibliográfica, foram observadas algumas situações em que intérpretes priorizam as características dos instrumentos, e compositores as características das obras musicais. Isso se dá principalmente pela formação tradicional dos músicos, que prescreve funções específicas para cada um e cria ambientes diferenciados entre a composição e a interpretação. O resultado é a falta de comunicação e coerência no que diz respeito a todo o processo que envolve a criação, execução e recepção da obra. O equilíbrio, portanto, funciona como uma ferramenta para obter o maior potencial de cada músico e levantar discussões com o máximo de reflexão. Servindo como outro meio de aproximação do objeto de estudo, há na última parte a descrição de dois momentos em que o autor vivenciou como intérprete a relação intérprete-compositor, e pôde aplicar e entender melhor a função do equilíbrio neste processo.
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