Alegoria redimida em Walter Benjamin

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Anderson Borges
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8R3HX8
Resumo: Este estudo apresenta o decurso da alegoria na obra benjaminiana circunscrevendo a investigação a três momentos principais: o livro Origem do drama barroco alemão, em que a alegoria é resgatada do esquecimento e, considerando a significativa expressividade do luto (Trauer) e da melancolia na constituição do teatro barroco, ganha um lugar cativo no âmbito estético, bem como, além disso, funciona como representação da história na perspectiva de literatos do século XVII; Rua de mão única, em que Benjamin faz uso de recursos das vanguardas, sobretudo, do surrealismo para construir um amálgama de expressão artística e crítica de cultura, uma obra que pode ser lida como uma alegoria per se; e por último, o olhar sobre as transformações vistas na Paris do século XIX nas Passagens, de forma semelhante àquela investigação a respeito do drama barroco, em que o alegórico aparece como importante elemento constituinte de sua análise, em especial, a partir da poética de Baudelaire. Assim, considerando três momentos fundamentais da empreitada crítica e filosófica benjaminiana, analiso como a alegoria, inicialmente tomada como objeto de estudo, se torna, a certa altura, um significante constituinte de seu procedimento crítico.
id UFMG_a3521bbb1c57098589b7e709c790de14
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-8R3HX8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alegoria redimida em Walter BenjamincríticaalegoriaestéticaAlegoriasBenjamin, Walter, 1892-1940 Passagens Crítica e interpretaçãoMelancolia na literaturaLiteratura barroca História e críticaBenjamin, Walter, 1892-1940 Rua de mão única Crítica e interpretaçãoLiteratura EstéticaCríticaBenjamin, Walter, 1892-1940 Origem do drama barroco alemão Crítica e interpretaçãoEste estudo apresenta o decurso da alegoria na obra benjaminiana circunscrevendo a investigação a três momentos principais: o livro Origem do drama barroco alemão, em que a alegoria é resgatada do esquecimento e, considerando a significativa expressividade do luto (Trauer) e da melancolia na constituição do teatro barroco, ganha um lugar cativo no âmbito estético, bem como, além disso, funciona como representação da história na perspectiva de literatos do século XVII; Rua de mão única, em que Benjamin faz uso de recursos das vanguardas, sobretudo, do surrealismo para construir um amálgama de expressão artística e crítica de cultura, uma obra que pode ser lida como uma alegoria per se; e por último, o olhar sobre as transformações vistas na Paris do século XIX nas Passagens, de forma semelhante àquela investigação a respeito do drama barroco, em que o alegórico aparece como importante elemento constituinte de sua análise, em especial, a partir da poética de Baudelaire. Assim, considerando três momentos fundamentais da empreitada crítica e filosófica benjaminiana, analiso como a alegoria, inicialmente tomada como objeto de estudo, se torna, a certa altura, um significante constituinte de seu procedimento crítico.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGElcio Loureiro CornelsenGraciela Ines Ravetti de GomezMárcio Orlando Seligmann SilvaAnderson Borges2019-08-13T09:08:17Z2019-08-13T09:08:17Z2012-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-8R3HX8info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-15T01:16:30Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-8R3HX8Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-15T01:16:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alegoria redimida em Walter Benjamin
title Alegoria redimida em Walter Benjamin
spellingShingle Alegoria redimida em Walter Benjamin
Anderson Borges
crítica
alegoria
estética
Alegorias
Benjamin, Walter, 1892-1940 Passagens Crítica e interpretação
Melancolia na literatura
Literatura barroca História e crítica
Benjamin, Walter, 1892-1940 Rua de mão única Crítica e interpretação
Literatura Estética
Crítica
Benjamin, Walter, 1892-1940 Origem do drama barroco alemão Crítica e interpretação
title_short Alegoria redimida em Walter Benjamin
title_full Alegoria redimida em Walter Benjamin
title_fullStr Alegoria redimida em Walter Benjamin
title_full_unstemmed Alegoria redimida em Walter Benjamin
title_sort Alegoria redimida em Walter Benjamin
author Anderson Borges
author_facet Anderson Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Elcio Loureiro Cornelsen
Graciela Ines Ravetti de Gomez
Márcio Orlando Seligmann Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Anderson Borges
dc.subject.por.fl_str_mv crítica
alegoria
estética
Alegorias
Benjamin, Walter, 1892-1940 Passagens Crítica e interpretação
Melancolia na literatura
Literatura barroca História e crítica
Benjamin, Walter, 1892-1940 Rua de mão única Crítica e interpretação
Literatura Estética
Crítica
Benjamin, Walter, 1892-1940 Origem do drama barroco alemão Crítica e interpretação
topic crítica
alegoria
estética
Alegorias
Benjamin, Walter, 1892-1940 Passagens Crítica e interpretação
Melancolia na literatura
Literatura barroca História e crítica
Benjamin, Walter, 1892-1940 Rua de mão única Crítica e interpretação
Literatura Estética
Crítica
Benjamin, Walter, 1892-1940 Origem do drama barroco alemão Crítica e interpretação
description Este estudo apresenta o decurso da alegoria na obra benjaminiana circunscrevendo a investigação a três momentos principais: o livro Origem do drama barroco alemão, em que a alegoria é resgatada do esquecimento e, considerando a significativa expressividade do luto (Trauer) e da melancolia na constituição do teatro barroco, ganha um lugar cativo no âmbito estético, bem como, além disso, funciona como representação da história na perspectiva de literatos do século XVII; Rua de mão única, em que Benjamin faz uso de recursos das vanguardas, sobretudo, do surrealismo para construir um amálgama de expressão artística e crítica de cultura, uma obra que pode ser lida como uma alegoria per se; e por último, o olhar sobre as transformações vistas na Paris do século XIX nas Passagens, de forma semelhante àquela investigação a respeito do drama barroco, em que o alegórico aparece como importante elemento constituinte de sua análise, em especial, a partir da poética de Baudelaire. Assim, considerando três momentos fundamentais da empreitada crítica e filosófica benjaminiana, analiso como a alegoria, inicialmente tomada como objeto de estudo, se torna, a certa altura, um significante constituinte de seu procedimento crítico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-31
2019-08-13T09:08:17Z
2019-08-13T09:08:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8R3HX8
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8R3HX8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1835272779042127872