Detalhes bibliográficos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de acesso: Não Informado pela instituição
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
id UFMG_a3521bbb1c57098589b7e709c790de14
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-8R3HX8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Elcio Loureiro CornelsenGraciela Ines Ravetti de GomezMárcio Orlando Seligmann SilvaAnderson Borges2019-08-13T09:08:17Z2019-08-13T09:08:17Z2012-01-31http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8R3HX8Este estudo apresenta o decurso da alegoria na obra benjaminiana circunscrevendo a investigação a três momentos principais: o livro Origem do drama barroco alemão, em que a alegoria é resgatada do esquecimento e, considerando a significativa expressividade do luto (Trauer) e da melancolia na constituição do teatro barroco, ganha um lugar cativo no âmbito estético, bem como, além disso, funciona como representação da história na perspectiva de literatos do século XVII; Rua de mão única, em que Benjamin faz uso de recursos das vanguardas, sobretudo, do surrealismo para construir um amálgama de expressão artística e crítica de cultura, uma obra que pode ser lida como uma alegoria per se; e por último, o olhar sobre as transformações vistas na Paris do século XIX nas Passagens, de forma semelhante àquela investigação a respeito do drama barroco, em que o alegórico aparece como importante elemento constituinte de sua análise, em especial, a partir da poética de Baudelaire. Assim, considerando três momentos fundamentais da empreitada crítica e filosófica benjaminiana, analiso como a alegoria, inicialmente tomada como objeto de estudo, se torna, a certa altura, um significante constituinte de seu procedimento crítico.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlegoriasBenjamin, Walter, 1892-1940 Passagens Crítica e interpretaçãoMelancolia na literaturaLiteratura barroca História e críticaBenjamin, Walter, 1892-1940 Rua de mão única Crítica e interpretaçãoLiteratura EstéticaCríticaBenjamin, Walter, 1892-1940 Origem do drama barroco alemão Crítica e interpretaçãocríticaalegoriaestéticaAlegoria redimida em Walter Benjamininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_em_pdf.pdfapplication/pdf1828841https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-8R3HX8/1/disserta__o_em_pdf.pdfe64f5f3cd056e76d8926ee31eaaa593bMD51TEXTdisserta__o_em_pdf.pdf.txtdisserta__o_em_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain573498https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-8R3HX8/2/disserta__o_em_pdf.pdf.txt701943db4c94d554fd235a37a9accc7dMD521843/ECAP-8R3HX82019-11-14 22:16:30.627oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-8R3HX8Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:16:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548478000791552