Melancolia e crítica em Carlos Drummond de Andrade
Ano de defesa: | 2009 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7S3PTN |
Resumo: | Este trabalho aborda a temática da melancolia e a questão da negatividade atribuídas à poesia de Carlos Drummond de Andrade. Tais tópicos orientam o estudo das relações estabelecidas entre o poeta - sua prática artístico-intelectual - e o mundo moderno. A partir das reflexões de Sigmund Freud e Walter Benjamin, o conceito de melancolia é retomado como elemento instaurador de uma dimensão crítica na poesia de Drummond. Assim, a melancolia e a negatividade são tratadas como operadores textuais que instituem um campo de forças entre a forma artística e o processo histórico. Nessa perspectiva, cabe explicitar que a lírica drummondiana configura-se como uma arte crítica e emancipatória, capaz de criar uma tensão relativa à própria noção de modernidade sobre a qual se fundamenta. |
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Melancolia e crítica em Carlos Drummond de AndradecríticamelancoliaDrummondMelancolia na literaturaModernismo (Literatura)Negatividade (Filosofia)ModernidadeAndrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 Crítica e interpretaçãoLiteraturaEste trabalho aborda a temática da melancolia e a questão da negatividade atribuídas à poesia de Carlos Drummond de Andrade. Tais tópicos orientam o estudo das relações estabelecidas entre o poeta - sua prática artístico-intelectual - e o mundo moderno. A partir das reflexões de Sigmund Freud e Walter Benjamin, o conceito de melancolia é retomado como elemento instaurador de uma dimensão crítica na poesia de Drummond. Assim, a melancolia e a negatividade são tratadas como operadores textuais que instituem um campo de forças entre a forma artística e o processo histórico. Nessa perspectiva, cabe explicitar que a lírica drummondiana configura-se como uma arte crítica e emancipatória, capaz de criar uma tensão relativa à própria noção de modernidade sobre a qual se fundamenta.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGReinaldo Martiniano MarquesAudemaro Taranto GoulartWander Melo MirandaBetina BischofViviane Madureira Zica Vasconcellos2019-08-11T08:00:03Z2019-08-11T08:00:03Z2009-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-7S3PTNinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T09:03:08Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7S3PTNRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T09:03:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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