Problemas de performance em improvisação dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction®

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Guilherme Peluci de Castro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3NM24
Resumo: This paper proposes to address the most significant performance problems within the field of directed improvisation. Focusing mainly on the two main methods of this practice, Soundpainting and Conduction®, the dissertation consists of four chapters. The first two describe the historical context and the basic structure of the organization and functioning of each of the methods by addressing their communication systems, and practical aspects. On the third and fourth chapters it presents a comparison of both from the perspective of compositional logic against the reasoning of the improvisation group, followed by an observation and analysis of performance problems that occur in the methods here addressed, by interviews with practitioners of Soundpainting and Conduction® and empirical experiences with students of UFMG.
id UFMG_a556d87d1060adb3651ed30fd2ae2219
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A3NM24
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Problemas de performance em improvisação dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction®SoundpaintingImprovisação dirigidaComposição em tempo realConduction®MúsicaPerformanceMusicaPerformance musical  Improvisação (Musica) Composição (Musica)This paper proposes to address the most significant performance problems within the field of directed improvisation. Focusing mainly on the two main methods of this practice, Soundpainting and Conduction®, the dissertation consists of four chapters. The first two describe the historical context and the basic structure of the organization and functioning of each of the methods by addressing their communication systems, and practical aspects. On the third and fourth chapters it presents a comparison of both from the perspective of compositional logic against the reasoning of the improvisation group, followed by an observation and analysis of performance problems that occur in the methods here addressed, by interviews with practitioners of Soundpainting and Conduction® and empirical experiences with students of UFMG.O presente trabalho propõe abordar os problemas mais significativos de performance dentro do campo da improvisação dirigida. Tendo como foco principal os dois principais métodos desta prática, o Soundpainting e o Conduction®, a dissertação é composta de quatro capítulos. Os dois primeiros descrevem o contexto histórico e a estrutura básica de organização e funcionamento de cada um dos métodos, abordando seus sistemas de comunicação, e aspectos práticos. Apresenta-se no terceiro e quarto capítulos, uma comparação de ambos sob a ótica da lógica composicional contra o raciocínio da improvisação em grupo, seguida de uma constatação e análise dos problemas de performance que ocorrem nos métodos de improvisação dirigida aqui abordados, fruto de entrevistas com praticantes de Soundpainting e Conduction® e experiências empíricas com alunos da UFMG.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGJoao Pedro Paiva de OliveiraMarco Antonio Farias ScarassattiClifford Hill KormanGuilherme Peluci de Castro2019-08-14T19:06:33Z2019-08-14T19:06:33Z2015-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3NM24info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T19:41:46Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-A3NM24Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T19:41:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemas de performance em improvisação dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction®
title Problemas de performance em improvisação dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction®
spellingShingle Problemas de performance em improvisação dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction®
Guilherme Peluci de Castro
Soundpainting
Improvisação dirigida
Composição em tempo real
Conduction®
Música
Performance
Musica
Performance musical  
Improvisação (Musica) 
Composição (Musica)
title_short Problemas de performance em improvisação dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction®
title_full Problemas de performance em improvisação dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction®
title_fullStr Problemas de performance em improvisação dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction®
title_full_unstemmed Problemas de performance em improvisação dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction®
title_sort Problemas de performance em improvisação dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction®
author Guilherme Peluci de Castro
author_facet Guilherme Peluci de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Joao Pedro Paiva de Oliveira
Marco Antonio Farias Scarassatti
Clifford Hill Korman
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilherme Peluci de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Soundpainting
Improvisação dirigida
Composição em tempo real
Conduction®
Música
Performance
Musica
Performance musical  
Improvisação (Musica) 
Composição (Musica)
topic Soundpainting
Improvisação dirigida
Composição em tempo real
Conduction®
Música
Performance
Musica
Performance musical  
Improvisação (Musica) 
Composição (Musica)
description This paper proposes to address the most significant performance problems within the field of directed improvisation. Focusing mainly on the two main methods of this practice, Soundpainting and Conduction®, the dissertation consists of four chapters. The first two describe the historical context and the basic structure of the organization and functioning of each of the methods by addressing their communication systems, and practical aspects. On the third and fourth chapters it presents a comparison of both from the perspective of compositional logic against the reasoning of the improvisation group, followed by an observation and analysis of performance problems that occur in the methods here addressed, by interviews with practitioners of Soundpainting and Conduction® and empirical experiences with students of UFMG.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-14
2019-08-14T19:06:33Z
2019-08-14T19:06:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3NM24
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-A3NM24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816830016095256576