Historietas de Villa-Lobos: análise e interpretação
Ano de defesa: | 2017 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ARZMFV |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre a obra Historietas de Heitor Villa-Lobos. A coleção de seis canções para canto e piano foi composta em 1920, sobre os poemas de Ribeiro Couto, Ronald de Carvalho, Manuel Bandeira e Albert Samain. A primeira parte do trabalho expõe as peculiaridades e curiosidades da obra, incluindo uma discussão sobre as fases composicionais de Heitor Villa-Lobos e a sua participação na Semana de Arte Moderna. O objetivo principal desta dissertação é aliar uma reflexão histórica e musicológica à interpretação musical desta obra ainda pouco explorada pelos músicos. Por meio de análises pretende-se identificar um estilo predominante nas canções para sugerir uma interpretação que seja coerente com os contextos históricos, com a relação texto-música e com uma possível sonoridade pretendida pelo compositor. A análise estilística das canções foi realizada com base no estudo dos parâmetros musicais (som, harmonia, melodia e ritmo) segundo metodologia desenvolvida por Jan LaRue. Apresentam-se ainda, nesta pesquisa, traços biográficos dos poetas e considerações sobre seus poemas. E, por fim, as sugestões interpretativas apontam caminhos de uma possível execução para as desafiadoras Historietas. |
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Margarida Maria BorghoffCecilia Nazare de LimaLuciana Monteiro de Castro Silva DutraAdriano Lopes Sobrinho2019-08-14T12:22:08Z2019-08-14T12:22:08Z2017-07-06http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ARZMFVEste trabalho apresenta um estudo sobre a obra Historietas de Heitor Villa-Lobos. A coleção de seis canções para canto e piano foi composta em 1920, sobre os poemas de Ribeiro Couto, Ronald de Carvalho, Manuel Bandeira e Albert Samain. A primeira parte do trabalho expõe as peculiaridades e curiosidades da obra, incluindo uma discussão sobre as fases composicionais de Heitor Villa-Lobos e a sua participação na Semana de Arte Moderna. O objetivo principal desta dissertação é aliar uma reflexão histórica e musicológica à interpretação musical desta obra ainda pouco explorada pelos músicos. Por meio de análises pretende-se identificar um estilo predominante nas canções para sugerir uma interpretação que seja coerente com os contextos históricos, com a relação texto-música e com uma possível sonoridade pretendida pelo compositor. A análise estilística das canções foi realizada com base no estudo dos parâmetros musicais (som, harmonia, melodia e ritmo) segundo metodologia desenvolvida por Jan LaRue. Apresentam-se ainda, nesta pesquisa, traços biográficos dos poetas e considerações sobre seus poemas. E, por fim, as sugestões interpretativas apontam caminhos de uma possível execução para as desafiadoras Historietas.This paper is a study about Historietas by Heitor Villa-Lobos. A six-song collection for piano and voice composed in 1920 about poems by Ribeiro Couto, Ronald de Carvalho, Manuel Bandeira, and Albert Samain. The first part of this paper reports on the peculiarities and spectacles of Villa-Lobos' work, including a discussion about his composing phases and his participation in Semana de Arte Moderna. The main objective of this paper is to join a historical and musicological reflection to the musical interpretation of his work, yet to be explored by musicians. Through several analyses, it, is intended to identify a predominant style in the songs, to propose an interpretation that is coherent historically as well as the music-lyrics connection, and the possible sound intended by the composer. A stylistic analysis of the song has been made based on a musical parameters study (sound, harmony, melody and rhythm), in accordance with Jan LaRue's methodology. Also, in this research, it is shown the poets' biographical features, as well as considerations about their poems. At last, the interpretative suggestions point out a way to a possible execution for the challenging Historietas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959Performance musicalMusicaInterpretação musicalMusica de CamaraAnálise musicalInterpretaçãoCanção de câmara brasileiraHistorietasVilla-LobosHistorietas de Villa-Lobos: análise e interpretaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlopes_sobrinho__adriano._historietas_de_villa_lobos_an_lise_e__interpreta__o.pdfapplication/pdf8302510https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ARZMFV/1/lopes_sobrinho__adriano._historietas_de_villa_lobos_an_lise_e__interpreta__o.pdfed0d6918538da552c8852487de976776MD51TEXTlopes_sobrinho__adriano._historietas_de_villa_lobos_an_lise_e__interpreta__o.pdf.txtlopes_sobrinho__adriano._historietas_de_villa_lobos_an_lise_e__interpreta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain216351https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-ARZMFV/2/lopes_sobrinho__adriano._historietas_de_villa_lobos_an_lise_e__interpreta__o.pdf.txt168f11e6d1a0e5d9d05826768081a6bcMD521843/AAGS-ARZMFV2019-11-14 15:03:58.654oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-ARZMFVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:03:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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