Passagens: imagem e história em Walter Benjamin

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1996
Autor(a) principal: Imaculada Maria Guimaraes Kangussu
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9RPHT4
Resumo: É nosso propósito mostrar, através da leitura da obra das Passagens, o lugar privilegiado que as imagens ocupam no pensamento de Walter Benjamin, sobretudo quando o filósofo se propõe a investigar a história do século XIX, para desvendar a racionalidade dominante no século XX. Seguimos o percurso do aurtor: partimos da fetichização das mercadorias, conforme o conceito marxista; observamos como essesfetiches são alegorias, "imagens de sonhos"; e apresentamos a passagem hermenêutica que transforma tais imagens de sonho em imagens dialéticas.
id UFMG_b92710b26ffd5be7c7e20f59213bcfac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9RPHT4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Passagens: imagem e história em Walter BenjaminFilosofiaBenjamin, Walter, 1892-1940 Passagens Crítica e interpretaçãoEsteticaArtesFilosofiaÉ nosso propósito mostrar, através da leitura da obra das Passagens, o lugar privilegiado que as imagens ocupam no pensamento de Walter Benjamin, sobretudo quando o filósofo se propõe a investigar a história do século XIX, para desvendar a racionalidade dominante no século XX. Seguimos o percurso do aurtor: partimos da fetichização das mercadorias, conforme o conceito marxista; observamos como essesfetiches são alegorias, "imagens de sonhos"; e apresentamos a passagem hermenêutica que transforma tais imagens de sonho em imagens dialéticas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRodrigo Antonio de Paiva DuarteJeanne Marie GagnebinGeorg OtteImaculada Maria Guimaraes Kangussu2019-08-12T00:40:53Z2019-08-12T00:40:53Z1996-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9RPHT4info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T11:41:51Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9RPHT4Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T11:41:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Passagens: imagem e história em Walter Benjamin
title Passagens: imagem e história em Walter Benjamin
spellingShingle Passagens: imagem e história em Walter Benjamin
Imaculada Maria Guimaraes Kangussu
Filosofia
Benjamin, Walter, 1892-1940 Passagens Crítica e interpretação
Estetica
Artes
Filosofia
title_short Passagens: imagem e história em Walter Benjamin
title_full Passagens: imagem e história em Walter Benjamin
title_fullStr Passagens: imagem e história em Walter Benjamin
title_full_unstemmed Passagens: imagem e história em Walter Benjamin
title_sort Passagens: imagem e história em Walter Benjamin
author Imaculada Maria Guimaraes Kangussu
author_facet Imaculada Maria Guimaraes Kangussu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
Jeanne Marie Gagnebin
Georg Otte
dc.contributor.author.fl_str_mv Imaculada Maria Guimaraes Kangussu
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Benjamin, Walter, 1892-1940 Passagens Crítica e interpretação
Estetica
Artes
Filosofia
topic Filosofia
Benjamin, Walter, 1892-1940 Passagens Crítica e interpretação
Estetica
Artes
Filosofia
description É nosso propósito mostrar, através da leitura da obra das Passagens, o lugar privilegiado que as imagens ocupam no pensamento de Walter Benjamin, sobretudo quando o filósofo se propõe a investigar a história do século XIX, para desvendar a racionalidade dominante no século XX. Seguimos o percurso do aurtor: partimos da fetichização das mercadorias, conforme o conceito marxista; observamos como essesfetiches são alegorias, "imagens de sonhos"; e apresentamos a passagem hermenêutica que transforma tais imagens de sonho em imagens dialéticas.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-09-27
2019-08-12T00:40:53Z
2019-08-12T00:40:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9RPHT4
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9RPHT4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1835273038282620928