A expressão do inexprimível na arte : sobre o conceito de teor de verdade no pensamento de Theodor W. Adorno
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA Programa de Pós-Graduação em Filosofia UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/50816 |
Resumo: | A presente tese defende a dialética entre verdade e expressão como o fio condutor mais consistente para interpretar a estética de Theodor W. Adorno (1903-1969). Para tanto, examinamos, no primeiro capítulo, o diagnóstico elaborado pela Dialética do esclarecimento sobre a situação da arte no mundo administrado, no qual analisamos a reificação do pensar pela razão instrumental, que resulta na integração funcional do indivíduo ao mundo administrado e no conformismo. Vimos que a indústria cultural cumpre um papel fundamental nessa adaptação e, por isso, optamos por analisar as ideias de manipulação retroativa, esquematismo, domesticação do estilo, perda da função do trágico e fetichismo da mercadoria. Em seguida, destacamos o diagnóstico traçado pela Teoria estética sobre a situação da arte na contemporaneidade, que contempla o tema da indústria cultural, o problema da desartificação da arte, da questão do fim da arte e da relação arte e sociedade. Vimos, ainda, a crítica à razão instrumental e a apresentação de uma racionalidade crítica, a racionalidade estética, bem como uma reflexão sobre o conceito de belo natural e o conceito de experiência. O passo seguinte foi de explicar como a dialética entre verdade e expressão das obras de arte é fio condutor mais adequado para interpretar a estética adorniana, pois é nesta tensão que se constitui uma importante forma de resistência à integração funcional ao mundo administrado. A expressão do teor de verdade da obra de arte tornaria possível resistir aos encantos do mundo administrado. Por último, analisamos no capítulo final os desdobramentos da dialética entre expressão e verdade no campo da crítica literária elaborada por Adorno. |
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A expressão do inexprimível na arte : sobre o conceito de teor de verdade no pensamento de Theodor W. AdornoExpressãoVerdadeTheodor AdornoFilosofia - TesesArte - TesesEstética - TesesAdorno, Theodor W.,1903-1969A presente tese defende a dialética entre verdade e expressão como o fio condutor mais consistente para interpretar a estética de Theodor W. Adorno (1903-1969). Para tanto, examinamos, no primeiro capítulo, o diagnóstico elaborado pela Dialética do esclarecimento sobre a situação da arte no mundo administrado, no qual analisamos a reificação do pensar pela razão instrumental, que resulta na integração funcional do indivíduo ao mundo administrado e no conformismo. Vimos que a indústria cultural cumpre um papel fundamental nessa adaptação e, por isso, optamos por analisar as ideias de manipulação retroativa, esquematismo, domesticação do estilo, perda da função do trágico e fetichismo da mercadoria. Em seguida, destacamos o diagnóstico traçado pela Teoria estética sobre a situação da arte na contemporaneidade, que contempla o tema da indústria cultural, o problema da desartificação da arte, da questão do fim da arte e da relação arte e sociedade. Vimos, ainda, a crítica à razão instrumental e a apresentação de uma racionalidade crítica, a racionalidade estética, bem como uma reflexão sobre o conceito de belo natural e o conceito de experiência. O passo seguinte foi de explicar como a dialética entre verdade e expressão das obras de arte é fio condutor mais adequado para interpretar a estética adorniana, pois é nesta tensão que se constitui uma importante forma de resistência à integração funcional ao mundo administrado. A expressão do teor de verdade da obra de arte tornaria possível resistir aos encantos do mundo administrado. Por último, analisamos no capítulo final os desdobramentos da dialética entre expressão e verdade no campo da crítica literária elaborada por Adorno.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIAPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFMGVerlaine Freitashttp://lattes.cnpq.br/8054342158614782Bruno PucciDouglas Garcia Alves JuniorRodrigo Antonio de Paiva DuarteDaniel Oliveira PucciarelliBruno Luciano de Paiva Silva2023-03-12T12:56:19Z2023-03-12T12:56:19Z2022-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/50816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-03-12T12:56:20Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/50816Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-03-12T12:56:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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