A expressão do inexprimível na arte : sobre o conceito de teor de verdade no pensamento de Theodor W. Adorno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Bruno Luciano de Paiva Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/50816
Resumo: A presente tese defende a dialética entre verdade e expressão como o fio condutor mais consistente para interpretar a estética de Theodor W. Adorno (1903-1969). Para tanto, examinamos, no primeiro capítulo, o diagnóstico elaborado pela Dialética do esclarecimento sobre a situação da arte no mundo administrado, no qual analisamos a reificação do pensar pela razão instrumental, que resulta na integração funcional do indivíduo ao mundo administrado e no conformismo. Vimos que a indústria cultural cumpre um papel fundamental nessa adaptação e, por isso, optamos por analisar as ideias de manipulação retroativa, esquematismo, domesticação do estilo, perda da função do trágico e fetichismo da mercadoria. Em seguida, destacamos o diagnóstico traçado pela Teoria estética sobre a situação da arte na contemporaneidade, que contempla o tema da indústria cultural, o problema da desartificação da arte, da questão do fim da arte e da relação arte e sociedade. Vimos, ainda, a crítica à razão instrumental e a apresentação de uma racionalidade crítica, a racionalidade estética, bem como uma reflexão sobre o conceito de belo natural e o conceito de experiência. O passo seguinte foi de explicar como a dialética entre verdade e expressão das obras de arte é fio condutor mais adequado para interpretar a estética adorniana, pois é nesta tensão que se constitui uma importante forma de resistência à integração funcional ao mundo administrado. A expressão do teor de verdade da obra de arte tornaria possível resistir aos encantos do mundo administrado. Por último, analisamos no capítulo final os desdobramentos da dialética entre expressão e verdade no campo da crítica literária elaborada por Adorno.
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