Regressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Th. Adorno
Ano de defesa: | 2009 |
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Autor(a) principal: | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-88TLR6 |
Resumo: | O intuito de nosso trabalho foi compreender como a regressão auditiva, pensada por Adorno, dificulta a assimilação pelo indivíduo de um conhecimento sobre a realidade a partir da música. Iniciamos com uma investigação sobre a origem psicanalítica do conceito de regressão e com o estabelecimento de semelhanças e distinções entre essa acepção e o seu correlato filosófico, elaborado inicialmente por Adorno no Fetichismo da música e regressão da audição. No capítulo adiante, fizemos uma análise do potencial extremamente regressivo da proposta estética de Stravinsky a partir dos apontamentos do filósofo na Filosofia da nova música. O último capítulo busca evidenciar como a música de Schönberg se constitui em um singular veículo de conhecimento e tem a sua recepção obstruída perante a tendência degenerativa estimulada pela sonoridade de Stravinsky. |
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Verlaine FreitasRodrigo Antonio de Paiva DuarteDouglas Garcia Alves JúniorFelicio Ramalho Ribeiro2019-08-12T18:25:57Z2019-08-12T18:25:57Z2009-06-29http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-88TLR6O intuito de nosso trabalho foi compreender como a regressão auditiva, pensada por Adorno, dificulta a assimilação pelo indivíduo de um conhecimento sobre a realidade a partir da música. Iniciamos com uma investigação sobre a origem psicanalítica do conceito de regressão e com o estabelecimento de semelhanças e distinções entre essa acepção e o seu correlato filosófico, elaborado inicialmente por Adorno no Fetichismo da música e regressão da audição. No capítulo adiante, fizemos uma análise do potencial extremamente regressivo da proposta estética de Stravinsky a partir dos apontamentos do filósofo na Filosofia da nova música. O último capítulo busca evidenciar como a música de Schönberg se constitui em um singular veículo de conhecimento e tem a sua recepção obstruída perante a tendência degenerativa estimulada pela sonoridade de Stravinsky.The aim of our study was to understand how the regression of listening, thought by Adorno, prevents the assimilation by the individual of a knowledge regarding reality from music. We start by investigating the psychoanalytic origin of the concept of regression and the establishment of similarities and distinctions between this concept and its philosophical correlate, initially prepared by Adorno in the On the fetish character in music and the regression of listening. In the section forward, we analyze the extremely regressive potential of the Stravinsky´s aesthetic proposal from the notes of the philosopher in the Philosophy of new music. The final chapter seeks to highlight how the music of Schönberg is built itself as a distinct vehicle of knowledge and how its reception is blocked before the degenerative trend stimulated by Stravinsky.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicanáliseMusicaEsteticaFilosofiaAdorno, Theodor W, 1903-1969DialeticaAdornomúsicaregressão auditivafilosofiaRegressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Th. Adornoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_felicio.pdfapplication/pdf855605https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ARBZ-88TLR6/1/dissertacao_felicio.pdf60fdd8045f63f63ddce8cfef7b35dae9MD51TEXTdissertacao_felicio.pdf.txtdissertacao_felicio.pdf.txtExtracted texttext/plain405120https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ARBZ-88TLR6/2/dissertacao_felicio.pdf.txt2314ee9a59006509f66e30f37e3f0009MD521843/ARBZ-88TLR62019-11-14 19:15:12.203oai:repositorio.ufmg.br:1843/ARBZ-88TLR6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:15:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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