Regressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Th. Adorno
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-88TLR6 |
Resumo: | The aim of our study was to understand how the regression of listening, thought by Adorno, prevents the assimilation by the individual of a knowledge regarding reality from music. We start by investigating the psychoanalytic origin of the concept of regression and the establishment of similarities and distinctions between this concept and its philosophical correlate, initially prepared by Adorno in the On the fetish character in music and the regression of listening. In the section forward, we analyze the extremely regressive potential of the Stravinsky´s aesthetic proposal from the notes of the philosopher in the Philosophy of new music. The final chapter seeks to highlight how the music of Schönberg is built itself as a distinct vehicle of knowledge and how its reception is blocked before the degenerative trend stimulated by Stravinsky. |
id |
UFMG_d1b4daf36d19bd2f12b012ccfc1b1b13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ARBZ-88TLR6 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Regressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Th. AdornoAdornomúsicaregressão auditivafilosofiaPsicanáliseMusicaEsteticaFilosofiaAdorno, Theodor W, 1903-1969DialeticaThe aim of our study was to understand how the regression of listening, thought by Adorno, prevents the assimilation by the individual of a knowledge regarding reality from music. We start by investigating the psychoanalytic origin of the concept of regression and the establishment of similarities and distinctions between this concept and its philosophical correlate, initially prepared by Adorno in the On the fetish character in music and the regression of listening. In the section forward, we analyze the extremely regressive potential of the Stravinsky´s aesthetic proposal from the notes of the philosopher in the Philosophy of new music. The final chapter seeks to highlight how the music of Schönberg is built itself as a distinct vehicle of knowledge and how its reception is blocked before the degenerative trend stimulated by Stravinsky.O intuito de nosso trabalho foi compreender como a regressão auditiva, pensada por Adorno, dificulta a assimilação pelo indivíduo de um conhecimento sobre a realidade a partir da música. Iniciamos com uma investigação sobre a origem psicanalítica do conceito de regressão e com o estabelecimento de semelhanças e distinções entre essa acepção e o seu correlato filosófico, elaborado inicialmente por Adorno no Fetichismo da música e regressão da audição. No capítulo adiante, fizemos uma análise do potencial extremamente regressivo da proposta estética de Stravinsky a partir dos apontamentos do filósofo na Filosofia da nova música. O último capítulo busca evidenciar como a música de Schönberg se constitui em um singular veículo de conhecimento e tem a sua recepção obstruída perante a tendência degenerativa estimulada pela sonoridade de Stravinsky.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVerlaine FreitasRodrigo Antonio de Paiva DuarteDouglas Garcia Alves JúniorFelicio Ramalho Ribeiro2019-08-12T18:25:57Z2019-08-12T18:25:57Z2009-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/ARBZ-88TLR6info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T22:15:12Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/ARBZ-88TLR6Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T22:15:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Regressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Th. Adorno |
title |
Regressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Th. Adorno |
spellingShingle |
Regressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Th. Adorno Felicio Ramalho Ribeiro Adorno música regressão auditiva filosofia Psicanálise Musica Estetica Filosofia Adorno, Theodor W, 1903-1969 Dialetica |
title_short |
Regressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Th. Adorno |
title_full |
Regressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Th. Adorno |
title_fullStr |
Regressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Th. Adorno |
title_full_unstemmed |
Regressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Th. Adorno |
title_sort |
Regressão auditiva: o impedimento da música como conhecimento em Th. Adorno |
author |
Felicio Ramalho Ribeiro |
author_facet |
Felicio Ramalho Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Verlaine Freitas Rodrigo Antonio de Paiva Duarte Douglas Garcia Alves Júnior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felicio Ramalho Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adorno música regressão auditiva filosofia Psicanálise Musica Estetica Filosofia Adorno, Theodor W, 1903-1969 Dialetica |
topic |
Adorno música regressão auditiva filosofia Psicanálise Musica Estetica Filosofia Adorno, Theodor W, 1903-1969 Dialetica |
description |
The aim of our study was to understand how the regression of listening, thought by Adorno, prevents the assimilation by the individual of a knowledge regarding reality from music. We start by investigating the psychoanalytic origin of the concept of regression and the establishment of similarities and distinctions between this concept and its philosophical correlate, initially prepared by Adorno in the On the fetish character in music and the regression of listening. In the section forward, we analyze the extremely regressive potential of the Stravinsky´s aesthetic proposal from the notes of the philosopher in the Philosophy of new music. The final chapter seeks to highlight how the music of Schönberg is built itself as a distinct vehicle of knowledge and how its reception is blocked before the degenerative trend stimulated by Stravinsky. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-29 2019-08-12T18:25:57Z 2019-08-12T18:25:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-88TLR6 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-88TLR6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1835273005662470144 |