Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES Programa de Pós-Graduação em Artes UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/48234 https://orcid.org/0000-0002-9512-8538 |
Resumo: | This master’s thesis is on how Black Art Museum (literal and free translation for “Museu de Arte Negra”), the MAN, has become an idelogic and politic tool for reassuring afrobrazilian identity and aesthetics from the decade 1950 to 1960, just when curatorship as well as art museums blossomed out. The study highlights a contemporary key dicussion for academic studies in order to place properly Black people’s cultural, intelectual and artistic work struggling for space as well as power relations in theoretical, historic and critic studies of art and its reception in museums in Brazilian context. The research shows Abdias Nascimento’s curatorial practice and musem imagination as strategies against black experiences erasures of Brazilian art. It spots his work as a museologist and curator of MAN while modern art is getting autonomous also as a legimator of Brazilian art system. MAN is here seen as the institution which made a socio-historic speech of memory, power and resistance, also as remeaning and denying in art history. |
id |
UFMG_d887cbd5c873b6053b6a2819f17457ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/48234 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte NegraMuseum imagination and quilombo’s curatorship at Museu de Arte NegraMuseus de arteArte afro-brasileiraCuradoriaEstética negraAbdias NascimentoHistória da arte afro-brasileiraMuseu de Arte NegraMuseus de arte - AdministraçãoNegros na arteArte brasileira - HistóriaThis master’s thesis is on how Black Art Museum (literal and free translation for “Museu de Arte Negra”), the MAN, has become an idelogic and politic tool for reassuring afrobrazilian identity and aesthetics from the decade 1950 to 1960, just when curatorship as well as art museums blossomed out. The study highlights a contemporary key dicussion for academic studies in order to place properly Black people’s cultural, intelectual and artistic work struggling for space as well as power relations in theoretical, historic and critic studies of art and its reception in museums in Brazilian context. The research shows Abdias Nascimento’s curatorial practice and musem imagination as strategies against black experiences erasures of Brazilian art. It spots his work as a museologist and curator of MAN while modern art is getting autonomous also as a legimator of Brazilian art system. MAN is here seen as the institution which made a socio-historic speech of memory, power and resistance, also as remeaning and denying in art history.Esta dissertação versa sobre o processo de construção do Museu de Arte Negra, o MAN como ferramenta política e ideológica para afirmação de uma estética e identidade afro-brasileira, entre as décadas de 1950 e 1980, justamente em um período em que se formulava o campo da curadoria e dos museus de arte no país. A investigação traz luz para um debate contemporâneo e fundamental para a atualização dos estudos acadêmicos e para situar adequadamente a importância da produção cultural, intelectual e artística de pessoas negras, na disputa dos espaços e relações de poder, nos estudos sobre teoria, história e crítica de arte e sua recepção nos museus no contexto brasileiro. A pesquisa traz a imaginação museal e a prática curatorial de Abdias Nascimento como estratégias de enfrentamento aos apagamentos das experiências negras na arte brasileira. Lança foco para a sua atuação como museólogo e curador do MAN, em um momento de grande autonomização da arte moderna e de seu agente legitimador no sistema de arte brasileiro. O MAN é compreendido aqui como instituição que produziu um discurso sócio-histórico de memória, poder e resistência, sendo centro produtor de ressignificações e contranarrativas na história da arte.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGMaria Elisa Martins Campos do Amaralhttp://lattes.cnpq.br/4418367597658124Leda Maria MartinsCarolina RuosoLuciara dos Santos RibeiroRodrigo Rafael Gonzaga2022-12-20T12:42:48Z2022-12-20T12:42:48Z2022-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/48234https://orcid.org/0000-0002-9512-8538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-12-20T12:42:49Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/48234Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-12-20T12:42:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra Museum imagination and quilombo’s curatorship at Museu de Arte Negra |
title |
Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra |
spellingShingle |
Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra Rodrigo Rafael Gonzaga Museus de arte Arte afro-brasileira Curadoria Estética negra Abdias Nascimento História da arte afro-brasileira Museu de Arte Negra Museus de arte - Administração Negros na arte Arte brasileira - História |
title_short |
Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra |
title_full |
Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra |
title_fullStr |
Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra |
title_full_unstemmed |
Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra |
title_sort |
Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra |
author |
Rodrigo Rafael Gonzaga |
author_facet |
Rodrigo Rafael Gonzaga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maria Elisa Martins Campos do Amaral http://lattes.cnpq.br/4418367597658124 Leda Maria Martins Carolina Ruoso Luciara dos Santos Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigo Rafael Gonzaga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museus de arte Arte afro-brasileira Curadoria Estética negra Abdias Nascimento História da arte afro-brasileira Museu de Arte Negra Museus de arte - Administração Negros na arte Arte brasileira - História |
topic |
Museus de arte Arte afro-brasileira Curadoria Estética negra Abdias Nascimento História da arte afro-brasileira Museu de Arte Negra Museus de arte - Administração Negros na arte Arte brasileira - História |
description |
This master’s thesis is on how Black Art Museum (literal and free translation for “Museu de Arte Negra”), the MAN, has become an idelogic and politic tool for reassuring afrobrazilian identity and aesthetics from the decade 1950 to 1960, just when curatorship as well as art museums blossomed out. The study highlights a contemporary key dicussion for academic studies in order to place properly Black people’s cultural, intelectual and artistic work struggling for space as well as power relations in theoretical, historic and critic studies of art and its reception in museums in Brazilian context. The research shows Abdias Nascimento’s curatorial practice and musem imagination as strategies against black experiences erasures of Brazilian art. It spots his work as a museologist and curator of MAN while modern art is getting autonomous also as a legimator of Brazilian art system. MAN is here seen as the institution which made a socio-historic speech of memory, power and resistance, also as remeaning and denying in art history. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20T12:42:48Z 2022-12-20T12:42:48Z 2022-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/48234 https://orcid.org/0000-0002-9512-8538 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/48234 https://orcid.org/0000-0002-9512-8538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES Programa de Pós-Graduação em Artes UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES Programa de Pós-Graduação em Artes UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1835273009151082496 |