Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Rodrigo Rafael Gonzaga
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Programa de Pós-Graduação em Artes
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/48234
https://orcid.org/0000-0002-9512-8538
Resumo: This master’s thesis is on how Black Art Museum (literal and free translation for “Museu de Arte Negra”), the MAN, has become an idelogic and politic tool for reassuring afrobrazilian identity and aesthetics from the decade 1950 to 1960, just when curatorship as well as art museums blossomed out. The study highlights a contemporary key dicussion for academic studies in order to place properly Black people’s cultural, intelectual and artistic work struggling for space as well as power relations in theoretical, historic and critic studies of art and its reception in museums in Brazilian context. The research shows Abdias Nascimento’s curatorial practice and musem imagination as strategies against black experiences erasures of Brazilian art. It spots his work as a museologist and curator of MAN while modern art is getting autonomous also as a legimator of Brazilian art system. MAN is here seen as the institution which made a socio-historic speech of memory, power and resistance, also as remeaning and denying in art history.
id UFMG_d887cbd5c873b6053b6a2819f17457ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/48234
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte NegraMuseum imagination and quilombo’s curatorship at Museu de Arte NegraMuseus de arteArte afro-brasileiraCuradoriaEstética negraAbdias NascimentoHistória da arte afro-brasileiraMuseu de Arte NegraMuseus de arte - AdministraçãoNegros na arteArte brasileira - HistóriaThis master’s thesis is on how Black Art Museum (literal and free translation for “Museu de Arte Negra”), the MAN, has become an idelogic and politic tool for reassuring afrobrazilian identity and aesthetics from the decade 1950 to 1960, just when curatorship as well as art museums blossomed out. The study highlights a contemporary key dicussion for academic studies in order to place properly Black people’s cultural, intelectual and artistic work struggling for space as well as power relations in theoretical, historic and critic studies of art and its reception in museums in Brazilian context. The research shows Abdias Nascimento’s curatorial practice and musem imagination as strategies against black experiences erasures of Brazilian art. It spots his work as a museologist and curator of MAN while modern art is getting autonomous also as a legimator of Brazilian art system. MAN is here seen as the institution which made a socio-historic speech of memory, power and resistance, also as remeaning and denying in art history.Esta dissertação versa sobre o processo de construção do Museu de Arte Negra, o MAN como ferramenta política e ideológica para afirmação de uma estética e identidade afro-brasileira, entre as décadas de 1950 e 1980, justamente em um período em que se formulava o campo da curadoria e dos museus de arte no país. A investigação traz luz para um debate contemporâneo e fundamental para a atualização dos estudos acadêmicos e para situar adequadamente a importância da produção cultural, intelectual e artística de pessoas negras, na disputa dos espaços e relações de poder, nos estudos sobre teoria, história e crítica de arte e sua recepção nos museus no contexto brasileiro. A pesquisa traz a imaginação museal e a prática curatorial de Abdias Nascimento como estratégias de enfrentamento aos apagamentos das experiências negras na arte brasileira. Lança foco para a sua atuação como museólogo e curador do MAN, em um momento de grande autonomização da arte moderna e de seu agente legitimador no sistema de arte brasileiro. O MAN é compreendido aqui como instituição que produziu um discurso sócio-histórico de memória, poder e resistência, sendo centro produtor de ressignificações e contranarrativas na história da arte.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGMaria Elisa Martins Campos do Amaralhttp://lattes.cnpq.br/4418367597658124Leda Maria MartinsCarolina RuosoLuciara dos Santos RibeiroRodrigo Rafael Gonzaga2022-12-20T12:42:48Z2022-12-20T12:42:48Z2022-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/48234https://orcid.org/0000-0002-9512-8538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-12-20T12:42:49Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/48234Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-12-20T12:42:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra
Museum imagination and quilombo’s curatorship at Museu de Arte Negra
title Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra
spellingShingle Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra
Rodrigo Rafael Gonzaga
Museus de arte
Arte afro-brasileira
Curadoria
Estética negra
Abdias Nascimento
História da arte afro-brasileira
Museu de Arte Negra
Museus de arte - Administração
Negros na arte
Arte brasileira - História
title_short Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra
title_full Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra
title_fullStr Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra
title_full_unstemmed Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra
title_sort Imaginação museal e prática curatorial: a curadoria quilombista do Museu de Arte Negra
author Rodrigo Rafael Gonzaga
author_facet Rodrigo Rafael Gonzaga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Elisa Martins Campos do Amaral
http://lattes.cnpq.br/4418367597658124
Leda Maria Martins
Carolina Ruoso
Luciara dos Santos Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Rafael Gonzaga
dc.subject.por.fl_str_mv Museus de arte
Arte afro-brasileira
Curadoria
Estética negra
Abdias Nascimento
História da arte afro-brasileira
Museu de Arte Negra
Museus de arte - Administração
Negros na arte
Arte brasileira - História
topic Museus de arte
Arte afro-brasileira
Curadoria
Estética negra
Abdias Nascimento
História da arte afro-brasileira
Museu de Arte Negra
Museus de arte - Administração
Negros na arte
Arte brasileira - História
description This master’s thesis is on how Black Art Museum (literal and free translation for “Museu de Arte Negra”), the MAN, has become an idelogic and politic tool for reassuring afrobrazilian identity and aesthetics from the decade 1950 to 1960, just when curatorship as well as art museums blossomed out. The study highlights a contemporary key dicussion for academic studies in order to place properly Black people’s cultural, intelectual and artistic work struggling for space as well as power relations in theoretical, historic and critic studies of art and its reception in museums in Brazilian context. The research shows Abdias Nascimento’s curatorial practice and musem imagination as strategies against black experiences erasures of Brazilian art. It spots his work as a museologist and curator of MAN while modern art is getting autonomous also as a legimator of Brazilian art system. MAN is here seen as the institution which made a socio-historic speech of memory, power and resistance, also as remeaning and denying in art history.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T12:42:48Z
2022-12-20T12:42:48Z
2022-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/48234
https://orcid.org/0000-0002-9512-8538
url http://hdl.handle.net/1843/48234
https://orcid.org/0000-0002-9512-8538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Programa de Pós-Graduação em Artes
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Programa de Pós-Graduação em Artes
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1835273009151082496