O popular e o erudito em Theodor Adorno: a situação da música no contexto da indústria cultural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Fabiano Leite França
Orientador(a): Giorgia Cecchinato
Banca de defesa: Verlaine Freitas, Ulisses Vaccari
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXG6P
Resumo: O objetivo desta pesquisa é explicitar a identidade e as diferenças daquilo que Theodor W. Adorno (1903-1969) compreende por música popular e por música erudita, a partir da justaposição dialética das duas esferas da música, contemplando as relações que estas esferas estabelecem entre si, bem como as relações que a música popular e a música erudita estabelecem com a sociedade, considerando-se o advento da indústria cultural como a instância mediadora destas relações. Para a realização deste empreendimento, far-se-á necessário, primeiramente, examinar os desdobramentos do conceito de indústria cultural, situando-o na qualidade de pressuposto e fundamento da discussão acerca da música. Em seguida, a proposta é delimitar as diferenças estruturais da música popular e da música erudita na concepção de Adorno, enfatizando a questão da padronização como um fenômeno decorrente do modo de produção capitalista absorvido pela indústria cultural. A análise deste fenômeno permitirá esclarecer e distinguir as características da audição que cada uma das duas esferas da música requer, centralizando-se no conceito de pseudo-individuação como um efeito subjetivo necessário da padronização. Por fim, os conceitos de fetiche da mercadoria e de regressão da audição, em sentido análogo (e respectivamente) aos conceitos de padronização e pseudo-individuação, conduzirá à explicitação da situação da música popular e da música erudita, a partir da análise da sua produção e consumo no contexto da indústria cultural.
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