O corpo como estrangeiridade íntima: o "trabalho sobre si" como território de refazimento nos processos de criação em dança contemporânea
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES Programa de Pós-Graduação em Artes UFMG |
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Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/44087 https://orcid.org/ 0000-0001-5981-2319 |
Resumo: | This research focused on the “mismatches” that contemporary dance mobilizes in the dancer’s process from the perspective of “work on oneself”, elaborated by Jerzy Grotowski. Starting from the hypothesis that the “work on oneself” articulates practices in which the notion of a “itself” is destabilized, we propose a dialogue between this notion and the concept of Unheimlich, by Sigmund Freud, privileging, in this articulation, the opacity of the body, revealing itself as an “intimate foreignness”. Based on this dialogue between the concept of “work on oneself” and this kind of “intimate foreignness” this research investigated the creative processes in contemporary dance through the works Hyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras, by Tuca Pinheiro, and Vestígios, by Marta Soares. |
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O corpo como estrangeiridade íntima: o "trabalho sobre si" como território de refazimento nos processos de criação em dança contemporâneaDança contemporâneaTrabalho sobre siUnheimlichDança moderna - Séc. XX-XXIDançarinosExpressão corporalPsicanálise e arteThis research focused on the “mismatches” that contemporary dance mobilizes in the dancer’s process from the perspective of “work on oneself”, elaborated by Jerzy Grotowski. Starting from the hypothesis that the “work on oneself” articulates practices in which the notion of a “itself” is destabilized, we propose a dialogue between this notion and the concept of Unheimlich, by Sigmund Freud, privileging, in this articulation, the opacity of the body, revealing itself as an “intimate foreignness”. Based on this dialogue between the concept of “work on oneself” and this kind of “intimate foreignness” this research investigated the creative processes in contemporary dance through the works Hyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras, by Tuca Pinheiro, and Vestígios, by Marta Soares.Esta pesquisa teve como foco os desenquadramentos que a dança contemporânea mobiliza no trabalho do dançarino, investigando-os a partir da perspectiva do trabalho sobre si, tal como delineada por Jerzy Grotowski. Partindo da hipótese de que o trabalho sobre si articula práticas em que a própria noção de um “si mesmo” é desestabilizada, apresentou-se aqui uma articulação dessa noção com o conceito de Unheimlich, de Sigmund Freud, privilegiando-se, nessa articulação, a opacidade do corpo a revelar-se como estrangeiridade íntima. A partir desse encadeamento do trabalho sobre si com essa estrangeiridade íntima do sujeito e do corpo, buscou-se tecer relações com os processos criativos em dança contemporânea, direcionando sua investigação, mais detidamente, para os processos criativos de Hyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras, de Tuca Pinheiro, e Vestígios, de Marta Soares.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGCarla Andrea Silva Limahttp://lattes.cnpq.br/9772858312735317Gabriela Córdova ChristófaroAnamaria Fernandes VianaPaula Poltronieri Silva2022-08-09T13:56:51Z2022-08-09T13:56:51Z2021-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/44087https://orcid.org/ 0000-0001-5981-2319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-08-09T13:56:52Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/44087Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-08-09T13:56:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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