O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil Instituto de Linguagens (IL) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://ri.ufmt.br/handle/1/556 |
Resumo: | This work analyzes how the tutorials in cyberspace engender new learning spaces and times and contribute to the production of the contemporary world, with their velocity and movement. In this sense, we understand a tutorial as a technique, as a human dimension. As traditional school produces a certain kind of society (The disciplinary society), the current techniques of distance education (e-learning) and on a radical way, tutorials participate in the production of the society of open and continuous control. Underneath these tuition procedures there are technical objects that operate, in relation to subjects either confinement and discipline (traditional school), or controlled movement (tutorials from cyberspace), specially now with semantic web. We start from the observation of the operation of the machines and subjects to understand the actual human-technique agency. An agency that highlights the characteristics of movement, the filtering procedures and the search for information. |
id |
UFMT_22a8a885b28e91981d503b7b83286b29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/556 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporâneaTutorialCiberespaçoTécnicaWeb semânticaAgenciamentoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESTutorialCyberspaceTechniqueSemantic webAgencyThis work analyzes how the tutorials in cyberspace engender new learning spaces and times and contribute to the production of the contemporary world, with their velocity and movement. In this sense, we understand a tutorial as a technique, as a human dimension. As traditional school produces a certain kind of society (The disciplinary society), the current techniques of distance education (e-learning) and on a radical way, tutorials participate in the production of the society of open and continuous control. Underneath these tuition procedures there are technical objects that operate, in relation to subjects either confinement and discipline (traditional school), or controlled movement (tutorials from cyberspace), specially now with semantic web. We start from the observation of the operation of the machines and subjects to understand the actual human-technique agency. An agency that highlights the characteristics of movement, the filtering procedures and the search for information.Este trabalho analisa como os tutoriais que circulam no ciberespaço engendram novos espaços-tempo de aprendizagem e com isso contribuem para a produção do mundo contemporâneo, com suas características de velocidade e movimento. Para isso, entendemos o tutorial como uma técnica, como uma dimensão da constituição humana. Assim como a escola tradicional produz um determinado tipo de sociedade (a sociedade disciplinar), as atuais técnicas contemporâneas da educação a distância e, de modo mais radical, os tutoriais participam da produção da sociedade de controle aberto e contínuo. Por trás desses modos de ensinar, estão objetos técnicos que operam em sua relação com os sujeitos ora o confinamento e a disciplina (escola tradicional), ora o movimento controlado (tutoriais), especialmente hoje com a chamada web semântica. Nesse sentido, partimos da observação do funcionamento de máquinas e sujeitos para entender o atual agenciamento homem-técnica. Um agenciamento em que se destaca o movimento, os procedimentos de filtragem e busca por informações.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Linguagens (IL)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura ContemporâneaLeite, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/8162237062073092Leite, José Carlos005.636.858-59http://lattes.cnpq.br/8162237062073092Galindo, Dolores Cristina Gomes024.439.794-58http://lattes.cnpq.br/6781116835399339005.636.858-59Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa579.018.721-87http://lattes.cnpq.br/4577467911381799Reis, Luzo Vinicius Pedroso2017-12-15T14:44:30Z2012-10-232017-12-15T14:44:30Z2012-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisREIS, Luzo Vinicius Pedroso. O tutorial do ciberespaço: engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.http://ri.ufmt.br/handle/1/556porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2017-12-16T06:01:04Zoai:localhost:1/556Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2017-12-16T06:01:04Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea |
title |
O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea |
spellingShingle |
O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea Reis, Luzo Vinicius Pedroso Tutorial Ciberespaço Técnica Web semântica Agenciamento CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Tutorial Cyberspace Technique Semantic web Agency |
title_short |
O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea |
title_full |
O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea |
title_fullStr |
O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea |
title_full_unstemmed |
O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea |
title_sort |
O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea |
author |
Reis, Luzo Vinicius Pedroso |
author_facet |
Reis, Luzo Vinicius Pedroso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, José Carlos http://lattes.cnpq.br/8162237062073092 Leite, José Carlos 005.636.858-59 http://lattes.cnpq.br/8162237062073092 Galindo, Dolores Cristina Gomes 024.439.794-58 http://lattes.cnpq.br/6781116835399339 005.636.858-59 Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa 579.018.721-87 http://lattes.cnpq.br/4577467911381799 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Luzo Vinicius Pedroso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutorial Ciberespaço Técnica Web semântica Agenciamento CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Tutorial Cyberspace Technique Semantic web Agency |
topic |
Tutorial Ciberespaço Técnica Web semântica Agenciamento CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Tutorial Cyberspace Technique Semantic web Agency |
description |
This work analyzes how the tutorials in cyberspace engender new learning spaces and times and contribute to the production of the contemporary world, with their velocity and movement. In this sense, we understand a tutorial as a technique, as a human dimension. As traditional school produces a certain kind of society (The disciplinary society), the current techniques of distance education (e-learning) and on a radical way, tutorials participate in the production of the society of open and continuous control. Underneath these tuition procedures there are technical objects that operate, in relation to subjects either confinement and discipline (traditional school), or controlled movement (tutorials from cyberspace), specially now with semantic web. We start from the observation of the operation of the machines and subjects to understand the actual human-technique agency. An agency that highlights the characteristics of movement, the filtering procedures and the search for information. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-16 2017-12-15T14:44:30Z 2017-12-15T14:44:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REIS, Luzo Vinicius Pedroso. O tutorial do ciberespaço: engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012. http://ri.ufmt.br/handle/1/556 |
identifier_str_mv |
REIS, Luzo Vinicius Pedroso. O tutorial do ciberespaço: engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Linguagens (IL) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Linguagens (IL) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648553786638336 |