Poéticas nacionalistas na música brasileira de concerto : proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Vieira, Adinil Carlos da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/2010
Resumo: From the examination of historical data, and paying attention to the different poetic lines of two composers who are part of the framework of Brazilian nationalist composers, Camargo Guarnieri and Cláudio Santoro, try this research highlight the particularities and nuances of Brazilian nationalist music, so that refute the idea of a nationalism with a single and cohesive version. For this, studies on aesthetics, history, and mainly music were used. We also cite some of the major Brazilian composers who were in evidence in the first half of the twentieth century, as well as musical critics, punctuating questions about nationalist ideology in concert music. Considering the trajectories of Cláudio Santoro and Guarnieri, especially the nationalist music developed by them, we found some proposals for development of a national music, and we pay attention to the outcomes of the same. The particularities of these proposals as well as their outcome is thus the focus of this research. Taking into account two works for solo piano, Dansa Negra (Guarnieri) and Dansa Brasileira nº 02 (Santoro), this research found that the endings of the stylistic paths of both Guarnieri and Santoro gradually distance themselves from the main objective of nationalism, that is , to make the composers speak the national musical language as their mother tongue, to reflect the aspirations of a people, and to be assimilated by it.
id UFMT_ec605809362cb2439860e28a8e388fee
oai_identifier_str oai:localhost:1/2010
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Poéticas nacionalistas na música brasileira de concerto : proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio SantoroNacionalismoMúsica de concertoCláudio SantoroCamargo GuarnieriCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESNationalismConcert musicCláudio SantoroCamargo GuarnieriFrom the examination of historical data, and paying attention to the different poetic lines of two composers who are part of the framework of Brazilian nationalist composers, Camargo Guarnieri and Cláudio Santoro, try this research highlight the particularities and nuances of Brazilian nationalist music, so that refute the idea of a nationalism with a single and cohesive version. For this, studies on aesthetics, history, and mainly music were used. We also cite some of the major Brazilian composers who were in evidence in the first half of the twentieth century, as well as musical critics, punctuating questions about nationalist ideology in concert music. Considering the trajectories of Cláudio Santoro and Guarnieri, especially the nationalist music developed by them, we found some proposals for development of a national music, and we pay attention to the outcomes of the same. The particularities of these proposals as well as their outcome is thus the focus of this research. Taking into account two works for solo piano, Dansa Negra (Guarnieri) and Dansa Brasileira nº 02 (Santoro), this research found that the endings of the stylistic paths of both Guarnieri and Santoro gradually distance themselves from the main objective of nationalism, that is , to make the composers speak the national musical language as their mother tongue, to reflect the aspirations of a people, and to be assimilated by it.CAPESPartindo do exame de dados históricos, e atentando para as distintas linhas poéticas de dois compositores que fazem parte do quadro dos compositores nacionalistas brasileiros, Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro, procuramos nesta pesquisa evidenciar as particularidades e nuances da música nacionalista brasileira, de maneira que refute a ideia de um nacionalismo com versão única e coesa. Para tal, foram utilizados estudos sobre estética, história, e principalmente da música. Também citamos alguns dos principais compositores brasileiros que estiveram em evidência na primeira metade do século XX, bem como críticos musicais, pontuando questões sobre a ideologia nacionalista na música de concerto. Considerando as trajetórias de Cláudio Santoro e Guarnieri, especialmente a música nacionalista desenvolvida pelos mesmos, constatamos algumas propostas para elaboração de uma música nacional, e atentamos para os desfechos das mesmas. As particularidades destas propostas bem como seu desfecho é assim o centro desta pesquisa. Tomando para observação duas obras para piano solo, Dansa Negra (Guarnieri) e Dansa Brasileira nº 02 (Santoro), esta pesquisa constatou que os desfechos dos percursos estilísticos tanto de Guarnieri quanto de Santoro distanciamse gradativamente do principal objetivo do nacionalismo, isto é, fazer com que os compositores falassem a linguagem musical nacional como sua língua materna, que refletisse os anseios de um povo, e que fosse assimilável pelo mesmo.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura ContemporâneaPalhares, Taís Helenahttp://lattes.cnpq.br/2765912623076079Palhares, Taís Helena847.262.456-00http://lattes.cnpq.br/2765912623076079Soares, Teresinha Rodrigues Prada058.228.658-10http://lattes.cnpq.br/5500175848640333847.262.456-00Campos, Nilceia da Silveira Protásio058.228.658-10http://lattes.cnpq.br/9035006977831813Vieira, Adinil Carlos da Silva2020-03-13T16:43:00Z2018-02-092020-03-13T16:43:00Z2017-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVIEIRA, Adinil Carlos da Silva. Poéticas nacionalistas na música brasileira de concerto: proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2017.http://ri.ufmt.br/handle/1/2010porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2020-03-18T07:02:16Zoai:localhost:1/2010Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2020-03-18T07:02:16Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Poéticas nacionalistas na música brasileira de concerto : proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro
title Poéticas nacionalistas na música brasileira de concerto : proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro
spellingShingle Poéticas nacionalistas na música brasileira de concerto : proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro
Vieira, Adinil Carlos da Silva
Nacionalismo
Música de concerto
Cláudio Santoro
Camargo Guarnieri
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Nationalism
Concert music
Cláudio Santoro
Camargo Guarnieri
title_short Poéticas nacionalistas na música brasileira de concerto : proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro
title_full Poéticas nacionalistas na música brasileira de concerto : proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro
title_fullStr Poéticas nacionalistas na música brasileira de concerto : proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro
title_full_unstemmed Poéticas nacionalistas na música brasileira de concerto : proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro
title_sort Poéticas nacionalistas na música brasileira de concerto : proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro
author Vieira, Adinil Carlos da Silva
author_facet Vieira, Adinil Carlos da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palhares, Taís Helena
http://lattes.cnpq.br/2765912623076079
Palhares, Taís Helena
847.262.456-00
http://lattes.cnpq.br/2765912623076079
Soares, Teresinha Rodrigues Prada
058.228.658-10
http://lattes.cnpq.br/5500175848640333
847.262.456-00
Campos, Nilceia da Silveira Protásio
058.228.658-10
http://lattes.cnpq.br/9035006977831813
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Adinil Carlos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Nacionalismo
Música de concerto
Cláudio Santoro
Camargo Guarnieri
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Nationalism
Concert music
Cláudio Santoro
Camargo Guarnieri
topic Nacionalismo
Música de concerto
Cláudio Santoro
Camargo Guarnieri
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Nationalism
Concert music
Cláudio Santoro
Camargo Guarnieri
description From the examination of historical data, and paying attention to the different poetic lines of two composers who are part of the framework of Brazilian nationalist composers, Camargo Guarnieri and Cláudio Santoro, try this research highlight the particularities and nuances of Brazilian nationalist music, so that refute the idea of a nationalism with a single and cohesive version. For this, studies on aesthetics, history, and mainly music were used. We also cite some of the major Brazilian composers who were in evidence in the first half of the twentieth century, as well as musical critics, punctuating questions about nationalist ideology in concert music. Considering the trajectories of Cláudio Santoro and Guarnieri, especially the nationalist music developed by them, we found some proposals for development of a national music, and we pay attention to the outcomes of the same. The particularities of these proposals as well as their outcome is thus the focus of this research. Taking into account two works for solo piano, Dansa Negra (Guarnieri) and Dansa Brasileira nº 02 (Santoro), this research found that the endings of the stylistic paths of both Guarnieri and Santoro gradually distance themselves from the main objective of nationalism, that is , to make the composers speak the national musical language as their mother tongue, to reflect the aspirations of a people, and to be assimilated by it.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
2018-02-09
2020-03-13T16:43:00Z
2020-03-13T16:43:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Adinil Carlos da Silva. Poéticas nacionalistas na música brasileira de concerto: proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2017.
http://ri.ufmt.br/handle/1/2010
identifier_str_mv VIEIRA, Adinil Carlos da Silva. Poéticas nacionalistas na música brasileira de concerto: proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2017.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/2010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648567096213504