Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Brito, Lidiane Moreira Silva de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Letras
Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8938
Resumo: The Youth and Adult Education (YAE), is a focused type of education to those who have not completed their studies at an early age. Adults returning to school in search rescue the lost time; teenagers, in turn, are in that mode, often because they failed in mainstream education for several reasons. Given this diversity of subjects, adult education becomes a mode that requires a special look, attentive to the needs of each student, which are many, and that most stand out from the point of view of teaching and learning the Portuguese language, are the difficulty with reading and writing. In this sense, this research, nature qualitative, with delineation of an action research took as its subject matter the genre open letter in order to assess to what extent the use of a didactic sequence (DOLZ, Noverraz and SCHNEUWLY, 2004) built from that gender can contribute to a better performance in the written production of 8th grade students of the 2nd segment of the Youth and Adult Education of a public school of the city of Capim-PB. To theoretically support this work, we turn to discussions of genres proposed by Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010), besides the studies on instructional sequence, developed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The test results indicate, among other issues that the elaborate didactic sequence favored the development of language skills needed to produce writing genre open letter especially with regard to the constituent elements of that genre.
id UFPB_2b76c2fd52576ca90770cf23df96c1a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/8938
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta abertaGênero textual/discursivoCarta abertaSequência didáticaEducação de Jovens e Adultos(EJA)Textual genderOpen letterDidactic sequenceLETRAS::LINGUA PORTUGUESAThe Youth and Adult Education (YAE), is a focused type of education to those who have not completed their studies at an early age. Adults returning to school in search rescue the lost time; teenagers, in turn, are in that mode, often because they failed in mainstream education for several reasons. Given this diversity of subjects, adult education becomes a mode that requires a special look, attentive to the needs of each student, which are many, and that most stand out from the point of view of teaching and learning the Portuguese language, are the difficulty with reading and writing. In this sense, this research, nature qualitative, with delineation of an action research took as its subject matter the genre open letter in order to assess to what extent the use of a didactic sequence (DOLZ, Noverraz and SCHNEUWLY, 2004) built from that gender can contribute to a better performance in the written production of 8th grade students of the 2nd segment of the Youth and Adult Education of a public school of the city of Capim-PB. To theoretically support this work, we turn to discussions of genres proposed by Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010), besides the studies on instructional sequence, developed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The test results indicate, among other issues that the elaborate didactic sequence favored the development of language skills needed to produce writing genre open letter especially with regard to the constituent elements of that genre.A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada àqueles que não concluíram seus estudos em idade apropriada. Os adultos retornam à escola em busca de resgatar o tempo perdido; os adolescentes, por sua vez, estão nessa modalidade, muitas vezes, porque fracassaram no ensino regular por diversos motivos. Diante dessa diversidade de sujeitos, a EJA torna-se uma modalidade que requer um olhar especial, atento às necessidades de cada aluno, que são muitas, e as que mais se destacam, do ponto de vista do ensino-aprendizagem da língua portuguesa, são as dificuldades com a leitura e a escrita. Nesse sentido, esta pesquisa, de natureza qualitativa, com delineamento de uma pesquisa-ação, tomou como objeto de estudo o gênero textual/discursivo carta aberta com o objetivo de avaliar até que ponto a utilização de uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004) construída a partir do referido gênero pode contribuir para um melhor desempenho na produção escrita dos alunos da 8ª série do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do município de Capim-PB. Para amparar teoricamente este trabalho, recorremos às discussões sobre os gêneros textuais/discursivos propostas por Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010), além dos estudos sobre sequência didática, desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os resultados da análise apontam, entre outras questões, que a sequência didática elaborada favoreceu o desenvolvimento de capacidades de linguagem necessárias à produção escrita do gênero carta aberta, especialmente no que diz respeito aos elementos constitutivos desse gênero.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLetrasMestrado Profissional em Letras (Profletras)UFPBSales, Laurênia Soutohttp://lattes.cnpq.br/7144884304424302Brito, Lidiane Moreira Silva de2017-04-20T13:04:45Z2018-07-20T22:29:55Z2018-07-20T22:29:55Z2015-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, Lidiane Moreira Silva de. Ressignificando a produção textual na EJA: uma experiência com o gênero textual carta aberta. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-05T23:40:38Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/8938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| bdtd@biblioteca.ufpb.bropendoar:2018-09-05T23:40:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta
title Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta
spellingShingle Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta
Brito, Lidiane Moreira Silva de
Gênero textual/discursivo
Carta aberta
Sequência didática
Educação de Jovens e Adultos(EJA)
Textual gender
Open letter
Didactic sequence
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta
title_full Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta
title_fullStr Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta
title_full_unstemmed Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta
title_sort Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta
author Brito, Lidiane Moreira Silva de
author_facet Brito, Lidiane Moreira Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sales, Laurênia Souto
http://lattes.cnpq.br/7144884304424302
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Lidiane Moreira Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero textual/discursivo
Carta aberta
Sequência didática
Educação de Jovens e Adultos(EJA)
Textual gender
Open letter
Didactic sequence
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic Gênero textual/discursivo
Carta aberta
Sequência didática
Educação de Jovens e Adultos(EJA)
Textual gender
Open letter
Didactic sequence
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description The Youth and Adult Education (YAE), is a focused type of education to those who have not completed their studies at an early age. Adults returning to school in search rescue the lost time; teenagers, in turn, are in that mode, often because they failed in mainstream education for several reasons. Given this diversity of subjects, adult education becomes a mode that requires a special look, attentive to the needs of each student, which are many, and that most stand out from the point of view of teaching and learning the Portuguese language, are the difficulty with reading and writing. In this sense, this research, nature qualitative, with delineation of an action research took as its subject matter the genre open letter in order to assess to what extent the use of a didactic sequence (DOLZ, Noverraz and SCHNEUWLY, 2004) built from that gender can contribute to a better performance in the written production of 8th grade students of the 2nd segment of the Youth and Adult Education of a public school of the city of Capim-PB. To theoretically support this work, we turn to discussions of genres proposed by Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010), besides the studies on instructional sequence, developed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The test results indicate, among other issues that the elaborate didactic sequence favored the development of language skills needed to produce writing genre open letter especially with regard to the constituent elements of that genre.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-28
2017-04-20T13:04:45Z
2018-07-20T22:29:55Z
2018-07-20T22:29:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Lidiane Moreira Silva de. Ressignificando a produção textual na EJA: uma experiência com o gênero textual carta aberta. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8938
identifier_str_mv BRITO, Lidiane Moreira Silva de. Ressignificando a produção textual na EJA: uma experiência com o gênero textual carta aberta. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Letras
Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Letras
Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| bdtd@biblioteca.ufpb.br
_version_ 1831315239623196672