Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Paraíba
Brasil Letras Mestrado Profissional em Letras (Profletras) UFPB |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8938 |
Resumo: | The Youth and Adult Education (YAE), is a focused type of education to those who have not completed their studies at an early age. Adults returning to school in search rescue the lost time; teenagers, in turn, are in that mode, often because they failed in mainstream education for several reasons. Given this diversity of subjects, adult education becomes a mode that requires a special look, attentive to the needs of each student, which are many, and that most stand out from the point of view of teaching and learning the Portuguese language, are the difficulty with reading and writing. In this sense, this research, nature qualitative, with delineation of an action research took as its subject matter the genre open letter in order to assess to what extent the use of a didactic sequence (DOLZ, Noverraz and SCHNEUWLY, 2004) built from that gender can contribute to a better performance in the written production of 8th grade students of the 2nd segment of the Youth and Adult Education of a public school of the city of Capim-PB. To theoretically support this work, we turn to discussions of genres proposed by Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010), besides the studies on instructional sequence, developed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The test results indicate, among other issues that the elaborate didactic sequence favored the development of language skills needed to produce writing genre open letter especially with regard to the constituent elements of that genre. |
id |
UFPB_2b76c2fd52576ca90770cf23df96c1a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/8938 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta abertaGênero textual/discursivoCarta abertaSequência didáticaEducação de Jovens e Adultos(EJA)Textual genderOpen letterDidactic sequenceLETRAS::LINGUA PORTUGUESAThe Youth and Adult Education (YAE), is a focused type of education to those who have not completed their studies at an early age. Adults returning to school in search rescue the lost time; teenagers, in turn, are in that mode, often because they failed in mainstream education for several reasons. Given this diversity of subjects, adult education becomes a mode that requires a special look, attentive to the needs of each student, which are many, and that most stand out from the point of view of teaching and learning the Portuguese language, are the difficulty with reading and writing. In this sense, this research, nature qualitative, with delineation of an action research took as its subject matter the genre open letter in order to assess to what extent the use of a didactic sequence (DOLZ, Noverraz and SCHNEUWLY, 2004) built from that gender can contribute to a better performance in the written production of 8th grade students of the 2nd segment of the Youth and Adult Education of a public school of the city of Capim-PB. To theoretically support this work, we turn to discussions of genres proposed by Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010), besides the studies on instructional sequence, developed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The test results indicate, among other issues that the elaborate didactic sequence favored the development of language skills needed to produce writing genre open letter especially with regard to the constituent elements of that genre.A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada àqueles que não concluíram seus estudos em idade apropriada. Os adultos retornam à escola em busca de resgatar o tempo perdido; os adolescentes, por sua vez, estão nessa modalidade, muitas vezes, porque fracassaram no ensino regular por diversos motivos. Diante dessa diversidade de sujeitos, a EJA torna-se uma modalidade que requer um olhar especial, atento às necessidades de cada aluno, que são muitas, e as que mais se destacam, do ponto de vista do ensino-aprendizagem da língua portuguesa, são as dificuldades com a leitura e a escrita. Nesse sentido, esta pesquisa, de natureza qualitativa, com delineamento de uma pesquisa-ação, tomou como objeto de estudo o gênero textual/discursivo carta aberta com o objetivo de avaliar até que ponto a utilização de uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004) construída a partir do referido gênero pode contribuir para um melhor desempenho na produção escrita dos alunos da 8ª série do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do município de Capim-PB. Para amparar teoricamente este trabalho, recorremos às discussões sobre os gêneros textuais/discursivos propostas por Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010), além dos estudos sobre sequência didática, desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os resultados da análise apontam, entre outras questões, que a sequência didática elaborada favoreceu o desenvolvimento de capacidades de linguagem necessárias à produção escrita do gênero carta aberta, especialmente no que diz respeito aos elementos constitutivos desse gênero.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLetrasMestrado Profissional em Letras (Profletras)UFPBSales, Laurênia Soutohttp://lattes.cnpq.br/7144884304424302Brito, Lidiane Moreira Silva de2017-04-20T13:04:45Z2018-07-20T22:29:55Z2018-07-20T22:29:55Z2015-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, Lidiane Moreira Silva de. Ressignificando a produção textual na EJA: uma experiência com o gênero textual carta aberta. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-05T23:40:38Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/8938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| bdtd@biblioteca.ufpb.bropendoar:2018-09-05T23:40:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta |
title |
Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta |
spellingShingle |
Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta Brito, Lidiane Moreira Silva de Gênero textual/discursivo Carta aberta Sequência didática Educação de Jovens e Adultos(EJA) Textual gender Open letter Didactic sequence LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta |
title_full |
Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta |
title_fullStr |
Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta |
title_full_unstemmed |
Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta |
title_sort |
Ressignificando a produção textual na eja: uma experiência com o gênero textual carta aberta |
author |
Brito, Lidiane Moreira Silva de |
author_facet |
Brito, Lidiane Moreira Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sales, Laurênia Souto http://lattes.cnpq.br/7144884304424302 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Lidiane Moreira Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero textual/discursivo Carta aberta Sequência didática Educação de Jovens e Adultos(EJA) Textual gender Open letter Didactic sequence LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
Gênero textual/discursivo Carta aberta Sequência didática Educação de Jovens e Adultos(EJA) Textual gender Open letter Didactic sequence LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
The Youth and Adult Education (YAE), is a focused type of education to those who have not completed their studies at an early age. Adults returning to school in search rescue the lost time; teenagers, in turn, are in that mode, often because they failed in mainstream education for several reasons. Given this diversity of subjects, adult education becomes a mode that requires a special look, attentive to the needs of each student, which are many, and that most stand out from the point of view of teaching and learning the Portuguese language, are the difficulty with reading and writing. In this sense, this research, nature qualitative, with delineation of an action research took as its subject matter the genre open letter in order to assess to what extent the use of a didactic sequence (DOLZ, Noverraz and SCHNEUWLY, 2004) built from that gender can contribute to a better performance in the written production of 8th grade students of the 2nd segment of the Youth and Adult Education of a public school of the city of Capim-PB. To theoretically support this work, we turn to discussions of genres proposed by Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2010), besides the studies on instructional sequence, developed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The test results indicate, among other issues that the elaborate didactic sequence favored the development of language skills needed to produce writing genre open letter especially with regard to the constituent elements of that genre. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-28 2017-04-20T13:04:45Z 2018-07-20T22:29:55Z 2018-07-20T22:29:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRITO, Lidiane Moreira Silva de. Ressignificando a produção textual na EJA: uma experiência com o gênero textual carta aberta. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8938 |
identifier_str_mv |
BRITO, Lidiane Moreira Silva de. Ressignificando a produção textual na EJA: uma experiência com o gênero textual carta aberta. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Letras Mestrado Profissional em Letras (Profletras) UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba Brasil Letras Mestrado Profissional em Letras (Profletras) UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| bdtd@biblioteca.ufpb.br |
_version_ |
1831315239623196672 |