Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Borba, Flávia Paloma Cabral
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9328
Resumo: The objective of the research was to analyze the Programa de Educação Tutorial (Tutorial Education Program) - PET at the Universidade Federal da Paraíba (Federal University of Paraíba), with emphasis on the study of the rooting process of this Program at the local level. PET is an educational policy aimed at the qualification of undergraduate courses, and that happens in institutions of higher education in the form of learning tutorial groups. Among the main characteristics of the project, is the work developed in the spaces of extracurricular action, with a horizontal relationship between teaching, research and extension. The period analyzed in the research was the expansion of the Program in the UFPB between 2010 and 2015, which time the institution increased from three to eight groups working in the undergraduate. In methodological terms, the study adopted a qualitative approach, using a technical procedure in bibliographical and documentary research, performing semi-structured interviews with the management actors of the Program at the UFPB. As results of the research, we observe a fragile rooting of the Program in the Institution, especially in institutional terms. Thus, we analyze the rooting process between the PET and the UFPB, highlighting the fragilities and strengths of this relationship, giving conditions to the proposition of possible actions that contribute to its management or to other similar educational policies, in order to qualify practices of execution of educational policies in the local instances.
id UFPB_3cabff2d2cd11afbb6145645724312fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/9328
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da ParaíbaPolíticas Públicas da Educação SuperiorPrograma de Educação TutorialEnraizamentoPublic Policies of Higher EducationTutorial Education ProgramRootingPOLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALThe objective of the research was to analyze the Programa de Educação Tutorial (Tutorial Education Program) - PET at the Universidade Federal da Paraíba (Federal University of Paraíba), with emphasis on the study of the rooting process of this Program at the local level. PET is an educational policy aimed at the qualification of undergraduate courses, and that happens in institutions of higher education in the form of learning tutorial groups. Among the main characteristics of the project, is the work developed in the spaces of extracurricular action, with a horizontal relationship between teaching, research and extension. The period analyzed in the research was the expansion of the Program in the UFPB between 2010 and 2015, which time the institution increased from three to eight groups working in the undergraduate. In methodological terms, the study adopted a qualitative approach, using a technical procedure in bibliographical and documentary research, performing semi-structured interviews with the management actors of the Program at the UFPB. As results of the research, we observe a fragile rooting of the Program in the Institution, especially in institutional terms. Thus, we analyze the rooting process between the PET and the UFPB, highlighting the fragilities and strengths of this relationship, giving conditions to the proposition of possible actions that contribute to its management or to other similar educational policies, in order to qualify practices of execution of educational policies in the local instances.A pesquisa teve como objetivo a análise do Programa de Educação Tutorial - PET na Universidade Federal da Paraíba, com ênfase no estudo do processo de enraizamento deste Programa em âmbito local. O PET é uma política educacional direcionada à qualificação dos cursos de graduação e que acontece em instituições de educação superior no formato de grupos tutoriais de aprendizagem. Dentre as principais características do Programa está o trabalho desenvolvido nos espaços de ação extracurriculares, estabelecendo uma relação horizontal com a tríade ensino, pesquisa e extensão. O recorte temporal de investigação foi a expansão do Programa na UFPB entre 2010 e 2015, em que a instituição passou de três para oito grupos atuando na graduação. O estudo adotou em termos metodológicos uma abordagem qualitativa, utilizando como procedimentos técnicos uma pesquisa bibliográfica e documental, juntamente com a realização de entrevistas semiestruturadas com os atores da gestão do Programa na UFPB. Como resultados da pesquisa, observamos um frágil enraizamento do Programa na instituição, especialmente em termos institucionais. Assim, apontamos para o processo de enraizamento entre o PET e a UFPB, com destaque para as fragilidades e pontos fortes dessa relação, dando condições à proposição de possíveis ações que contribuam com sua gestão ou de outras políticas educacionais semelhantes, no sentido de qualificar práticas de execução de políticas educacionais nacionais nas instâncias locais.Universidade Federal da ParaíbaBrasilEducaçãoMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da EducaçãoUFPBSoares, Swamy de Paula Limahttp://lattes.cnpq.br/4965245681713092Borba, Flávia Paloma Cabral2017-08-29T12:21:42Z2018-07-21T00:36:01Z2018-07-21T00:36:01Z2017-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPolíticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação)-Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2017.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T02:08:53Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/9328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T02:08:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba
title Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba
spellingShingle Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba
Borba, Flávia Paloma Cabral
Políticas Públicas da Educação Superior
Programa de Educação Tutorial
Enraizamento
Public Policies of Higher Education
Tutorial Education Program
Rooting
POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONAL
title_short Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba
title_full Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba
title_fullStr Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba
title_full_unstemmed Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba
title_sort Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba
author Borba, Flávia Paloma Cabral
author_facet Borba, Flávia Paloma Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Swamy de Paula Lima
http://lattes.cnpq.br/4965245681713092
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Flávia Paloma Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas da Educação Superior
Programa de Educação Tutorial
Enraizamento
Public Policies of Higher Education
Tutorial Education Program
Rooting
POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONAL
topic Políticas Públicas da Educação Superior
Programa de Educação Tutorial
Enraizamento
Public Policies of Higher Education
Tutorial Education Program
Rooting
POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONAL
description The objective of the research was to analyze the Programa de Educação Tutorial (Tutorial Education Program) - PET at the Universidade Federal da Paraíba (Federal University of Paraíba), with emphasis on the study of the rooting process of this Program at the local level. PET is an educational policy aimed at the qualification of undergraduate courses, and that happens in institutions of higher education in the form of learning tutorial groups. Among the main characteristics of the project, is the work developed in the spaces of extracurricular action, with a horizontal relationship between teaching, research and extension. The period analyzed in the research was the expansion of the Program in the UFPB between 2010 and 2015, which time the institution increased from three to eight groups working in the undergraduate. In methodological terms, the study adopted a qualitative approach, using a technical procedure in bibliographical and documentary research, performing semi-structured interviews with the management actors of the Program at the UFPB. As results of the research, we observe a fragile rooting of the Program in the Institution, especially in institutional terms. Thus, we analyze the rooting process between the PET and the UFPB, highlighting the fragilities and strengths of this relationship, giving conditions to the proposition of possible actions that contribute to its management or to other similar educational policies, in order to qualify practices of execution of educational policies in the local instances.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-29T12:21:42Z
2017-02-17
2018-07-21T00:36:01Z
2018-07-21T00:36:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação)-Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2017.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9328
identifier_str_mv Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação)-Universidade Federal da Paraíba, João pessoa, 2017.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Educação
Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801843153363271680