Metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Turismo da UFPB à luz da aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Sousa, Magnun Bezerra de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Gestão Pública
Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
AVA
VLE
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24219
Resumo: This thesis seeks to explore the ways in which Significant Learning (SL) manifests itself in the use of active methodologies and Virtual Learning Environments (VLE), in the undergraduate program in tourism offered by the Federal University of Paraíba (UFPB), Brazil. Following a qualitative methodology of exploratory nature, the theoretical framework is anchored in the postulates formulated by American psychologist David Ausubel (1918-2008). At the same time, we conducted online, semi-structured interviews with faculty, and one focus group with students from the program in question. The information gathered was then analyzed, via content analysis, and it revealed that the principles of SL were not applied by professors exhaustively, neither were them identified in students’ perceptions of the learning processes of which they are part. Regarding the use of these active methodologies being facilitated by VLE, it was noticed that professors were more inclined toward developing interactionist teaching approaches, that is, in considering organic and environmental influencers in individuals’ formation. Finally, the data suggest that difficulties in teaching through VLE could be minimized if institutional training policies were more strongly applied.
id UFPB_4f566aaf083d7da51cc88e771f330323
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/24219
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Turismo da UFPB à luz da aprendizagem significativaAVAMetodologias ativasAprendizagem significativaTurismoVLEActive methodologiesMeaningful learningTourismCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAThis thesis seeks to explore the ways in which Significant Learning (SL) manifests itself in the use of active methodologies and Virtual Learning Environments (VLE), in the undergraduate program in tourism offered by the Federal University of Paraíba (UFPB), Brazil. Following a qualitative methodology of exploratory nature, the theoretical framework is anchored in the postulates formulated by American psychologist David Ausubel (1918-2008). At the same time, we conducted online, semi-structured interviews with faculty, and one focus group with students from the program in question. The information gathered was then analyzed, via content analysis, and it revealed that the principles of SL were not applied by professors exhaustively, neither were them identified in students’ perceptions of the learning processes of which they are part. Regarding the use of these active methodologies being facilitated by VLE, it was noticed that professors were more inclined toward developing interactionist teaching approaches, that is, in considering organic and environmental influencers in individuals’ formation. Finally, the data suggest that difficulties in teaching through VLE could be minimized if institutional training policies were more strongly applied.NenhumaEsta dissertação visa explorar as formas pelas quais a Aprendizagem Significativa (AS) se manifestou no uso de metodologias ativas e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), no bacharelado em turismo oferecido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. Seguindo caminhos qualitativos, sob uma ótica exploratória, possui sua fundamentação teórica ancorada nos postulados do psicólogo estadunidense David Ausubel (1918-2008). Paralelamente, nele foram realizadas entrevistas online, do tipo semiestruturadas com docentes e um grupo focal com três discentes, todos ligados ao referido curso. O conjunto destas informações foi trabalhado, via análise de conteúdo, e os resultados observados daí sugeriram que os princípios da AS não são utilizados de forma taxativa nem entre os professores, nem nas percepções dos alunos sobre os processos de aprendizagem dos quais fazem parte. Com relação ao uso destas metodologias ativas com o apoio dos AVA, percebeu-se que há uma maior inclinação, nas práticas docentes, para o desenvolvimento de propostas de ensino interacionistas, ou seja, que levem em consideração fatores ambientais e orgânicos como sendo influenciadores das formações individuais. Por fim, os dados também sugerem que a dificuldade de operacionalização docente destes ambientes virtuais poderia ser minimizada se políticas institucionais de capacitação fossem mais fortemente aplicadas.Universidade Federal da ParaíbaBrasilGestão PúblicaPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação InternacionalUFPBBispo, Ana Carolina Kruta de Araújohttp://lattes.cnpq.br/0359890997459713Sousa, Magnun Bezerra de2022-08-11T17:37:55Z2022-07-202022-08-11T17:37:55Z2022-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24219porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2022-10-25T13:19:04Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/24219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| bdtd@biblioteca.ufpb.bropendoar:2022-10-25T13:19:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Turismo da UFPB à luz da aprendizagem significativa
title Metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Turismo da UFPB à luz da aprendizagem significativa
spellingShingle Metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Turismo da UFPB à luz da aprendizagem significativa
Sousa, Magnun Bezerra de
AVA
Metodologias ativas
Aprendizagem significativa
Turismo
VLE
Active methodologies
Meaningful learning
Tourism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
title_short Metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Turismo da UFPB à luz da aprendizagem significativa
title_full Metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Turismo da UFPB à luz da aprendizagem significativa
title_fullStr Metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Turismo da UFPB à luz da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Turismo da UFPB à luz da aprendizagem significativa
title_sort Metodologias ativas em ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Turismo da UFPB à luz da aprendizagem significativa
author Sousa, Magnun Bezerra de
author_facet Sousa, Magnun Bezerra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo
http://lattes.cnpq.br/0359890997459713
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Magnun Bezerra de
dc.subject.por.fl_str_mv AVA
Metodologias ativas
Aprendizagem significativa
Turismo
VLE
Active methodologies
Meaningful learning
Tourism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
topic AVA
Metodologias ativas
Aprendizagem significativa
Turismo
VLE
Active methodologies
Meaningful learning
Tourism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
description This thesis seeks to explore the ways in which Significant Learning (SL) manifests itself in the use of active methodologies and Virtual Learning Environments (VLE), in the undergraduate program in tourism offered by the Federal University of Paraíba (UFPB), Brazil. Following a qualitative methodology of exploratory nature, the theoretical framework is anchored in the postulates formulated by American psychologist David Ausubel (1918-2008). At the same time, we conducted online, semi-structured interviews with faculty, and one focus group with students from the program in question. The information gathered was then analyzed, via content analysis, and it revealed that the principles of SL were not applied by professors exhaustively, neither were them identified in students’ perceptions of the learning processes of which they are part. Regarding the use of these active methodologies being facilitated by VLE, it was noticed that professors were more inclined toward developing interactionist teaching approaches, that is, in considering organic and environmental influencers in individuals’ formation. Finally, the data suggest that difficulties in teaching through VLE could be minimized if institutional training policies were more strongly applied.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-11T17:37:55Z
2022-07-20
2022-08-11T17:37:55Z
2022-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24219
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Gestão Pública
Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Gestão Pública
Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| bdtd@biblioteca.ufpb.br
_version_ 1831315335169441792