Jogos digitais e ensino de história antiga : uma abordagem a partir de Assassin`s Creed Odyssey

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Tarquino, Paula Katherine
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
História
Programa de Pós-Graduação em História
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30224
Resumo: This text aims to develop an analysis of the digital game Assassin’s Creed Odyssey, in which it presents its narratives in the context of Ancient Greece, during the Peloponnesian War. The game was produced with the support of researchers from classical studies with the aim of making the most believable historical setting possible. Thus, from the discussion of the concepts of historical representation and uses of the past, to understand how the object of study uses historical sources to build its own narrative. In addition, the research seeks to understand how this game can contribute to the teaching of Ancient History in basic education.
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spelling Jogos digitais e ensino de história antiga : uma abordagem a partir de Assassin`s Creed OdysseyHistórica - Grécia antigaJogos digitaisEnsino - História antigaAncient history teachingDigital gamesAncient greeceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThis text aims to develop an analysis of the digital game Assassin’s Creed Odyssey, in which it presents its narratives in the context of Ancient Greece, during the Peloponnesian War. The game was produced with the support of researchers from classical studies with the aim of making the most believable historical setting possible. Thus, from the discussion of the concepts of historical representation and uses of the past, to understand how the object of study uses historical sources to build its own narrative. In addition, the research seeks to understand how this game can contribute to the teaching of Ancient History in basic education.NenhumaA presente pesquisa tem por objetivo desenvolver uma análise do jogo digital Assassin’s Creed Odyssey, no qual apresenta suas narrativas no contexto da Grécia Antiga, durante a Guerra do Peloponeso. O jogo foi produzido com o apoio de pesquisadores dos estudos clássicos com o objetivo de fazer uma ambientação histórica mais verossímil possível. Dessa forma, a partir da discussão dos conceitos de representação histórica e usos do passado, compreender como o objeto de estudo utiliza as fontes históricas para construir sua própria narrativa. Além disso, a pesquisa busca compreender como esse jogo pode contribuir para ensino de História Antiga na educação básica.Universidade Federal da ParaíbaBrasilHistóriaPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFPBLeite, Priscilla Gontijohttp://lattes.cnpq.br/8577699622829491Tarquino, Paula Katherine2024-05-15T12:04:09Z2023-04-022024-05-15T12:04:09Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30224porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2024-05-16T06:08:55Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/30224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| bdtd@biblioteca.ufpb.bropendoar:2024-05-16T06:08:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
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