Aplicativo de smartphone para produção e edição de vídeos com foco em video coaching para práticas parentais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Vale, Renno de Ervedosa Diniz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Informática
Programa de Pós-Graduação em Informática
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25822
Resumo: The pandemic caused by SARS-COVID19 highlighted the importance of virtual learning. As a result, quick video editing has gained considerable relevance in video training, also known as video coaching. Although several video editing programs are available for both personal computers and smartphones, many of them are cumbersome for general use or require long processing times to complete editing tasks. Therefore, it was proposed and implemented an application (App) for smartphones that could streamline the video editing process in order to make education a more dynamic process. The app implemented was designed to facilitate the editing of videos used in the training methodology called Strengthening ties, in which video coaching is necessary to make parents aware of their parenting behaviors. The application, in addition to providing a simple dedicated usability interface, also allows a family member to record behavioral videos and send them to the program's facilitators. These in turn, with the virtual tool installed on their smartphones can edit them remotely and provide behavioral feedbacks faster and without any direct contact with family members. Further details about the developed application and the particularities of the case study are presented below, which allowed for greater agility in the video editing process.
id UFPB_956d0772a6c5f228b35c77b3f1cfc146
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/25822
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Aplicativo de smartphone para produção e edição de vídeos com foco em video coaching para práticas parentaisInformática na educaçãoVídeo - EdiçãoAplicativos - SmartphonesVídeo coachingEducação - Primeira infânciaPrograma de parentalidadeInformatics in educationVideo - EditingApplications - SmartphonesEducation - Early ChildhoodParenting programPrimeira infânciaEarly childhoodCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOThe pandemic caused by SARS-COVID19 highlighted the importance of virtual learning. As a result, quick video editing has gained considerable relevance in video training, also known as video coaching. Although several video editing programs are available for both personal computers and smartphones, many of them are cumbersome for general use or require long processing times to complete editing tasks. Therefore, it was proposed and implemented an application (App) for smartphones that could streamline the video editing process in order to make education a more dynamic process. The app implemented was designed to facilitate the editing of videos used in the training methodology called Strengthening ties, in which video coaching is necessary to make parents aware of their parenting behaviors. The application, in addition to providing a simple dedicated usability interface, also allows a family member to record behavioral videos and send them to the program's facilitators. These in turn, with the virtual tool installed on their smartphones can edit them remotely and provide behavioral feedbacks faster and without any direct contact with family members. Further details about the developed application and the particularities of the case study are presented below, which allowed for greater agility in the video editing process.NenhumaA pandemia provocada pelo SARS-COVID19, destacou a importância da aprendizagem virtual. Com isso, a edição rápida de vídeo ganhou uma considerável relevância em treinamentos por vídeos também denominada (video coaching). Apesar de vários programas de edição de vídeo estarem disponíveis tanto para computadores pessoais como para smartphones, muitos deles são complicados para o uso geral ou requerem longos processamentos para concluir as tarefas de edição. Diante disso, foi proposto e implementado um aplicativo(App) para smartphones que pudesse agilizar o processo de edição de vídeos a m de tornar a educação um processo mais dinâmico. O app implementado, foi pensado para facilitar a edição de vídeos utilizados no programa de intervenção denominado Fortalecendo laços, na qual o video coaching se faz necessário para conscientizar pais sobre seus comportamentos parentais. O aplicativo, além de fornecer uma interface simples de usabilidade dedicada, também possibilita que um familiar faça gravações de vídeos comportamentais e os envie para os facilitadores do programa. Estes por sua vez, com a ferramenta virtual instalada em seus smartphones podem editá-los remotamente e fornecer feedbacks comportamentais mais rapidamente e sem qualquer contato direto com os familiares. A seguir, são apresentados maiores detalhes sobre o aplicativo desenvolvido e as particularidades do estudo de caso, que possibilitou uma maior agilidade no processo de edição de vídeos.Universidade Federal da ParaíbaBrasilInformáticaPrograma de Pós-Graduação em InformáticaUFPBAltafim, Ruy Alberto Pisanihttp://lattes.cnpq.br/0695715138731741Vale, Renno de Ervedosa Diniz2023-01-19T18:11:04Z2022-09-162023-01-19T18:11:04Z2022-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25822porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2023-05-22T17:04:35Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/25822Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| bdtd@biblioteca.ufpb.bropendoar:2023-05-22T17:04:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicativo de smartphone para produção e edição de vídeos com foco em video coaching para práticas parentais
title Aplicativo de smartphone para produção e edição de vídeos com foco em video coaching para práticas parentais
spellingShingle Aplicativo de smartphone para produção e edição de vídeos com foco em video coaching para práticas parentais
Vale, Renno de Ervedosa Diniz
Informática na educação
Vídeo - Edição
Aplicativos - Smartphones
Vídeo coaching
Educação - Primeira infância
Programa de parentalidade
Informatics in education
Video - Editing
Applications - Smartphones
Education - Early Childhood
Parenting program
Primeira infância
Early childhood
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Aplicativo de smartphone para produção e edição de vídeos com foco em video coaching para práticas parentais
title_full Aplicativo de smartphone para produção e edição de vídeos com foco em video coaching para práticas parentais
title_fullStr Aplicativo de smartphone para produção e edição de vídeos com foco em video coaching para práticas parentais
title_full_unstemmed Aplicativo de smartphone para produção e edição de vídeos com foco em video coaching para práticas parentais
title_sort Aplicativo de smartphone para produção e edição de vídeos com foco em video coaching para práticas parentais
author Vale, Renno de Ervedosa Diniz
author_facet Vale, Renno de Ervedosa Diniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Altafim, Ruy Alberto Pisani
http://lattes.cnpq.br/0695715138731741
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Renno de Ervedosa Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Vídeo - Edição
Aplicativos - Smartphones
Vídeo coaching
Educação - Primeira infância
Programa de parentalidade
Informatics in education
Video - Editing
Applications - Smartphones
Education - Early Childhood
Parenting program
Primeira infância
Early childhood
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Informática na educação
Vídeo - Edição
Aplicativos - Smartphones
Vídeo coaching
Educação - Primeira infância
Programa de parentalidade
Informatics in education
Video - Editing
Applications - Smartphones
Education - Early Childhood
Parenting program
Primeira infância
Early childhood
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description The pandemic caused by SARS-COVID19 highlighted the importance of virtual learning. As a result, quick video editing has gained considerable relevance in video training, also known as video coaching. Although several video editing programs are available for both personal computers and smartphones, many of them are cumbersome for general use or require long processing times to complete editing tasks. Therefore, it was proposed and implemented an application (App) for smartphones that could streamline the video editing process in order to make education a more dynamic process. The app implemented was designed to facilitate the editing of videos used in the training methodology called Strengthening ties, in which video coaching is necessary to make parents aware of their parenting behaviors. The application, in addition to providing a simple dedicated usability interface, also allows a family member to record behavioral videos and send them to the program's facilitators. These in turn, with the virtual tool installed on their smartphones can edit them remotely and provide behavioral feedbacks faster and without any direct contact with family members. Further details about the developed application and the particularities of the case study are presented below, which allowed for greater agility in the video editing process.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-16
2022-08-26
2023-01-19T18:11:04Z
2023-01-19T18:11:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25822
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Informática
Programa de Pós-Graduação em Informática
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Informática
Programa de Pós-Graduação em Informática
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| bdtd@biblioteca.ufpb.br
_version_ 1831315338296295424