Um algoritmo híbrido para o problema de roteamento de veículos do tipo dial-a-ride com frota heterogênea e múltiplos depósitos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Barbosa, Igor de Almeida Malheiros
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Informática
Programa de Pós-Graduação em Informática
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21320
Resumo: Vehicle routing problems arise in many practical situations in the context of transportation logistics. Among them, we can highlight the problem of transporting customers from origin to destination locations, this problem is known as the dial-a-ride problem (DARP). The DARP consists of designing least-cost routes to serve pickup-and-delivery requests, while meeting capacity, time window, maximum route duration, and maximum ride time constraints. This work proposes a hybrid algorithm to solve DARP variants where both the demands and vehicle eet are heterogeneous, and the vehicles start their routes from multiple depots. The method combines the iterated local search metaheuristic with an exact procedure based on a set partitioning approach. In addition, several procedures were implemented to speedup the local search phase. Extensive computational experiments were conducted on benchmark instances in order to evaluate the impact of the diferent components of the algorithm, and to compare its performance with the best existing method. The results obtained suggest that the proposed algorithm outperforms the state-of-art method, producing high quality solutions, even improving seven best known results, in a very competitive runtime.
id UFPB_963b73789a494d3778c14ebf4eda2971
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/21320
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Um algoritmo híbrido para o problema de roteamento de veículos do tipo dial-a-ride com frota heterogênea e múltiplos depósitosMeta-heurísticaRoteamento de veículosMetaheuristicsVehicle routingIterated local searchDial-a-rideCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOVehicle routing problems arise in many practical situations in the context of transportation logistics. Among them, we can highlight the problem of transporting customers from origin to destination locations, this problem is known as the dial-a-ride problem (DARP). The DARP consists of designing least-cost routes to serve pickup-and-delivery requests, while meeting capacity, time window, maximum route duration, and maximum ride time constraints. This work proposes a hybrid algorithm to solve DARP variants where both the demands and vehicle eet are heterogeneous, and the vehicles start their routes from multiple depots. The method combines the iterated local search metaheuristic with an exact procedure based on a set partitioning approach. In addition, several procedures were implemented to speedup the local search phase. Extensive computational experiments were conducted on benchmark instances in order to evaluate the impact of the diferent components of the algorithm, and to compare its performance with the best existing method. The results obtained suggest that the proposed algorithm outperforms the state-of-art method, producing high quality solutions, even improving seven best known results, in a very competitive runtime.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESOs problemas de roteamento de veículos emergem em inúmeras situações práticas em logística de transporte. Dentre elas, pode-se destacar o transporte de pessoas entre localizações de origem e destino, esse problema é conhecido como dial-a-ride problem (DARP). O DARP consiste em construir rotas de custo mínimo que atendam requisições de coleta e entrega, obedecendo as restrições de capacidade, janela de tempo, máxima duração de rota e tempo máximo de viagem. Este trabalho propõe um algoritmo híbrido para resolver variantes do DARP com demanda e frota heterogêneas, além de veículos que começam suas rotas em diferentes depósitos. O método combina a meta-heurística iterated local search com um procedimento exato para resolver o problema de particionamento de conjuntos. Além disso, diversos mecanismos foram implementados para acelerar os procedimentos de buscas locais. Experimentos computacionais foram realizados em instâncias da literatura com o objetivo de avaliar diversos componentes do algoritmo, além de comparar sua performance com o melhor método existente. Os resultados obtidos sugerem que o algoritmo proposto superou métodos do estado da arte produzindo resultados de alta qualidade, inclusive encontrando sete novas melhores soluções, em tempos computacionais competitivos.Universidade Federal da ParaíbaBrasilInformáticaPrograma de Pós-Graduação em InformáticaUFPBSubramanian, Anandhttp://lattes.cnpq.br/2752210156480636Bulhões Júnior, Teobaldo Leitehttp://lattes.cnpq.br/3464164007134344Barbosa, Igor de Almeida Malheiros2021-10-28T19:15:15Z2020-12-072021-10-28T19:15:15Z2020-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21320porAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2022-08-09T17:14:09Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/21320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2022-08-09T17:14:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um algoritmo híbrido para o problema de roteamento de veículos do tipo dial-a-ride com frota heterogênea e múltiplos depósitos
title Um algoritmo híbrido para o problema de roteamento de veículos do tipo dial-a-ride com frota heterogênea e múltiplos depósitos
spellingShingle Um algoritmo híbrido para o problema de roteamento de veículos do tipo dial-a-ride com frota heterogênea e múltiplos depósitos
Barbosa, Igor de Almeida Malheiros
Meta-heurística
Roteamento de veículos
Metaheuristics
Vehicle routing
Iterated local search
Dial-a-ride
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Um algoritmo híbrido para o problema de roteamento de veículos do tipo dial-a-ride com frota heterogênea e múltiplos depósitos
title_full Um algoritmo híbrido para o problema de roteamento de veículos do tipo dial-a-ride com frota heterogênea e múltiplos depósitos
title_fullStr Um algoritmo híbrido para o problema de roteamento de veículos do tipo dial-a-ride com frota heterogênea e múltiplos depósitos
title_full_unstemmed Um algoritmo híbrido para o problema de roteamento de veículos do tipo dial-a-ride com frota heterogênea e múltiplos depósitos
title_sort Um algoritmo híbrido para o problema de roteamento de veículos do tipo dial-a-ride com frota heterogênea e múltiplos depósitos
author Barbosa, Igor de Almeida Malheiros
author_facet Barbosa, Igor de Almeida Malheiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Subramanian, Anand
http://lattes.cnpq.br/2752210156480636
Bulhões Júnior, Teobaldo Leite
http://lattes.cnpq.br/3464164007134344
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Igor de Almeida Malheiros
dc.subject.por.fl_str_mv Meta-heurística
Roteamento de veículos
Metaheuristics
Vehicle routing
Iterated local search
Dial-a-ride
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Meta-heurística
Roteamento de veículos
Metaheuristics
Vehicle routing
Iterated local search
Dial-a-ride
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Vehicle routing problems arise in many practical situations in the context of transportation logistics. Among them, we can highlight the problem of transporting customers from origin to destination locations, this problem is known as the dial-a-ride problem (DARP). The DARP consists of designing least-cost routes to serve pickup-and-delivery requests, while meeting capacity, time window, maximum route duration, and maximum ride time constraints. This work proposes a hybrid algorithm to solve DARP variants where both the demands and vehicle eet are heterogeneous, and the vehicles start their routes from multiple depots. The method combines the iterated local search metaheuristic with an exact procedure based on a set partitioning approach. In addition, several procedures were implemented to speedup the local search phase. Extensive computational experiments were conducted on benchmark instances in order to evaluate the impact of the diferent components of the algorithm, and to compare its performance with the best existing method. The results obtained suggest that the proposed algorithm outperforms the state-of-art method, producing high quality solutions, even improving seven best known results, in a very competitive runtime.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
2020-07-30
2021-10-28T19:15:15Z
2021-10-28T19:15:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21320
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Informática
Programa de Pós-Graduação em Informática
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Informática
Programa de Pós-Graduação em Informática
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801843196730277888