Desafios da gestão dos parques urbanos de Recife

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: MENESES, Ana Raquel Santos de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33408
Resumo: Os parques urbanos de Recife vêm passando por um período de grande demanda por parte da população, que apesar de ver nestes espaços lugares de lazer e relaxamento, encontram desafios para a sua utilização que vão desde a segurança até a dificuldade de acesso. Além disso, diferenças significativas na quantidade de usuários dos poucos parques da cidade sugerem diferentes formas de gestão e provisão deste serviço público. Parcelas do espaço público reconhecidas não apenas como equipamentos destinados ao lazer e à regeneração ou conservação da saúde, mas ainda como espaços fundamentais para o equilíbrio ambiental das áreas urbanas, estes espaços vêm reforçando cada vez mais a sua importância na composição dos ambientes urbanos que têm por objetivo proporcionar uma boa qualidade de vida a seus usuários. Este cenário tem imposto aos órgãos gestores a necessidade de adaptação às demandas provenientes destas novas dinâmicas. Além disso, a crescente consciência da população com relação ao espaço público, que vê neste cada vez mais um espaço da coletividade, tem aumentado as cobranças por sua melhor qualidade, manutenção e acessibilidade. No entanto, como outras cidades brasileiras, um período marcado por redirecionamento nas diretrizes de planejamento e construção das cidades, e por políticas públicas seccionadas resultou no desprestígio dos parques urbanos tanto pelos órgãos gestores como pela população. Também os órgãos gestores, com formatos e procedimentos definidos por diversas e sucessivas adaptações, tem sido tomados pelas urgências do cotidiano e, aparentemente sem espaço para reestruturações ou avaliações mais aprofundadas das demandas, processos e resultados, seguem com processos que muitas vezes se distanciam da realidade local. Nesse sentido, este trabalho se propõe a auxiliar os órgãos gestores dos parques urbanos de Recife na identificação dos principais entraves e demandas da gestão destes espaços a partir da construção de um modelo de análise baseado na avaliação do grau de satisfação dos usuários. Além disso, a verificação do alinhamento entre as avaliações dos usuários e dos gestores e a descrição da estrutura e dos processos de gestão baseada no depoimento dos próprios gestores apóiam a identificação de possíveis dificuldades. Os dados coletados com usuários de três parques de Recife demonstraram tanto as diferenças nos perfis de usuários como os contrastes na avaliação de diversos aspectos dos parques, mostrando que ainda que com estruturas físicas e de gestão similares, os resultados da gestão não se equiparam. As comparações entre avaliações de usuários e gestores demonstram o desalinhamento de percepções, enquanto que a pesquisa sobre os processos e atores envolvidos na gestão revelaram um sistema excessivamente segmentado e distanciado da população.
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Este cenário tem imposto aos órgãos gestores a necessidade de adaptação às demandas provenientes destas novas dinâmicas. Além disso, a crescente consciência da população com relação ao espaço público, que vê neste cada vez mais um espaço da coletividade, tem aumentado as cobranças por sua melhor qualidade, manutenção e acessibilidade. No entanto, como outras cidades brasileiras, um período marcado por redirecionamento nas diretrizes de planejamento e construção das cidades, e por políticas públicas seccionadas resultou no desprestígio dos parques urbanos tanto pelos órgãos gestores como pela população. Também os órgãos gestores, com formatos e procedimentos definidos por diversas e sucessivas adaptações, tem sido tomados pelas urgências do cotidiano e, aparentemente sem espaço para reestruturações ou avaliações mais aprofundadas das demandas, processos e resultados, seguem com processos que muitas vezes se distanciam da realidade local. Nesse sentido, este trabalho se propõe a auxiliar os órgãos gestores dos parques urbanos de Recife na identificação dos principais entraves e demandas da gestão destes espaços a partir da construção de um modelo de análise baseado na avaliação do grau de satisfação dos usuários. Além disso, a verificação do alinhamento entre as avaliações dos usuários e dos gestores e a descrição da estrutura e dos processos de gestão baseada no depoimento dos próprios gestores apóiam a identificação de possíveis dificuldades. Os dados coletados com usuários de três parques de Recife demonstraram tanto as diferenças nos perfis de usuários como os contrastes na avaliação de diversos aspectos dos parques, mostrando que ainda que com estruturas físicas e de gestão similares, os resultados da gestão não se equiparam. As comparações entre avaliações de usuários e gestores demonstram o desalinhamento de percepções, enquanto que a pesquisa sobre os processos e atores envolvidos na gestão revelaram um sistema excessivamente segmentado e distanciado da população.FACEPEThe urban parks of Recife have been going through a period of great demand from the population, who, despite seeing the parks as places for leisure and relaxation, encounter challenges in using them that range from security to difficulty of access. Additionally, significant differences in the quantities of users of the city‘s few parks suggest different forms of management and provision of this public service. Areas of public space recognized not only as facilities destined for leisure and the recovery or conservation of health, but even more as fundamental for the environmental equilibrium of urban areas, these spaces have been increasingly reinforcing their importance in the composition of the urban environments whose aim is to provide their users with a good quality of life. This scenario has imposed on the management bodies the need to adapt to the demands originating from these new dynamics. Furthermore, the growing awareness of the population with respect to public space, which is seen increasingly seen as one of collectiveness, has been increasing the demands for greater quality, maintenance and accessibility. However, as in other Brazilian cities, a period marked by the redirecting of guidelines for city planning and construction, as well as discontinuous public policy, has resulted in urban parks being undervalued by both the management bodies and the population itself. Moreover, the management bodies, with formats and procedures defined by diverse and successive adaptations, have been overtaken by the urgencies of day-to-day running and, apparently without space for deeper restructuring or evaluation of the demands, processes and results, maintain processes that are often distant from the local reality. In this sense, this work sets out to help the management bodies of Recife‘s urban parks in identifying the principal obstacles to and demands on the management of these spaces, starting from the construction of a model of analysis based on the evaluation of the users‘ degree of satisfaction. As well as this, verification of the alignment between the evaluations of users and managers and the description of the management structure and processes based on the testimonials of the managers themselves support the identification of possible difficulties. The data collected with the users of three parks in Recife demonstrated both the differences in user profiles and the contrasts in the evaluation of a range of aspects of the parks, showing that even with similar physical and management structures, the results of the management were not equal. The comparisons between the evaluations of the users and managers demonstrate the misalignment of perceptions, while the research into the processes and actors involved in the management revealed a system that is excessively segmented and distanced from the population.Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoMONTEIRO, Circe Maria GamaGOMES, Yves de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/0275417610967661http://lattes.cnpq.br/4094519987835330MENESES, Ana Raquel Santos de2019-09-20T18:11:26Z2019-09-20T18:11:26Z2018-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33408porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-26T05:47:06Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/33408Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T05:47:06Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
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