Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife : uma análise por Modelagem de Equações Estruturais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2025
Autor(a) principal: CARDOZO, Rodrigo Juan Martins
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62075
Resumo: A Região Metropolitana do Recife (RMR), maior do Nordeste, enfrenta desafios no transporte público, agravados pela pandemia da COVID-19, que intensificou a queda na demanda e a deterioração da qualidade do serviço. O Sistema Estrutural Integrado (SEI), composto por ônibus e metrô, sofre com a redução de passageiros e a crescente preferência por transportes individuais, como aplicativos de carro e moto, ameaçando sua eficiência e sustentabilidade. Este estudo investiga os fatores que influenciam o uso do transporte público na RMR, com foco na rede, eficiência, qualidade e competitividade entre modos, utilizando a Modelagem de Equações Estruturais (SEM) para analisar relações diretas e indiretas entre variáveis. A hipótese central é que um sistema de transporte público bem planejado, eficiente e de qualidade pode aumentar sua atratividade, reduzindo a dependência de modais individuais e promovendo uma mobilidade urbana mais sustentável e equitativa. Os resultados indicam que a eficiência e a qualidade são fatores-chave para a escolha dos usuários, com relações inversas observadas entre o transporte público e os aplicativos de carro e moto. Além disso, o estudo destaca a importância de políticas públicas que fortaleçam o transporte coletivo, que se alinhem ao Paradigma da Mobilidade Sustentável, para reduzir emissões de gases de efeito estufa e promover inclusão social. A falta de integração entre os municípios da RMR no âmbito do Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) é um desafio crítico, gerando fragmentação e concorrência com serviços municipais informais. Para promover uma mobilidade sustentável, é essencial fortalecer a rede de transporte público, melhorando aspectos como pontualidade, conforto e segurança, e ampliar a cooperação inter federativa. Conclui-se que investimentos em eficiência e qualidade são fundamentais para tornar o transporte público mais competitivo e atrativo, contribuindo para uma mobilidade urbana mais sustentável e inclusiva.
id UFPE_2c4b2a17e26cc052c625ba43da414ba6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/62075
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife : uma análise por Modelagem de Equações EstruturaisTransporte PúblicoEquações EstruturaisRegião Metropolitana do RecifeA Região Metropolitana do Recife (RMR), maior do Nordeste, enfrenta desafios no transporte público, agravados pela pandemia da COVID-19, que intensificou a queda na demanda e a deterioração da qualidade do serviço. O Sistema Estrutural Integrado (SEI), composto por ônibus e metrô, sofre com a redução de passageiros e a crescente preferência por transportes individuais, como aplicativos de carro e moto, ameaçando sua eficiência e sustentabilidade. Este estudo investiga os fatores que influenciam o uso do transporte público na RMR, com foco na rede, eficiência, qualidade e competitividade entre modos, utilizando a Modelagem de Equações Estruturais (SEM) para analisar relações diretas e indiretas entre variáveis. A hipótese central é que um sistema de transporte público bem planejado, eficiente e de qualidade pode aumentar sua atratividade, reduzindo a dependência de modais individuais e promovendo uma mobilidade urbana mais sustentável e equitativa. Os resultados indicam que a eficiência e a qualidade são fatores-chave para a escolha dos usuários, com relações inversas observadas entre o transporte público e os aplicativos de carro e moto. Além disso, o estudo destaca a importância de políticas públicas que fortaleçam o transporte coletivo, que se alinhem ao Paradigma da Mobilidade Sustentável, para reduzir emissões de gases de efeito estufa e promover inclusão social. A falta de integração entre os municípios da RMR no âmbito do Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) é um desafio crítico, gerando fragmentação e concorrência com serviços municipais informais. Para promover uma mobilidade sustentável, é essencial fortalecer a rede de transporte público, melhorando aspectos como pontualidade, conforto e segurança, e ampliar a cooperação inter federativa. Conclui-se que investimentos em eficiência e qualidade são fundamentais para tornar o transporte público mais competitivo e atrativo, contribuindo para uma mobilidade urbana mais sustentável e inclusiva.The Metropolitan Region of Recife (RMR), the largest in the Northeast of Brazil, faces significant public transportation challenges, which were exacerbated by the COVID-19 pandemic. The pandemic intensified the decline in demand and further deteriorated service quality. The Integrated Structural System (SEI), composed of buses and metro, has been struggling with a reduction in passengers and a growing preference for individual transport modes, such as ride-hailing services for cars and motorcycles. This shift threatens the system’s efficiency and sustainability. This study investigates the factors influencing public transportation use in the RMR, focusing on network coverage, efficiency, quality, and competitiveness among transport modes. Structural Equation Modeling (SEM) is used to analyze the direct and indirect relationships between these variables. The central hypothesis is that a well-planned, efficient, and high-quality public transportation system can increase its attractiveness, reduce reliance on individual transportation modes, and promote more sustainable and equitable urban mobility. The results indicate that efficiency and quality are key factors in users’ transportation choices, with an inverse relationship observed between public transportation use and ride-hailing services for cars and motorcycles. Additionally, the study highlights the importance of public policies that strengthen collective transportation, aligning with the Sustainable Mobility Paradigm to reduce greenhouse gas emissions and promote social inclusion. A critical challenge is the lack of integration among municipalities within the Greater Recife Transport Consortium (GRCT), leading to fragmentation and competition with informal municipal services. To promote sustainable mobility, it is essential to strengthen the public transportation network by improving punctuality, comfort, and safety, as well as expanding intergovernmental cooperation. The study concludes that investments in efficiency and quality are fundamental to making public transportation more competitive and attractive, contributing to a more sustainable and inclusive urban mobility system.Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilANDRADE, Maurício Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/1049200273013493http://lattes.cnpq.br/0093267389008960CARDOZO, Rodrigo Juan Martins2025-04-02T16:14:03Z2025-04-02T16:14:03Z2025-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARDOZO, Rodrigo Juan Martins. Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife: uma análise por Modelagem de Equações Estruturais. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62075porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2025-04-03T05:28:34Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/62075Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212025-04-03T05:28:34Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife : uma análise por Modelagem de Equações Estruturais
title Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife : uma análise por Modelagem de Equações Estruturais
spellingShingle Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife : uma análise por Modelagem de Equações Estruturais
CARDOZO, Rodrigo Juan Martins
Transporte Público
Equações Estruturais
Região Metropolitana do Recife
title_short Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife : uma análise por Modelagem de Equações Estruturais
title_full Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife : uma análise por Modelagem de Equações Estruturais
title_fullStr Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife : uma análise por Modelagem de Equações Estruturais
title_full_unstemmed Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife : uma análise por Modelagem de Equações Estruturais
title_sort Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife : uma análise por Modelagem de Equações Estruturais
author CARDOZO, Rodrigo Juan Martins
author_facet CARDOZO, Rodrigo Juan Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDRADE, Maurício Oliveira de
http://lattes.cnpq.br/1049200273013493
http://lattes.cnpq.br/0093267389008960
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDOZO, Rodrigo Juan Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte Público
Equações Estruturais
Região Metropolitana do Recife
topic Transporte Público
Equações Estruturais
Região Metropolitana do Recife
description A Região Metropolitana do Recife (RMR), maior do Nordeste, enfrenta desafios no transporte público, agravados pela pandemia da COVID-19, que intensificou a queda na demanda e a deterioração da qualidade do serviço. O Sistema Estrutural Integrado (SEI), composto por ônibus e metrô, sofre com a redução de passageiros e a crescente preferência por transportes individuais, como aplicativos de carro e moto, ameaçando sua eficiência e sustentabilidade. Este estudo investiga os fatores que influenciam o uso do transporte público na RMR, com foco na rede, eficiência, qualidade e competitividade entre modos, utilizando a Modelagem de Equações Estruturais (SEM) para analisar relações diretas e indiretas entre variáveis. A hipótese central é que um sistema de transporte público bem planejado, eficiente e de qualidade pode aumentar sua atratividade, reduzindo a dependência de modais individuais e promovendo uma mobilidade urbana mais sustentável e equitativa. Os resultados indicam que a eficiência e a qualidade são fatores-chave para a escolha dos usuários, com relações inversas observadas entre o transporte público e os aplicativos de carro e moto. Além disso, o estudo destaca a importância de políticas públicas que fortaleçam o transporte coletivo, que se alinhem ao Paradigma da Mobilidade Sustentável, para reduzir emissões de gases de efeito estufa e promover inclusão social. A falta de integração entre os municípios da RMR no âmbito do Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) é um desafio crítico, gerando fragmentação e concorrência com serviços municipais informais. Para promover uma mobilidade sustentável, é essencial fortalecer a rede de transporte público, melhorando aspectos como pontualidade, conforto e segurança, e ampliar a cooperação inter federativa. Conclui-se que investimentos em eficiência e qualidade são fundamentais para tornar o transporte público mais competitivo e atrativo, contribuindo para uma mobilidade urbana mais sustentável e inclusiva.
publishDate 2025
dc.date.none.fl_str_mv 2025-04-02T16:14:03Z
2025-04-02T16:14:03Z
2025-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOZO, Rodrigo Juan Martins. Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife: uma análise por Modelagem de Equações Estruturais. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62075
identifier_str_mv CARDOZO, Rodrigo Juan Martins. Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife: uma análise por Modelagem de Equações Estruturais. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1833923033639682048