Jogos de alfabetização : uma análise de acervos disponíveis em escolas da rede pública de ensino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: SOUZA, Aline Gomes de
Orientador(a): SILVA, Alexsandro da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40002
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar jogos de alfabetização que se encontram disponíveis em escolas da rede pública de ensino, no que se refere ao ensino e à aprendizagem da escrita alfabética. Para dialogar com os dados gerados, mobilizamos, ao longo do trabalho, diferentes autores no intuito de compreender as especificidades e controvérsias dos temas tratados. Refletimos sobre a faceta linguística da aprendizagem inicial da língua escrita (SOARES, 2019) e apresentamos as contribuições do brincar com as palavras no processo de aprendizagem da natureza e funcionamento do sistema alfabético de escrita (ARAUJO, 2016; LEAL; SILVA, 2011), que pode ser promovido em contextos diversos de uso dos jogos didáticos de alfabetização (LEAL; ALBUQUERQUE; LEITE, 2005; LEAL; SILVA, 2011; MORAIS, 2012; SILVA, 2014; SOARES, 2011). Para atender ao objetivo do estudo, realizamos uma pesquisa documental dos acervos de jogos de alfabetização disponíveis em duas escolas da rede pública municipal da cidade de Brejo da Madre de Deus – PE e dos manuais didáticos dos jogos. Ancoramos o tratamento e a análise dos dados gerados na análise de conteúdo, segundo Bardin (1977). Os resultados revelaram, no que se refere às concepções teóricas subjacentes aos jogos de alfabetização analisados, sintonia quanto às concepções teóricas e propostas didáticas. As proposições acerca do tratamento da língua escrita, seu ensino e aprendizagem analisadas se aproximam de perspectivas construtivistas, distanciando-se, consequentemente, de abordagens mais tradicionais. Os conhecimentos linguísticos enfocados nos jogos de alfabetização investigados são variados e propõem a aprendizagem de diferentes aspectos da linguagem, unidades linguísticas e habilidades. No que se refere aos aspectos linguísticos, percebemos que a maioria dos jogos é do tipo sonoro e gráfico/alfabético. Quanto às unidades linguísticas, a maior parte deles enfoca sílabas e palavras. Já com relação às habilidades, constatamos que predominam atividades de identificação. Nessa direção, percebemos a importância de conhecer os conhecimentos inerentes aos jogos de alfabetização para orientar a aprendizagem dos alfabetizandos de acordo com as necessidades de aprendizagem que eles apresentam. No que diz respeito às orientações pedagógicas dos jogos de alfabetização direcionadas aos professores presentes nos manuais didáticos das coleções de jogos analisadas, identificamos indicações para o uso dos jogos que buscam orientar os professores e professoras antes, durante e após o uso desses recursos, além de sugestões para modificá-los, tornando-os, por exemplo, mais ou menos desafiadores. Dessas orientações, as sugestões de encaminhamentos a serem realizados antes dos jogos apresentaram maior frequência nos manuais didáticos dos jogos analisados. Em linhas gerais, percebemos que as orientações pedagógicas analisadas revelam uma série de medidas indispensáveis quando os jogos de alfabetização são usados com finalidade de ensino e aprendizagem. Da mesma forma, revelam o potencial do jogo se desdobrar em outras reflexões. Os resultados obtidos apontam a necessidade de ampliar o debate científico e pragmático sobre o tratamento didático e pedagógico dado aos jogos de alfabetização, tanto no que se refere ao processo de concepção e elaboração desses recursos, quanto aos usos desses materiais e seus respectivos manuais didáticos.
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Refletimos sobre a faceta linguística da aprendizagem inicial da língua escrita (SOARES, 2019) e apresentamos as contribuições do brincar com as palavras no processo de aprendizagem da natureza e funcionamento do sistema alfabético de escrita (ARAUJO, 2016; LEAL; SILVA, 2011), que pode ser promovido em contextos diversos de uso dos jogos didáticos de alfabetização (LEAL; ALBUQUERQUE; LEITE, 2005; LEAL; SILVA, 2011; MORAIS, 2012; SILVA, 2014; SOARES, 2011). Para atender ao objetivo do estudo, realizamos uma pesquisa documental dos acervos de jogos de alfabetização disponíveis em duas escolas da rede pública municipal da cidade de Brejo da Madre de Deus – PE e dos manuais didáticos dos jogos. Ancoramos o tratamento e a análise dos dados gerados na análise de conteúdo, segundo Bardin (1977). Os resultados revelaram, no que se refere às concepções teóricas subjacentes aos jogos de alfabetização analisados, sintonia quanto às concepções teóricas e propostas didáticas. As proposições acerca do tratamento da língua escrita, seu ensino e aprendizagem analisadas se aproximam de perspectivas construtivistas, distanciando-se, consequentemente, de abordagens mais tradicionais. Os conhecimentos linguísticos enfocados nos jogos de alfabetização investigados são variados e propõem a aprendizagem de diferentes aspectos da linguagem, unidades linguísticas e habilidades. No que se refere aos aspectos linguísticos, percebemos que a maioria dos jogos é do tipo sonoro e gráfico/alfabético. Quanto às unidades linguísticas, a maior parte deles enfoca sílabas e palavras. Já com relação às habilidades, constatamos que predominam atividades de identificação. Nessa direção, percebemos a importância de conhecer os conhecimentos inerentes aos jogos de alfabetização para orientar a aprendizagem dos alfabetizandos de acordo com as necessidades de aprendizagem que eles apresentam. No que diz respeito às orientações pedagógicas dos jogos de alfabetização direcionadas aos professores presentes nos manuais didáticos das coleções de jogos analisadas, identificamos indicações para o uso dos jogos que buscam orientar os professores e professoras antes, durante e após o uso desses recursos, além de sugestões para modificá-los, tornando-os, por exemplo, mais ou menos desafiadores. Dessas orientações, as sugestões de encaminhamentos a serem realizados antes dos jogos apresentaram maior frequência nos manuais didáticos dos jogos analisados. Em linhas gerais, percebemos que as orientações pedagógicas analisadas revelam uma série de medidas indispensáveis quando os jogos de alfabetização são usados com finalidade de ensino e aprendizagem. Da mesma forma, revelam o potencial do jogo se desdobrar em outras reflexões. Os resultados obtidos apontam a necessidade de ampliar o debate científico e pragmático sobre o tratamento didático e pedagógico dado aos jogos de alfabetização, tanto no que se refere ao processo de concepção e elaboração desses recursos, quanto aos usos desses materiais e seus respectivos manuais didáticos.FACEPEThe general objective of the present research was to analyze the alphabetization games available in public schools, regarding the teaching and learning of alphabetic writing. In order to dialogue with the data generated we mobilized, throughout the work, different authors in order to understand the specificities and controversies of the themes addressed. We reflected on the linguistic facet of the initial learning of the written language (SOARES, 2019) and presented the contributions of playing with words in the process of learning the nature and functioning of the alphabetic writing system (ARAUJO, 2016; LEAL; SILVA, 2011), which can be promoted in diverse contexts of use of the alphabetization teaching games (LEAL; ALBUQUERQUE; LEITE, 2005; LEAL; SILVA, 2011; MORAIS, 2012; SILVA, 2014; SOARES, 2011). To meet the objective of the study, we conducted a documentary research of the collections of alphabetization games available in two schools of the municipal public network of the city of Brejo da Madre de Deus - PE and the teaching manuals of the games. We anchored the treatment and analysis of the data generated in content analysis, according to Bardin (1977). The results revealed, with regard to the theoretical conceptions underlying the alphabetization games analyzed, harmony as to the theoretical conceptions and didactic proposals. The propositions about the treatment of the written language, its teaching and learning, analyzed, are close to constructivist perspectives, distancing themselves, consequently, from more traditional approaches. The linguistic knowledge focused on in the alphabetization games investigated is varied and proposes the learning of different aspects of language, linguistic units, and skills. Regarding the linguistic aspects, we noticed that most of the games are of the sound and graphic/alphabetic type. As for the linguistics units, most of them focus on syllables and words. As for the skills, we found that identification activities predominate. In this sense, we realize the importance of understanding the knowledge inherent in alphabetization games to guide the learning of literacy students according to their learning needs. With regard to the pedagogical orientations of alphabetization games directed to teachers present in the manuals of the game collections analyzed, we identified indications for the use of games that seek to guide teachers before, during, and after the use of these resources, as well as suggestions for modifying them, making them, for example, more or less challenging. Of these orientations, the suggestions of steps to be taken before the games were more frequent in the textbooks of the games analyzed. In general terms, we noticed that the pedagogical orientations analyzed reveal a series of indispensable measures when alphabetization games are used for teaching and learning purposes. In the same way, they reveal the potential of the game to unfold into other reflections. The results obtained point to the need to broaden the scientific and pragmatic debate about the didactic and pedagogical treatment given to alphabetization games, both in terms of the process of conception and elaboration of these resources, and the uses of these materials and their respective teaching manuals.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessJogos – Brejo da Madre de Deus (PE)Alfabetização – Brejo da Madre de Deus (PE)Escrita – Brejo da Madre de Deus (PE)Ensino – Brejo da Madre de Deus (PE)Aprendizagem – Brejo da Madre de Deus (PE)Jogos de alfabetização : uma análise de acervos disponíveis em escolas da rede pública de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Aline Gomes de Souza.pdfDISSERTAÇÃO Aline Gomes de Souza.pdfapplication/pdf1936471https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40002/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Aline%20Gomes%20de%20Souza.pdf5145d2f6af4b19a6348182ed567be58aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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