A acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: FERNANDES, Fernando Emanoel de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Design
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51730
Resumo: A presente investigação discute o tema da acessibilidade, um aspecto que visa promover o acesso e a condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e permitindo que um indivíduo participe da vida em sociedade com autonomia e independência. Mais especificamente, aborda as recomendações de acessibilidade cognitiva, provenientes das Game Accessibility Guidelines, propostas de acessibilidade destinadas a jogos, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA), presentes em party games de cartas, que possuem regras simples, curta duração e possibilitam ampla interação social. Ao falar em acessibilidade em jogos, ainda é recorrente associarmos os recursos e as técnicas implementadas referentes, principalmente, a outras deficiências e, Apesar de existir uma crescente conscientização dos profissionais quanto à acessibilidade voltada para a construção de artefatos lúdicos, o estado da arte em pesquisas e recursos de jogos relacionado à acessibilidade para pessoas dentro do TEA ainda se encontra em estágios bastante iniciais. Tal premissa abre caminhos para se estabelecer o objetivo geral de propor um conjunto sistematizado de contribuições para componentes de party games de cartas a partir das recomendações de acessibilidade cognitiva das Game Accessibility Guidelines, estimulando o interesse de jogadores dentro do transtorno do espectro autista (TEA). Após o levantamento bibliográfico, com o intuito de fundar o embasamento teórico, por meio do Método de Procedimento Comparativo foi possível confrontar, através de triangulações, as Game Accessibility Guidelines cognitivas e os quatro eixos da Tétrade Elementar dos Jogos de Schell, uma classificação que permite subdividir os jogos em mecânica, narrativa, estética e tecnologia, nos diferentes party games de cartas, originando resultados que demonstrassem o grau de acessibilidade em cada artefato. Por fim, foram propostas sugestões de recursos acessíveis para os artefatos lúdicos, suscitando reflexões acerca da tomada de decisões de design inclusivas, culminando no desenvolvimento de party games de cartas mais acessíveis, voltados para jogadores com deficiências intelectuais, neurais ou de aprendizagem, em especial o TEA.
id UFPE_40ab387da355278421f71419110fe5ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/51730
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling A acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEADesignParty games de cartasGame accessibility guidelinesTranstorno do Espectro Autista (TEA)A presente investigação discute o tema da acessibilidade, um aspecto que visa promover o acesso e a condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e permitindo que um indivíduo participe da vida em sociedade com autonomia e independência. Mais especificamente, aborda as recomendações de acessibilidade cognitiva, provenientes das Game Accessibility Guidelines, propostas de acessibilidade destinadas a jogos, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA), presentes em party games de cartas, que possuem regras simples, curta duração e possibilitam ampla interação social. Ao falar em acessibilidade em jogos, ainda é recorrente associarmos os recursos e as técnicas implementadas referentes, principalmente, a outras deficiências e, Apesar de existir uma crescente conscientização dos profissionais quanto à acessibilidade voltada para a construção de artefatos lúdicos, o estado da arte em pesquisas e recursos de jogos relacionado à acessibilidade para pessoas dentro do TEA ainda se encontra em estágios bastante iniciais. Tal premissa abre caminhos para se estabelecer o objetivo geral de propor um conjunto sistematizado de contribuições para componentes de party games de cartas a partir das recomendações de acessibilidade cognitiva das Game Accessibility Guidelines, estimulando o interesse de jogadores dentro do transtorno do espectro autista (TEA). Após o levantamento bibliográfico, com o intuito de fundar o embasamento teórico, por meio do Método de Procedimento Comparativo foi possível confrontar, através de triangulações, as Game Accessibility Guidelines cognitivas e os quatro eixos da Tétrade Elementar dos Jogos de Schell, uma classificação que permite subdividir os jogos em mecânica, narrativa, estética e tecnologia, nos diferentes party games de cartas, originando resultados que demonstrassem o grau de acessibilidade em cada artefato. Por fim, foram propostas sugestões de recursos acessíveis para os artefatos lúdicos, suscitando reflexões acerca da tomada de decisões de design inclusivas, culminando no desenvolvimento de party games de cartas mais acessíveis, voltados para jogadores com deficiências intelectuais, neurais ou de aprendizagem, em especial o TEA.The present investigation discusses the theme of accessibility, an aspect that aims to promote access and the condition of reach, perception and understanding for the use, on equal opportunities, safely and allowing an individual to participate in life in society with autonomy and independence. More specifically, it addresses the cognitive accessibility recommendations from the Game Accessibility Guidelines, accessibility proposals aimed at games, with emphasis on Autistic Spectrum Disorder (ASD), present in card party games, which have simple rules, short duration, and allow extensive social interaction. When talking about accessibility in games, it is still recurrent to associate the resources and implemented techniques referring, mainly, to other deficiencies and, despite there being a growing awareness of professionals regarding accessibility aimed at the construction of ludic artifacts, the state of the art in research and game resources related to accessibility for people within TEA is still in very early stages. This premise opens the way to establishing the general objective of proposing a systematic set of contributions to card party game components based on the cognitive accessibility recommendations of the Game Accessibility Guidelines, stimulating the interest of players within the autism spectrum disorder (ASD). After the bibliographical survey, in order to found the theoretical basis, through the Method of Comparative Procedure it was possible to confront, through triangulations, the cognitive Game Accessibility Guidelines and the four axes of the Elementary Tetrad of Schell's Games, a classification that allows subdivide the games into mechanics, narrative, aesthetics and technology, in the different card party games, resulting in results that demonstrate the degree of accessibility in each artifact. Finally, suggestions for accessible resources for playful artifacts were proposed, prompting reflections on making inclusive design decisions, culminating in the development of more accessible card party games, aimed at players with intellectual, neural or learning disabilities, in particular the TEA.Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pos Graduacao em DesignMARTINS, Laura BezerraLIMA, Rafaella Asfora Siqueira Camposhttp://lattes.cnpq.br/3876526165765210http://lattes.cnpq.br/0215243970688414http://lattes.cnpq.br/9790116928577230FERNANDES, Fernando Emanoel de Oliveira2023-08-01T23:50:48Z2023-08-01T23:50:48Z2023-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Fernando Emanoel de Oliveira. A acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEA. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51730porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2023-08-02T05:13:19Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/51730Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-08-02T05:13:19Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEA
title A acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEA
spellingShingle A acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEA
FERNANDES, Fernando Emanoel de Oliveira
Design
Party games de cartas
Game accessibility guidelines
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_short A acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEA
title_full A acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEA
title_fullStr A acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEA
title_full_unstemmed A acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEA
title_sort A acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEA
author FERNANDES, Fernando Emanoel de Oliveira
author_facet FERNANDES, Fernando Emanoel de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARTINS, Laura Bezerra
LIMA, Rafaella Asfora Siqueira Campos
http://lattes.cnpq.br/3876526165765210
http://lattes.cnpq.br/0215243970688414
http://lattes.cnpq.br/9790116928577230
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Fernando Emanoel de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Party games de cartas
Game accessibility guidelines
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
topic Design
Party games de cartas
Game accessibility guidelines
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
description A presente investigação discute o tema da acessibilidade, um aspecto que visa promover o acesso e a condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e permitindo que um indivíduo participe da vida em sociedade com autonomia e independência. Mais especificamente, aborda as recomendações de acessibilidade cognitiva, provenientes das Game Accessibility Guidelines, propostas de acessibilidade destinadas a jogos, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA), presentes em party games de cartas, que possuem regras simples, curta duração e possibilitam ampla interação social. Ao falar em acessibilidade em jogos, ainda é recorrente associarmos os recursos e as técnicas implementadas referentes, principalmente, a outras deficiências e, Apesar de existir uma crescente conscientização dos profissionais quanto à acessibilidade voltada para a construção de artefatos lúdicos, o estado da arte em pesquisas e recursos de jogos relacionado à acessibilidade para pessoas dentro do TEA ainda se encontra em estágios bastante iniciais. Tal premissa abre caminhos para se estabelecer o objetivo geral de propor um conjunto sistematizado de contribuições para componentes de party games de cartas a partir das recomendações de acessibilidade cognitiva das Game Accessibility Guidelines, estimulando o interesse de jogadores dentro do transtorno do espectro autista (TEA). Após o levantamento bibliográfico, com o intuito de fundar o embasamento teórico, por meio do Método de Procedimento Comparativo foi possível confrontar, através de triangulações, as Game Accessibility Guidelines cognitivas e os quatro eixos da Tétrade Elementar dos Jogos de Schell, uma classificação que permite subdividir os jogos em mecânica, narrativa, estética e tecnologia, nos diferentes party games de cartas, originando resultados que demonstrassem o grau de acessibilidade em cada artefato. Por fim, foram propostas sugestões de recursos acessíveis para os artefatos lúdicos, suscitando reflexões acerca da tomada de decisões de design inclusivas, culminando no desenvolvimento de party games de cartas mais acessíveis, voltados para jogadores com deficiências intelectuais, neurais ou de aprendizagem, em especial o TEA.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01T23:50:48Z
2023-08-01T23:50:48Z
2023-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Fernando Emanoel de Oliveira. A acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEA. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51730
identifier_str_mv FERNANDES, Fernando Emanoel de Oliveira. A acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEA. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Design
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1833923043726983168