Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Aurenéa Maria de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9658
Resumo: Nesta tese o que pretendemos analisar são as relações de tolerância/intolerância religiosa que se dão entre os adeptos do Espiritismo kardecista e os adeptos de outras religiões, isto a partir da admissão da existência de um cenário multicultural que, estimulado por uma era globalizada, promove encontros e misturas de vários tipos de povos que se fazem acompanhar pela emergência de demandas cada vez mais plurais, que reclamam a convivência com o Outro, diferente/semelhante de/a nós. Desse modo foi que procuramos examinar essas relações buscando especificamente entender na esfera de um pluralismo religioso, como os kardecistas se posicionam dentro desse atual contexto, contexto este que os obriga a lidar com a questão da diversidade e competitividade entre religiões tendo em vista que, a quebra da hegemonia da religião católica que se vem dando no mundo, e também no Brasil, tem se realizado de modo a fazer emergir culturas e subculturas religiosas que lutam entre si pela conquista de adeptos. Neste sentido, é que acreditamos ser relevante compreender como este segmento religioso tem vivenciado/se portado ante esse conflito, isto é, o conflito entre a prática da tolerância e/ou intolerância com membros de outras religiões por um lado, e a busca de expansão do Espiritismo por outro
id UFPE_4b5b400e4c15debf21a347491639e551
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/9658
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004)MulticulturalismoTolerânciaIntolerânciaReligiãoNesta tese o que pretendemos analisar são as relações de tolerância/intolerância religiosa que se dão entre os adeptos do Espiritismo kardecista e os adeptos de outras religiões, isto a partir da admissão da existência de um cenário multicultural que, estimulado por uma era globalizada, promove encontros e misturas de vários tipos de povos que se fazem acompanhar pela emergência de demandas cada vez mais plurais, que reclamam a convivência com o Outro, diferente/semelhante de/a nós. Desse modo foi que procuramos examinar essas relações buscando especificamente entender na esfera de um pluralismo religioso, como os kardecistas se posicionam dentro desse atual contexto, contexto este que os obriga a lidar com a questão da diversidade e competitividade entre religiões tendo em vista que, a quebra da hegemonia da religião católica que se vem dando no mundo, e também no Brasil, tem se realizado de modo a fazer emergir culturas e subculturas religiosas que lutam entre si pela conquista de adeptos. Neste sentido, é que acreditamos ser relevante compreender como este segmento religioso tem vivenciado/se portado ante esse conflito, isto é, o conflito entre a prática da tolerância e/ou intolerância com membros de outras religiões por um lado, e a busca de expansão do Espiritismo por outroUniversidade Federal de PernambucoBURITY, Joanildo AlbuquerqueOLIVEIRA, Aurenéa Maria de2014-06-12T23:15:41Z2014-06-12T23:15:41Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMaria de Oliveira, Aurenéa; Albuquerque Burity, Joanildo. Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004). 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9658porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T09:10:39Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/9658Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T09:10:39Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004)
title Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004)
spellingShingle Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004)
OLIVEIRA, Aurenéa Maria de
Multiculturalismo
Tolerância
Intolerância
Religião
title_short Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004)
title_full Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004)
title_fullStr Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004)
title_full_unstemmed Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004)
title_sort Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004)
author OLIVEIRA, Aurenéa Maria de
author_facet OLIVEIRA, Aurenéa Maria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BURITY, Joanildo Albuquerque
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Aurenéa Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo
Tolerância
Intolerância
Religião
topic Multiculturalismo
Tolerância
Intolerância
Religião
description Nesta tese o que pretendemos analisar são as relações de tolerância/intolerância religiosa que se dão entre os adeptos do Espiritismo kardecista e os adeptos de outras religiões, isto a partir da admissão da existência de um cenário multicultural que, estimulado por uma era globalizada, promove encontros e misturas de vários tipos de povos que se fazem acompanhar pela emergência de demandas cada vez mais plurais, que reclamam a convivência com o Outro, diferente/semelhante de/a nós. Desse modo foi que procuramos examinar essas relações buscando especificamente entender na esfera de um pluralismo religioso, como os kardecistas se posicionam dentro desse atual contexto, contexto este que os obriga a lidar com a questão da diversidade e competitividade entre religiões tendo em vista que, a quebra da hegemonia da religião católica que se vem dando no mundo, e também no Brasil, tem se realizado de modo a fazer emergir culturas e subculturas religiosas que lutam entre si pela conquista de adeptos. Neste sentido, é que acreditamos ser relevante compreender como este segmento religioso tem vivenciado/se portado ante esse conflito, isto é, o conflito entre a prática da tolerância e/ou intolerância com membros de outras religiões por um lado, e a busca de expansão do Espiritismo por outro
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2014-06-12T23:15:41Z
2014-06-12T23:15:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Maria de Oliveira, Aurenéa; Albuquerque Burity, Joanildo. Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004). 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9658
identifier_str_mv Maria de Oliveira, Aurenéa; Albuquerque Burity, Joanildo. Multiculturalismo, pluralismo e (In)tolerância religiosa: o relacionamento dos espíritas pernambucanos com os adeptos de outras religiões (1999-2004). 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1856042072335712256