O recife da cidade : representações de uma paisagem fundacional da cidade do Recife
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45836 |
Resumo: | Os arrecifes que ornam a costa da capital pernambucana foram um fator determinante para o estabelecimento de um ancoradouro natural e para a fundação e desenvolvimento de uma cidade. Tais pedras possuem um significado ampliado, para além dos seus aspectos materiais, e se expressam enquanto paisagem de relevância social e cultural, um híbrido de natureza e cultura, constituindo um referencial para a cidade do Recife (GONÇALVES et al.., 2017). No presente estudo, objetivou-se verificar como a paisagem fundacional dos arrecifes foi representada nos guias turísticos impressos da cidade, a partir de um corpus analítico composto por dezoito artefatos, publicados entre 1932 e 2015. Mais especificamente, buscou-se (a) compreender os aspectos de natureza geológica, geográfica e histórica da formação dos arrecifes; (b) investigar as dimensões culturais e simbólicas associadas à paisagem dos arrecifes e suas representações; (c) verificar as origens dos guias turísticos impressos, seu histórico no Brasil e no mundo e a evolução dos guias da Cidade do Recife, considerando-os enquanto espaço e suporte de informação e de representação; e (d) analisar as representações pictóricas, esquemáticas e verbais dos arrecifes em guias turísticos da cidade do Recife. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica nas áreas da geologia, geografia, história e do campo da paisagem. Para a análise das representações, foram utilizados dois modelos metodológicos: o modo pictórico/esquemático foi examinado com base no contributo de Michael Twyman (1985), Clive Ashwin (1979) e Jacques Bertin (1967) e o modo verbal pautou-se no instrumental desenvolvido por Laurence Bardin (1977). Foi verificada a presença de 93 representações pictóricas e esquemáticas e de 166 ocorrências verbais. Os resultados da análise demonstram a predominância do papel coadjuvante ou figurativo da paisagem dos arrecifes nestas representações, destacando-se as características objetivas das pedras, em detrimento de sua dimensão simbólica, e confirmando a hipótese da sua invisibilidade no tocante aos aspectos imateriais e enquanto paisagem fundacional da cidade. |
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Mais especificamente, buscou-se (a) compreender os aspectos de natureza geológica, geográfica e histórica da formação dos arrecifes; (b) investigar as dimensões culturais e simbólicas associadas à paisagem dos arrecifes e suas representações; (c) verificar as origens dos guias turísticos impressos, seu histórico no Brasil e no mundo e a evolução dos guias da Cidade do Recife, considerando-os enquanto espaço e suporte de informação e de representação; e (d) analisar as representações pictóricas, esquemáticas e verbais dos arrecifes em guias turísticos da cidade do Recife. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica nas áreas da geologia, geografia, história e do campo da paisagem. Para a análise das representações, foram utilizados dois modelos metodológicos: o modo pictórico/esquemático foi examinado com base no contributo de Michael Twyman (1985), Clive Ashwin (1979) e Jacques Bertin (1967) e o modo verbal pautou-se no instrumental desenvolvido por Laurence Bardin (1977). Foi verificada a presença de 93 representações pictóricas e esquemáticas e de 166 ocorrências verbais. Os resultados da análise demonstram a predominância do papel coadjuvante ou figurativo da paisagem dos arrecifes nestas representações, destacando-se as características objetivas das pedras, em detrimento de sua dimensão simbólica, e confirmando a hipótese da sua invisibilidade no tocante aos aspectos imateriais e enquanto paisagem fundacional da cidade.CAPESThe reefs that adorn the shores in Pernambuco’s capital were a major factor for the establishment of a natural anchorage area that eventually led to the founding and development of a city. These stones are embedded with a larger meaning, well beyond their physical aspects. They represent a socially and culturally relevant referencial locus to the city, hybrid of nature and culture (GONÇALVES et al.., 2017). This research was carried out to investigate how the city of Recife’s foundational reefs scenery was portrayed in the city’s printed travel guides. The analysis consisted of a corpus comprising eighteen artifacts, published between 1932 and 2015. Specifically, the study was aimed at (a) understand the geological, geographical and historical aspects of the reef’s formation; (b) research the cultural and symbolic dimensions related to the reef’s scenery and their representation; ( c) verify the origins of the printed travel guides, their record, both in Brazil and worldwide, and the evolution of travel guides concerning the city of Recife. Travel guides were regarded both as informational and representational support medium; (d) analyse the pictorial, schematic and verbal representations of the reefs in Recife’s travel guides. The methods consisted of bibliographic research in the areas of geology, geography, history, and field research of the landscape. Two methodological models were used for the representational analysis: the pictorial/schematic, based on contributions by Michael Twyman (1985), Clive Ashwin (1979) and Jacques Bertin (1967), and the verbal mode, based on the tools developed by Laurence Bardin (1977). Ninety three pictorial and schematic representations were established as well as one hundred and sixty six verbal ones. The analysis results demonstrate the prevalence of a secondary or figurative role of the reefs' landscape in these portrayals. The objective depiction of the stones themselves, stands out over their symbolic dimension, which confirms the hypothesis of their invisibility, concerning their immaterial aspects and as foundational landscape of the city itself.Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pos Graduacao em DesignCOUTINHO, Solange Galvãohttp://lattes.cnpq.br/0565216484826230http://lattes.cnpq.br/9487486919525854SANTOS, Josivan Rodrigues dos2022-08-19T13:05:47Z2022-08-19T13:05:47Z2021-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Josivan Rodrigues dos. O recife da cidade: representações de uma paisagem fundacional da cidade do Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45836ark:/64986/001300000dzpbporhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2022-08-20T06:01:39Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/45836Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-08-20T06:01:39Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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