Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: TAVARES, Phagner Ramos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Psicologia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38706
Resumo: TAVARES, Phagner Ramos, também é conhecido em citações bibliográficas por: RAMOS, Phagner
id UFPE_8edc7834c11df5303c81529ecd092be9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/38706
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PEPsicologiaSurdezSurdosProfessoresEducação especialTAVARES, Phagner Ramos, também é conhecido em citações bibliográficas por: RAMOS, PhagnerEsta dissertação de mestrado parte do postulado de uma oposição entre a perspectiva sócio-antropológica, que reconhece os surdos como pertencentes a uma minoria sócio-linguística, e a perspectiva clínico-terapêutica, que opõe a audição, natural e obrigatória, à surdez, considerada uma doença/deficiência. Neste contexto, os professores seriam atores ativos que viriam concretizar esta disputa no processo da educação inclusiva. Tendo como referência os Estudos Surdos e a perspectiva socio-antropológica, o autor busca analisar os significados da Surdez elaboradas por professoras da educação infantil e especial do município de Venturosa, situado no Agreste pernambucano. O desenho da pesquisa é misto, constituído de um questionário de perguntas abertas e fechadas, respondido por 49 professoras e de entrevistas semi-estruturadas com cinco professoras sobre as teias de significação que justificam a tendência dos discursos e aproximam-se dos conceitos e de suas formas de compreender a surdez. O questionário foi analisado a partir de sua frequência complementado com as análises dialógicas do discurso dos itens abertos e das entrevistas. Os resultados obtidos sinalizam para uma realidade profissional efêmera, provisória, de maioria feminina e de cor parda, com curso superior concluído ou em andamento. As análises e discussões apontam para uma distância entre as professoras e o conceito sócio-antropológico da surdez, com uma dificuldade de nominação e uma oscilação conceitual: a surdo-mudez, a deficiência auditiva e a surdez, convivem e desencontram-se em Venturosa. Nota-se também que, apesar da sensibilidade para a inclusão, configura-se uma educação voltada para a normalização e para o cuidado em referência à perspectiva clínico-terapêutica. Venturosa tem construído uma educação inclusiva a partir do cuidado e da socialização, demarcando uma distância da discussão desenvolvimental e pedagógica, o que terá repercussões não apenas sobre a surdez, mas para todos os estudantes. Conclui-se, portanto, a necessidade de expandir os ecos dos discursos contra-hegemônicos da perspectiva sócio-antropológica, para que ao questionar a realidade, consigamos trazer novas práticas inclusivas.CAPESThis master's thesis starts from the postulate of an opposition between the socio-anthropological perspective, which recognizes the deaf as belonging to a socio-linguistic minority, and the clinical-therapeutic perspective, which opposes hearing, natural and obligatory, to deafness, considered a disease / disability. In this context, teachers would be active actors that would make this dispute a reality in the inclusive education process. Taking Deaf Studies as a reference and the socio-anthropological perspective, the author seeks to analyze the meanings of deafness elaborated by teachers of early childhood and special education in the municipality of Venturosa, located in Pernambuco’s Agreste. The research design is quali-quantitative, consisting of a questionnaire of open and close questions, answered by 49 teachers and semi-structured interviews with five teachers on the webs of meaning that justify the tendency of the discourses and get closer to the concepts and their forms of understand deafness. The questionnaire was analyzed based on its frequency, complemented with dialogical analyzes of the discourse of open items and interviews. The results obtained indicate an ephemeral, provisional professional reality, mostly female and brown in color, with a college degree completed or in progress. The analyzes and discussions point to a distance between the teachers and the socio-anthropological concept of deafness, with a naming difficulty and a conceptual fluctuation: the deaf-mute, the hearing deficiency and the deaf, coexists and diverges in Venturosa. It is also noted that, despite the sensitivity for inclusion, there is an education focused on normalization and care in reference to the clinical-therapeutic perspective. Venturosa has built an inclusive education based on care and socialization, demarcating a distance from developmental and pedagogical discussion, which will have repercussions not only on deafness, but for all students. It is concluded, therefore, the need to expand the echoes of counter-hegemonic discourses from the socio-anthropological perspective, so that when questioning reality, we are able to bring new inclusive practices.Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pos Graduacao em PsicologiaCOSTA FERNANDEZ, Elaine Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/0738967241235232http://lattes.cnpq.br/8911436831831545TAVARES, Phagner Ramos2020-11-19T20:38:10Z2020-11-19T20:38:10Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTAVARES, Phagner Ramos. Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38706porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2020-11-20T05:15:44Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/38706Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-11-20T05:15:44Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE
title Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE
spellingShingle Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE
TAVARES, Phagner Ramos
Psicologia
Surdez
Surdos
Professores
Educação especial
title_short Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE
title_full Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE
title_fullStr Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE
title_full_unstemmed Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE
title_sort Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE
author TAVARES, Phagner Ramos
author_facet TAVARES, Phagner Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA FERNANDEZ, Elaine Magalhães
http://lattes.cnpq.br/0738967241235232
http://lattes.cnpq.br/8911436831831545
dc.contributor.author.fl_str_mv TAVARES, Phagner Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Surdez
Surdos
Professores
Educação especial
topic Psicologia
Surdez
Surdos
Professores
Educação especial
description TAVARES, Phagner Ramos, também é conhecido em citações bibliográficas por: RAMOS, Phagner
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-19T20:38:10Z
2020-11-19T20:38:10Z
2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAVARES, Phagner Ramos. Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38706
identifier_str_mv TAVARES, Phagner Ramos. Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1833923207941324800