O cuidado em saúde mental na primeira infância por profissionais da estratégia de saúde da família : estudo de casos múltiplos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: SANTANA, Renata Ramos de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescente
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49656
Resumo: O presente estudo trata do cuidado em saúde mental na primeira infância no contexto da atenção básica sob a perspectiva dos profissionais da Estratégia Saúde da Família. A saúde mental na primeira infância é importante para entender o desenvolvimento do indivíduo bem como da sociedade em que se insere. Neste sentido, concebendo saúde mental na primeira infância como um quadro de bem estar que permitaao sujeito lidar com seus sofrimentos de forma produtiva enquanto se relaciona e vive emcomunidade. O cuidado em saúde mental na infância deve estar alinhado à promoção deum desenvolvimento saudável da criança, independente da presença de sintomas de transtorno mental. Isso influencia a participação da criança na sociedade através da vivência das múltiplas infâncias. Desta forma, uma estratégia de cuidado em saúde deveser primordialmente uma estratégia de Promoção de Saúde e a partir do cuidado territorialmente construído. Compreender quais as concepções e práticas de cuidado em saúde mental na primeira infância por profissionais da Estratégia de Saúdeda Família. Trata-se de um estudo de casos múltiplos numa abordagem qualitativa em três unidades de saúde de três microrregiões de município da região metropolitana do Recife. A coleta de evidências foi realizada entre os meses de novembro de 2021 e fevereiro de 2022 através de entrevista individual com 18 profissionais da Estratégia Saúde da Família distribuídos entre as unidades. Além disso também foram coletadas evidências através da construção de diário de campo e das informações sobre as unidades disponibilizadas pelos profissionais. As evidências foramanalisadas através da análise temática com utilização do software Atlas-ti (versão 8.0). Resultaram desta análise três categorias temáticas: Concepções sobre a criança, a saúde mental infantil e o cuidado em saúde mental na infância; Cuidado à criança na ESF; eCuidado à saúde mental na infância, abrangendo como os profissionaisidentificam que a criança expressa suas necessidades de cuidado, o perfil da criança que demanda cuidado em saúde mental e a realização do cuidado à saúde mental na primeirainfância. Percebe-se o esforço destes profissionais nas práticas de cuidado em saúde mental infantil e na tentativa de compreender as necessidades das crianças que demandam cuidado que envolvem o tema. Destacamos limitações na rede de saúde, com as dificuldades de realizar encaminhamentos e limitações quanto ao acompanhamento das demandas de crianças com transtorno por parte dos profissionais da ESF. Identificamos também, dificuldade de concenso entre as concepções de saúde mentalque variavam entreo conceito de saúde mental como sendo um transtorno ou doença e o entendimento de saúde mental como ter saúde, no sentido da qualidade de vida e bem-estar. Tudo isso aponta para a necessidade de capacitação das equipes de ESF para este cuidado em todas as categorias profissionais que atuam nas USF. Identificamos também neste sentido, que é preciso aprimorar o manejo com estas crianças, desde o reconhecimento da demanda de saúde mental, na perspectiva do acolhimento humanizado até a intervenção, na perspectiva do cuidado no território. Isso sugere outra necessidade, a saber, a de elaboração de estratégias para o cuidado em saúdemental na primeira infância.
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Desta forma, uma estratégia de cuidado em saúde deveser primordialmente uma estratégia de Promoção de Saúde e a partir do cuidado territorialmente construído. Compreender quais as concepções e práticas de cuidado em saúde mental na primeira infância por profissionais da Estratégia de Saúdeda Família. Trata-se de um estudo de casos múltiplos numa abordagem qualitativa em três unidades de saúde de três microrregiões de município da região metropolitana do Recife. A coleta de evidências foi realizada entre os meses de novembro de 2021 e fevereiro de 2022 através de entrevista individual com 18 profissionais da Estratégia Saúde da Família distribuídos entre as unidades. Além disso também foram coletadas evidências através da construção de diário de campo e das informações sobre as unidades disponibilizadas pelos profissionais. As evidências foramanalisadas através da análise temática com utilização do software Atlas-ti (versão 8.0). Resultaram desta análise três categorias temáticas: Concepções sobre a criança, a saúde mental infantil e o cuidado em saúde mental na infância; Cuidado à criança na ESF; eCuidado à saúde mental na infância, abrangendo como os profissionaisidentificam que a criança expressa suas necessidades de cuidado, o perfil da criança que demanda cuidado em saúde mental e a realização do cuidado à saúde mental na primeirainfância. Percebe-se o esforço destes profissionais nas práticas de cuidado em saúde mental infantil e na tentativa de compreender as necessidades das crianças que demandam cuidado que envolvem o tema. Destacamos limitações na rede de saúde, com as dificuldades de realizar encaminhamentos e limitações quanto ao acompanhamento das demandas de crianças com transtorno por parte dos profissionais da ESF. Identificamos também, dificuldade de concenso entre as concepções de saúde mentalque variavam entreo conceito de saúde mental como sendo um transtorno ou doença e o entendimento de saúde mental como ter saúde, no sentido da qualidade de vida e bem-estar. Tudo isso aponta para a necessidade de capacitação das equipes de ESF para este cuidado em todas as categorias profissionais que atuam nas USF. Identificamos também neste sentido, que é preciso aprimorar o manejo com estas crianças, desde o reconhecimento da demanda de saúde mental, na perspectiva do acolhimento humanizado até a intervenção, na perspectiva do cuidado no território. Isso sugere outra necessidade, a saber, a de elaboração de estratégias para o cuidado em saúdemental na primeira infância.CAPESThe present study deals with mental health care in early childhood in the context of primary care from the perspective of professionals in the Family HealthStrategy. Mental health in early childhood is important to understand the development ofthe individual as well as the society in which it is inserted. In this sense, conceiving mentalhealth in early childhood as a framework of well-being that allows the subject to deal withtheir suffering in a productive way while relating and living in community. Mental healthcare in childhood must be aligned with the promotion of healthy child development, regardless of the presence of symptoms of mental disorder. This influences the child's participation in society through the experience of multiple childhoods. Thus, a health care strategy must be primarily a Health Promotion strategy and based on territorially constructed care. To understand the concepts and practices of mental health care in early childhood by professionals from the Family Health Strategy. This is a multiple case study in a qualitative approach in three healthunits in three micro-regions of the municipality. of the Recife metropolitan region. Evidence collection was carried out between November 2021 and February 2022 throughindividual interviews with 18 professionals from the Family Health Strategy distributed among the units. In addition, evidence was also collected through the construction of a field diary and information about the units provided by the professionals. Evidence was analyzed through thematic analysis using Atlas-ti software (version 8.0). Three thematic categories resulted from this analysis: Conceptions about the child, childmental health and childhood mental health care; Child care in the FHS; and Care for mental health in childhood, covering how professionals identify that the child expresses their care needs, the profile of the child who requires mental health care and the performance of mental health care in early childhood. The effort of these professionals inchild mental health care practices and in the attempt to understand the needs of children who demand care involving the theme can be seen. We highlight limitations in the healthnetwork, with the difficulties of making referrals and limitations regarding the monitoringof the demands of children with disorders by the FHS professionals. We also identified difficulty in agreeing between mental health conceptions that varied between the conceptof mental health as a disorder or disease and the understanding of mental health as havinghealth, in the sense of quality of life and well-being. Allthis points to the need to train the FHS teams for this care in all professional categories that work in the USF. We also identified, in this sense, that it is necessary to improve themanagement with these children, from the recognition of the demand for mental health, from the perspective of humanized reception, to intervention, from the perspective of carein the territory. This suggests another need, namely, the elaboration of strategies for mental health care in early childhood.Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteGONTIJO, Daniela Tavareshttp://lattes.cnpq.br/9112457907620935http://lattes.cnpq.br/3664459834123929SANTANA, Renata Ramos de2023-04-13T13:53:12Z2023-04-13T13:53:12Z2022-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTANA, Renata Ramos de. O cuidado em saúde mental na primeira infância por profissionais da estratégia de saúde da família: estudo de casos múltiplos. 2022. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49656ark:/64986/001300000mcn2porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2023-04-14T05:17:51Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/49656Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-04-14T05:17:51Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
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