“Apelando para a justiça de Deus, na voz da História” : a fabricação de passados por padres em Sobral (1922 - 1991)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: ROCHA, Thiago Braga Teles da
Orientador(a): ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Historia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49204
Resumo: Ao longo de sua história, a cidade de Sobral foi apresentada por diferentes atores sociais como modelo. Este movimento tem grande relação com as narrativas historiográficas que foram produzidas, especialmente, por clérigos durante o século XX. Neste trabalho, são estudados textos escritos por sacerdotes católicos responsáveis por realizarem fabricações de passados sobre a cidade de Sobral, por meio da historiografia e de outros gêneros, como biografias, genealogias e livros de memórias, publicados entre os anos de 1922 e 1991. Tais textos são tratados como referências para a historiografia contemporânea e para o poder público e foram fundamentais para a construção de identidades e para o ordenamento do tempo em Sobral. Analisa-se o lugar social, a prática e a escrita das obras de cinco clérigos (Fortunato Alves Linhares, Vicente Martins da Costa, dom José Tupinambá da Frota, João Mendes Lira e Francisco Sadoc de Araújo), divididos em duas gerações, problematizando-se, a partir das respectivas operações historiográficas, as definições de arquivos, as construções de conceitos e a consolidação de narrativas historiográficas que proporcionaram a montagem de imagens sobre a cidade de Sobral que foram apropriadas, ao longo do tempo, pelo poder público, consolidando visões idealizadas de uma cidade modelar, católica e branca, que deveria ter seu modelo exportado para outras espacialidades. No primeiro capítulo, estuda-se sobre os protagonistas da escrita da história na cidade, tentando entender o lugar social de cada um. No capítulo seguinte, realiza-se uma análise sobre o fazer historiográfico realizado pelos clérigos, adentrando na prática e na escrita da história. No terceiro capítulo, analisa-se a construção de autoimagens associadas que ajudam a compor o conceito de sobralidade, fundamental para a política em Sobral. Por fim, no quarto capítulo, reflete-se sobre a produção de discursos na história, e a utilização destes pelo poder público, acerca das expedições para verificação da Teoria da Relatividade, no ano de 1919.
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Neste trabalho, são estudados textos escritos por sacerdotes católicos responsáveis por realizarem fabricações de passados sobre a cidade de Sobral, por meio da historiografia e de outros gêneros, como biografias, genealogias e livros de memórias, publicados entre os anos de 1922 e 1991. Tais textos são tratados como referências para a historiografia contemporânea e para o poder público e foram fundamentais para a construção de identidades e para o ordenamento do tempo em Sobral. Analisa-se o lugar social, a prática e a escrita das obras de cinco clérigos (Fortunato Alves Linhares, Vicente Martins da Costa, dom José Tupinambá da Frota, João Mendes Lira e Francisco Sadoc de Araújo), divididos em duas gerações, problematizando-se, a partir das respectivas operações historiográficas, as definições de arquivos, as construções de conceitos e a consolidação de narrativas historiográficas que proporcionaram a montagem de imagens sobre a cidade de Sobral que foram apropriadas, ao longo do tempo, pelo poder público, consolidando visões idealizadas de uma cidade modelar, católica e branca, que deveria ter seu modelo exportado para outras espacialidades. No primeiro capítulo, estuda-se sobre os protagonistas da escrita da história na cidade, tentando entender o lugar social de cada um. No capítulo seguinte, realiza-se uma análise sobre o fazer historiográfico realizado pelos clérigos, adentrando na prática e na escrita da história. No terceiro capítulo, analisa-se a construção de autoimagens associadas que ajudam a compor o conceito de sobralidade, fundamental para a política em Sobral. Por fim, no quarto capítulo, reflete-se sobre a produção de discursos na história, e a utilização destes pelo poder público, acerca das expedições para verificação da Teoria da Relatividade, no ano de 1919.Throughout its history, the city of Sobral was presented by different social actors as a model. This movement has a great relation with the historiographical narratives that were produced, especially, by clerics during the 20th century. In this work, we study texts written by Catholic priests responsible for fabricating pasts about the city of Sobral, through historiography and other genres, such as biographies, genealogies and memoirs, published between the years 1922 and 1991. Such texts are treated as references for contemporary historiography and for the public power and were fundamental for the construction of identities and for the ordering of time in Sobral. The social place, the practice and the writing of the works of five clerics (Fortunato Alves Linhares, Vicente Martins da Costa, dom José Tupinambá da Frota, João Mendes Lira and Francisco Sadoc de Araújo), divided into two generations, are analyzed, problematizing, from the respective historiographical operations, the definitions of archives, the constructions of concepts and the consolidation of historiographical narratives that provided the assembly of images about the city of Sobral that were appropriated, over time, by the public power, consolidating idealized visions of a model city, Catholic and white, which should have its model exported to other spatialities. In the first chapter, we study the protagonists of the writing of history in the city, trying to understand the social place of each one. In the following chapter, an analysis is carried out on the historiographical work done by the clerics, entering the practice and the writing of history. In the third chapter, the construction of associated self- images is analysed, which help to compose the concept of sobralidade, fundamental to politics in Sobral. Finally, in the fourth chapter, we reflect about the production of discourses in history, and the use of these by the public power, about the expeditions to verify the Theory of Relativity, in the year 1919.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaIgreja e Estado – Igreja CatólicaHistoriografiaPadres da IgrejaSacerdotes“Apelando para a justiça de Deus, na voz da História” : a fabricação de passados por padres em Sobral (1922 - 1991)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Thiago Braga Teles da Rocha.pdf.txtTESE Thiago Braga Teles da Rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain679487https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49204/4/TESE%20Thiago%20Braga%20Teles%20da%20Rocha.pdf.txt80579473463e0e933b56ef77dce1c145MD54THUMBNAILTESE Thiago Braga Teles da Rocha.pdf.jpgTESE Thiago Braga Teles da Rocha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49204/5/TESE%20Thiago%20Braga%20Teles%20da%20Rocha.pdf.jpg1215c46337102d613387a22c5acffac3MD55ORIGINALTESE Thiago Braga Teles da Rocha.pdfTESE Thiago Braga Teles da Rocha.pdfapplication/pdf4872278https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49204/1/TESE%20Thiago%20Braga%20Teles%20da%20Rocha.pdf8dc884059c8d4eedc7227b23650dda73MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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