Expressão gênica do transportador de serotonina e concentração de serotonina no hipotálamo de ratos jovens manipulados com fluoxetina durante a lactação.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Pinheiro, Isabeli Lins
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12666
Resumo: A serotonina atua na regulação de eventos biológicos envolvidos no desenvolvimento precoce do sistema nervoso. Neste período crítico o aumento dos níveis encefálicos deste neurotransmissor pode alterar componentes do sistema serotoninérgico, como o transportador de serotonina. Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina bloqueiam o transportador e aumentam a quantidade de serotonina extracelular. O aumento farmacologicamente induzido neste período é capaz de gerar alterações funcionais e estruturais permanentes ao sistema nervoso. Este estudo teve como objetivo avaliar a expressão gênica do SERT e o conteúdo de 5-HT no hipotálamo de ratos manipulados com fluoxetina durante a lactação. Ratos Wistar foram divididos em dois grupos, de acordo com a manipulação farmacológica realizada do 1º ao 21º dia de vida, Salina (n=9) e Fluoxetina (n=10), compostos por filhotes que receberam, respectivamente, solução de salina (NaCl 0.9%, 10μl/g, s.c.) e fluoxetina (10mg/kg, 10μl/g, s.c.). Foram analisados: a expressão gênica do SERT realizada no hipotálamo aos 21 e 40 dias e o peso corporal foi mensurado nos dias 1, 7, 14, 21 e 40. O presente trabalho demonstrou que a manipulação neonatal com fluoxetina promoveu menor ganho de peso corporal a partir do 14º dia até o final do experimento e aumento na expressão gênica do SERT aos 40 dias. Estes resultados indicam que a manipulação neonatal crônica do sistema serotoninérgico desencadeia alterações no principal componente de controle da neurotransmissão serotoninérgica, o SERT e consequentemente no neurotransmissor serotonina.
id UFPE_eea0c34f853375be5cf60e5be56a8463
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/12666
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Expressão gênica do transportador de serotonina e concentração de serotonina no hipotálamo de ratos jovens manipulados com fluoxetina durante a lactação.Proteínas da Membrana Plasmática de Transporte de SerotoninaSerotoninaInibidores de Captação de SerotoninaLactaçãoA serotonina atua na regulação de eventos biológicos envolvidos no desenvolvimento precoce do sistema nervoso. Neste período crítico o aumento dos níveis encefálicos deste neurotransmissor pode alterar componentes do sistema serotoninérgico, como o transportador de serotonina. Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina bloqueiam o transportador e aumentam a quantidade de serotonina extracelular. O aumento farmacologicamente induzido neste período é capaz de gerar alterações funcionais e estruturais permanentes ao sistema nervoso. Este estudo teve como objetivo avaliar a expressão gênica do SERT e o conteúdo de 5-HT no hipotálamo de ratos manipulados com fluoxetina durante a lactação. Ratos Wistar foram divididos em dois grupos, de acordo com a manipulação farmacológica realizada do 1º ao 21º dia de vida, Salina (n=9) e Fluoxetina (n=10), compostos por filhotes que receberam, respectivamente, solução de salina (NaCl 0.9%, 10μl/g, s.c.) e fluoxetina (10mg/kg, 10μl/g, s.c.). Foram analisados: a expressão gênica do SERT realizada no hipotálamo aos 21 e 40 dias e o peso corporal foi mensurado nos dias 1, 7, 14, 21 e 40. O presente trabalho demonstrou que a manipulação neonatal com fluoxetina promoveu menor ganho de peso corporal a partir do 14º dia até o final do experimento e aumento na expressão gênica do SERT aos 40 dias. Estes resultados indicam que a manipulação neonatal crônica do sistema serotoninérgico desencadeia alterações no principal componente de controle da neurotransmissão serotoninérgica, o SERT e consequentemente no neurotransmissor serotonina.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ; Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de PernambucoUniversidade Federal de PernambucoSouza, Sandra Lopes de Pinheiro, Isabeli Lins2015-03-16T13:44:17Z2015-03-16T13:44:17Z2013-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12666porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T20:34:27Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/12666Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T20:34:27Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Expressão gênica do transportador de serotonina e concentração de serotonina no hipotálamo de ratos jovens manipulados com fluoxetina durante a lactação.
title Expressão gênica do transportador de serotonina e concentração de serotonina no hipotálamo de ratos jovens manipulados com fluoxetina durante a lactação.
spellingShingle Expressão gênica do transportador de serotonina e concentração de serotonina no hipotálamo de ratos jovens manipulados com fluoxetina durante a lactação.
Pinheiro, Isabeli Lins
Proteínas da Membrana Plasmática de Transporte de Serotonina
Serotonina
Inibidores de Captação de Serotonina
Lactação
title_short Expressão gênica do transportador de serotonina e concentração de serotonina no hipotálamo de ratos jovens manipulados com fluoxetina durante a lactação.
title_full Expressão gênica do transportador de serotonina e concentração de serotonina no hipotálamo de ratos jovens manipulados com fluoxetina durante a lactação.
title_fullStr Expressão gênica do transportador de serotonina e concentração de serotonina no hipotálamo de ratos jovens manipulados com fluoxetina durante a lactação.
title_full_unstemmed Expressão gênica do transportador de serotonina e concentração de serotonina no hipotálamo de ratos jovens manipulados com fluoxetina durante a lactação.
title_sort Expressão gênica do transportador de serotonina e concentração de serotonina no hipotálamo de ratos jovens manipulados com fluoxetina durante a lactação.
author Pinheiro, Isabeli Lins
author_facet Pinheiro, Isabeli Lins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Sandra Lopes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Isabeli Lins
dc.subject.por.fl_str_mv Proteínas da Membrana Plasmática de Transporte de Serotonina
Serotonina
Inibidores de Captação de Serotonina
Lactação
topic Proteínas da Membrana Plasmática de Transporte de Serotonina
Serotonina
Inibidores de Captação de Serotonina
Lactação
description A serotonina atua na regulação de eventos biológicos envolvidos no desenvolvimento precoce do sistema nervoso. Neste período crítico o aumento dos níveis encefálicos deste neurotransmissor pode alterar componentes do sistema serotoninérgico, como o transportador de serotonina. Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina bloqueiam o transportador e aumentam a quantidade de serotonina extracelular. O aumento farmacologicamente induzido neste período é capaz de gerar alterações funcionais e estruturais permanentes ao sistema nervoso. Este estudo teve como objetivo avaliar a expressão gênica do SERT e o conteúdo de 5-HT no hipotálamo de ratos manipulados com fluoxetina durante a lactação. Ratos Wistar foram divididos em dois grupos, de acordo com a manipulação farmacológica realizada do 1º ao 21º dia de vida, Salina (n=9) e Fluoxetina (n=10), compostos por filhotes que receberam, respectivamente, solução de salina (NaCl 0.9%, 10μl/g, s.c.) e fluoxetina (10mg/kg, 10μl/g, s.c.). Foram analisados: a expressão gênica do SERT realizada no hipotálamo aos 21 e 40 dias e o peso corporal foi mensurado nos dias 1, 7, 14, 21 e 40. O presente trabalho demonstrou que a manipulação neonatal com fluoxetina promoveu menor ganho de peso corporal a partir do 14º dia até o final do experimento e aumento na expressão gênica do SERT aos 40 dias. Estes resultados indicam que a manipulação neonatal crônica do sistema serotoninérgico desencadeia alterações no principal componente de controle da neurotransmissão serotoninérgica, o SERT e consequentemente no neurotransmissor serotonina.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-31
2015-03-16T13:44:17Z
2015-03-16T13:44:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12666
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1833923021401751552