O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre personagem compositor(a), Ethos Institucional e artesanato composicional
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Tese |
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Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
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Departamento: |
Faculdade de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9550 |
Resumo: | Fundamentado pela concepção de funcionamento humano apresentada por Albert Bandura (1986), em sua Teoria social Cognitiva, nesta tese explorei o processo formativo de estudantes compositores(as) em âmbito universitário. O estudo teve como objetivo compreender como os(as) estudantes são/tornam-se compositores(as) em um Curso de Bacharelado em Composição de uma universidade pública do Brasil. A partir de uma aproximação das proposições teóricas de Bandura (1986) ao universo composicional construí a hipótese de pesquisa que culminou na seguinte tese: os(as) estudantes são/tornam-se compositores(as) em um curso de Bacharelado em Composição do Brasil por meio de um determinismo recíproco, de influências dinâmicas e bidirecionais, entre personagem compositor(a), ethos institucional e artesanato composicional, os quais são, ao mesmo tempo, produtos e produtores de suas cosmovisões composicionais. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório, de caráter diagnóstico, amparado na Análise Fenomenológico-Interpretativa (SMITH, 2004) que permitiu compreender o modo como os(as) quatro estudantes compositores(as) que participaram do estudo – Arkhan, GunZ, Agustín e Eduarda – atribuem sentidos às experiências individuais vividas em seus percursos formativos. Para tanto, elaborei um protocolo de acompanhamento combinado de microanálise (CLEARY, CALLAN, 2018; BANDURA, 1986) e macroanálise (NERY, FONSECA, 2018) como método de recolha de dados da pesquisa. Por meio de entrevistas e análise da produção composicional dos(as) participantes no período de um semestre letivo pude extrair as crenças mais proeminentes de suas cosmovisões composicionais, as facetas de seus(suas) personagens compositores(as), a percepção que fazem do ethos institucional e o modo como tais elementos se influenciam reciprocamente implicando no artesanato composicional desses(as) estudantes compositores(as). No nível idiográfico da análise apresento a relação de reciprocidade que defendo como constitutiva do ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário a partir do percurso singular de cada participante do estudo. Já em um nível nomotético, faço o registro de elementos que aproximam o percurso dos(as) estudantes compositores(as) e caracterizam aspectos comuns dessa reciprocidade que constitui o processo formativo em âmbito universitário. O presente relatório de pesquisa está organizado em sete capítulos nos quais são dispostos os elementos teóricos e empíricos que subsidiaram a construção da tese aqui defendida. |
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2023-05-31T00:35:40Z2023-05-31T00:35:40Z2022-09-30KRÜGER, Igor Mendes. O ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre Personagem Compositor(a), Ethos Institucional e Artesanato Composicional. 2022. 333 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9550Fundamentado pela concepção de funcionamento humano apresentada por Albert Bandura (1986), em sua Teoria social Cognitiva, nesta tese explorei o processo formativo de estudantes compositores(as) em âmbito universitário. O estudo teve como objetivo compreender como os(as) estudantes são/tornam-se compositores(as) em um Curso de Bacharelado em Composição de uma universidade pública do Brasil. A partir de uma aproximação das proposições teóricas de Bandura (1986) ao universo composicional construí a hipótese de pesquisa que culminou na seguinte tese: os(as) estudantes são/tornam-se compositores(as) em um curso de Bacharelado em Composição do Brasil por meio de um determinismo recíproco, de influências dinâmicas e bidirecionais, entre personagem compositor(a), ethos institucional e artesanato composicional, os quais são, ao mesmo tempo, produtos e produtores de suas cosmovisões composicionais. Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório, de caráter diagnóstico, amparado na Análise Fenomenológico-Interpretativa (SMITH, 2004) que permitiu compreender o modo como os(as) quatro estudantes compositores(as) que participaram do estudo – Arkhan, GunZ, Agustín e Eduarda – atribuem sentidos às experiências individuais vividas em seus percursos formativos. Para tanto, elaborei um protocolo de acompanhamento combinado de microanálise (CLEARY, CALLAN, 2018; BANDURA, 1986) e macroanálise (NERY, FONSECA, 2018) como método de recolha de dados da pesquisa. Por meio de entrevistas e análise da produção composicional dos(as) participantes no período de um semestre letivo pude extrair as crenças mais proeminentes de suas cosmovisões composicionais, as facetas de seus(suas) personagens compositores(as), a percepção que fazem do ethos institucional e o modo como tais elementos se influenciam reciprocamente implicando no artesanato composicional desses(as) estudantes compositores(as). No nível idiográfico da análise apresento a relação de reciprocidade que defendo como constitutiva do ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário a partir do percurso singular de cada participante do estudo. Já em um nível nomotético, faço o registro de elementos que aproximam o percurso dos(as) estudantes compositores(as) e caracterizam aspectos comuns dessa reciprocidade que constitui o processo formativo em âmbito universitário. O presente relatório de pesquisa está organizado em sete capítulos nos quais são dispostos os elementos teóricos e empíricos que subsidiaram a construção da tese aqui defendida.In this thesis I explored the formative process of student composers at a university level, based on the conception of human functioning, presented by Albert Bandura (1986), in the Social Cognitive Theory. The study aimed to understand how the students are/become composers in a Bachelor's Degree Course in Composition from a public university in Brasil. From an approximation of Bandura's (1986) theoretical propositions to the composer universe, I built a research hypothesis that culminated in the following thesis: the students are/become composers in a Bachelor's Degree Course in Composition in Brasil through a reciprocal determinism of dynamic and bidirectional influences, between the composer character, institutional ethos and compositional handicraft, which are, at the same time, products and producers of their compositional worldviews. Methodologically, the research is characterized as a diagnostic character exploratory study, supported by the Interpretative Phenomenological Analysis (SMITH, 2004) which allowed us the comprehension of how the four student composers who participated in the study - Arkhan, GunZ, Agustín and Eduarda - attribute meanings to the individual experiences lived in their formative paths. Therefore, I designed a combined microanalysis follow-up protocol (CLEARY, CALLAN, 2018; BANDURA, 1986) and macro analysis (NERY, FONSECA, 2018) as a method of data collection for the research. Through interviews and compositional production analysis from participants in a period of one academic semester, I could extract the most prominent beliefs of their compositional worldviews, the facets of their composer characters, their perception of the institutional ethos and the way in which such elements influence each other, implying in the compositional handicraft of these student composers. In the idiographic level of analysis, I present the relationship of reciprocity that I defend as constitutive of being/becoming a composer at the university scope based on the particular journey of each participant in the study. At a nomothetic level, I register elements that approximate the path of student composers and characterize the common aspects from this reciprocity that take part of the formative process at the university level. This research report is organized in seven chapters in which the theoretical and empirical elements that supported the construction of the thesis defended here are arranged.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEducaçãoComposição musicalAprendizagemCriatividadeAutorregulaçãoEnsino superiorMusical compositionLearningCreativitySelf-regulationUniversity educationO ser/tornar-se compositor(a) em âmbito universitário: a reciprocidade entre personagem compositor(a), Ethos Institucional e artesanato composicionalBeing/becoming a composer at the university level: the reciprocity between composer character, institutional ethos and compositional handicraftinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCamargo, Síglia Pimentel HöherFrison, Lourdes Maria BragagnoloKrüger, Igor Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese ÍGOR MENDES KRÜGER.pdf.txtTese ÍGOR MENDES KRÜGER.pdf.txtExtracted texttext/plain755988http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/6/Tese%20%c3%8dGOR%20MENDES%20KR%c3%9cGER.pdf.txt0c4b8b8cb70f917a7a4220bd3f391df2MD56open accessTHUMBNAILTese ÍGOR MENDES KRÜGER.pdf.jpgTese ÍGOR MENDES KRÜGER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1274http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/7/Tese%20%c3%8dGOR%20MENDES%20KR%c3%9cGER.pdf.jpg59ffd429357e55fc1a37c820e4c827f8MD57open accessORIGINALTese ÍGOR MENDES KRÜGER.pdfTese ÍGOR MENDES KRÜGER.pdfapplication/pdf9976856http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9550/1/Tese%20%c3%8dGOR%20MENDES%20KR%c3%9cGER.pdf78fbf0bc5465b69920687a9b2c79335cMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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