O uso do pop it na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Schmechel, Natália Schmiele
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
UFPel
Brasil
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15715
Resumo: This dissertation is the result of a research developed in the Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – to Universidade Federal de Pelotas (UFPel). The general objective of the work is to identify the development of mathematics learning of students in the 2nd year of Elementary School using Pop It in the addition operation, for problem solving. For this, it was used Pop It as a manipulative support to resolution of addition problems. Through Pop It, we sought to understand the processes that the students mobilized to identify and solve addition problems, and the contributions of Pop It to the addition calculations and also identify and categorize the students' errors, to better understand their relationship with the content. The participants of the research were students from the 2nd grade class, in the school years of 2023 and 2024, of a municipal public school, in Turuçu, Rio Grande do Sul. First, a pilot study was carried out in the year 2023 and the study took place the following year, in 2024. The research was developed in the area of Mathematics Education in a qualitative approach as the case study method. It contents analysis that was used for data analysis. According to the results obtained, the potential use of Pop It into Mathematics teaching was verified, because it can contribute to the construction of knowledge, helping students in learning and allowing them to see the representation of the actions they were performing. It presenting a new manipulative material as a counting material a new manipulative material used as counting material.
id UFPL_d12a564c522c665d5a7cb687c6997c9a
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/15715
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling O uso do pop it na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamentalMatemática nos anos iniciaisPop ItAdiçãoAprendizagemAnos iniciaisMathematics in the early yearsAdditionLearning. Early YearsCIENCIAS EXATAS E DA TERRAMATEMATICAThis dissertation is the result of a research developed in the Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – to Universidade Federal de Pelotas (UFPel). The general objective of the work is to identify the development of mathematics learning of students in the 2nd year of Elementary School using Pop It in the addition operation, for problem solving. For this, it was used Pop It as a manipulative support to resolution of addition problems. Through Pop It, we sought to understand the processes that the students mobilized to identify and solve addition problems, and the contributions of Pop It to the addition calculations and also identify and categorize the students' errors, to better understand their relationship with the content. The participants of the research were students from the 2nd grade class, in the school years of 2023 and 2024, of a municipal public school, in Turuçu, Rio Grande do Sul. First, a pilot study was carried out in the year 2023 and the study took place the following year, in 2024. The research was developed in the area of Mathematics Education in a qualitative approach as the case study method. It contents analysis that was used for data analysis. According to the results obtained, the potential use of Pop It into Mathematics teaching was verified, because it can contribute to the construction of knowledge, helping students in learning and allowing them to see the representation of the actions they were performing. It presenting a new manipulative material as a counting material a new manipulative material used as counting material.Essa dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – (PPGECM) – da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a qual teve como objetivo geral identificar o desenvolvimento da aprendizagem de matemática de alunos do 2ºano do Ensino Fundamental utilizando o Pop It na operação da adição, para a resolução de problemas. Para isso, se promoveu a resolução de problemas de adição com o uso Pop It como suporte, sendo o mesmo considerado como um material manipulativo. Através deste material manipulável buscou-se, também, compreender os processos que os alunos mobilizaram para identificar e resolver problemas de adição, identificar as contribuições do Pop It para os cálculos de adição e identificar e categorizar os erros dos estudantes, para melhor entender sua relação com o conteúdo. Os participantes da pesquisa foram os alunos da turma de 2º ano, nos anos letivos de 2023 e 2024, de uma escola pública municipal, em Turuçu, Rio Grande do Sul. Primeiramente foi realizado um estudo piloto no ano de 2023 e o estudo ocorreu no ano seguinte, em 2024. A pesquisa foi desenvolvida na área da Educação Matemática numa abordagem qualitativa com princípios do método do estudo de caso. Para análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo. De acordo com os resultados obtidos foi verificado o potencial de integrar ao ensino de Matemática o uso do Pop It, pois o mesmo pode contribuir para a construção do conhecimento, auxiliando os alunos na aprendizagem e possibilitando a eles verem a representação das ações que estavam realizando, desta forma, evidenciando a necessidade do uso de um novo material manipulativo utilizado como material de contagem.Universidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFPelBrasilhttp://lattes.cnpq.br/2043343199989671http://lattes.cnpq.br/3704006449718179Ramos, Rita de Cássia de Souza Soareshttp://lattes.cnpq.br/4861626888804809Alves, Antônio Maurício MedeirosSchmechel, Natália Schmiele2025-04-16T15:13:50Z2025-04-162025-04-16T15:13:50Z2024-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSCHMECHEL, Natália Schmiele. O uso do Pop It na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental. Orientador: Antônio Maurício Medeiros Alves. Coorientação: Rita de Cassia de Souza Soares Ramos.2024. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática –Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15715porCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPEL2025-07-25T00:47:44Zoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/15715Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2025-07-25T00:47:44Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do pop it na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental
title O uso do pop it na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental
spellingShingle O uso do pop it na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental
Schmechel, Natália Schmiele
Matemática nos anos iniciais
Pop It
Adição
Aprendizagem
Anos iniciais
Mathematics in the early years
Addition
Learning. Early Years
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
MATEMATICA
title_short O uso do pop it na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental
title_full O uso do pop it na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental
title_fullStr O uso do pop it na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso do pop it na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental
title_sort O uso do pop it na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental
author Schmechel, Natália Schmiele
author_facet Schmechel, Natália Schmiele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2043343199989671
http://lattes.cnpq.br/3704006449718179
Ramos, Rita de Cássia de Souza Soares
http://lattes.cnpq.br/4861626888804809
Alves, Antônio Maurício Medeiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmechel, Natália Schmiele
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática nos anos iniciais
Pop It
Adição
Aprendizagem
Anos iniciais
Mathematics in the early years
Addition
Learning. Early Years
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
MATEMATICA
topic Matemática nos anos iniciais
Pop It
Adição
Aprendizagem
Anos iniciais
Mathematics in the early years
Addition
Learning. Early Years
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
MATEMATICA
description This dissertation is the result of a research developed in the Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) – to Universidade Federal de Pelotas (UFPel). The general objective of the work is to identify the development of mathematics learning of students in the 2nd year of Elementary School using Pop It in the addition operation, for problem solving. For this, it was used Pop It as a manipulative support to resolution of addition problems. Through Pop It, we sought to understand the processes that the students mobilized to identify and solve addition problems, and the contributions of Pop It to the addition calculations and also identify and categorize the students' errors, to better understand their relationship with the content. The participants of the research were students from the 2nd grade class, in the school years of 2023 and 2024, of a municipal public school, in Turuçu, Rio Grande do Sul. First, a pilot study was carried out in the year 2023 and the study took place the following year, in 2024. The research was developed in the area of Mathematics Education in a qualitative approach as the case study method. It contents analysis that was used for data analysis. According to the results obtained, the potential use of Pop It into Mathematics teaching was verified, because it can contribute to the construction of knowledge, helping students in learning and allowing them to see the representation of the actions they were performing. It presenting a new manipulative material as a counting material a new manipulative material used as counting material.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-12-02
2025-04-16T15:13:50Z
2025-04-16
2025-04-16T15:13:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHMECHEL, Natália Schmiele. O uso do Pop It na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental. Orientador: Antônio Maurício Medeiros Alves. Coorientação: Rita de Cassia de Souza Soares Ramos.2024. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática –Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15715
identifier_str_mv SCHMECHEL, Natália Schmiele. O uso do Pop It na aprendizagem da adição em uma turma do 2º ano do ensino fundamental. Orientador: Antônio Maurício Medeiros Alves. Coorientação: Rita de Cassia de Souza Soares Ramos.2024. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática –Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
UFPel
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
UFPel
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1845921011412762624