Efeito do feedback normativo na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
|
Departamento: |
Escola Superior de Educação Física
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1780 |
Resumo: | The present study investigated the influence of positive social-comparative feedback on the learning of a throwing task in 10-year-old children. Two groups of participants, a positive social-comparative feedback and a control group, received veridical feedback about their performance (accuracy score) after each practice trial. In addition, after each block of 10 trials, the positive social-comparative feedback group was given bogus feedback suggesting that their own performance was better than that of a peer group s on that block. One day after the practice phase, a retention test without (veridical or social-comparative) feedback was performed to assess learning effects as a function of feedback. The positive social-comparison feedback group demonstrated greater throwing accuracy than the control group on the retention test. In addition, questionnaire results indicated that this group scored higher in terms of perceived competence and effort/importance than the control group. These findings demonstrate that feedback can have an important motivational function that affects the learning of motor skills in children |
id |
UFPL_ec59aa634dfceacc379aca8b73f10847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1780 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236058Z6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790109E3Clark, Suzete ChiviacowskyAvila, Luciana Toaldo Gentilini2014-08-20T13:49:08Z2013-02-272014-08-20T13:49:08Z2012-03-22AVILA, Luciana Toaldo Gentilini. Feedback normative effects on skill motor learning in children. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1780The present study investigated the influence of positive social-comparative feedback on the learning of a throwing task in 10-year-old children. Two groups of participants, a positive social-comparative feedback and a control group, received veridical feedback about their performance (accuracy score) after each practice trial. In addition, after each block of 10 trials, the positive social-comparative feedback group was given bogus feedback suggesting that their own performance was better than that of a peer group s on that block. One day after the practice phase, a retention test without (veridical or social-comparative) feedback was performed to assess learning effects as a function of feedback. The positive social-comparison feedback group demonstrated greater throwing accuracy than the control group on the retention test. In addition, questionnaire results indicated that this group scored higher in terms of perceived competence and effort/importance than the control group. These findings demonstrate that feedback can have an important motivational function that affects the learning of motor skills in childrenO presente estudo investigou a influência do feedback positivo de comparação social na aprendizagem de uma tarefa de arremesso em crianças com 10 anos de idade. Dois grupos de participantes, um denominado de feedback positivo de comparação social e outro grupo controle, receberam feedback verídico sobre sua performance depois de cada tentativa de prática. Em adicional, o grupo feedback positivo de comparação social recebeu após cada bloco de 10 tentativas uma informação sugerindo que sua performance estava melhor do que a performance de outras crianças que já haviam executado a mesma tarefa. Um dia após a fase de prática, um teste de retenção foi realizado sem feedback (verídico ou de comparação social). Os resultados do estudo demonstraram que o grupo feedback positivo de comparação social apresentou melhor precisão dos arremessos que o grupo controle no teste de retenção. Assim como, os resultados do questionário indicaram que esse mesmo grupo apresentou maior percepção de competência e esforço/importância na tarefa do que o grupo controle. Esses resultados demonstram que o feedback pode exercer uma importante função motivacional a qual afeta a aprendizagem de habilidades motoras em criançasapplication/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBREscola Superior de Educação FísicaAprendizagem motoraCriançasFeedback de comparação socialMotor learningChildrenSocial-comparative feedbackCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEfeito do feedback normativo na aprendizagem de uma habilidade motora em criançasFeedback normative effects on skill motor learning in childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALLuciana Toaldo Gentilini Avila.pdfapplication/pdf859699http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1780/1/Luciana%20Toaldo%20Gentilini%20Avila.pdf98d467bf80e000b84459635de889b6f8MD51open accessTEXTLuciana Toaldo Gentilini Avila.pdf.txtLuciana Toaldo Gentilini Avila.pdf.txtExtracted Texttext/plain166413http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1780/2/Luciana%20Toaldo%20Gentilini%20Avila.pdf.txt4e81d5a921fc3ff2096e0c301eb850feMD52open accessTHUMBNAILLuciana Toaldo Gentilini Avila.pdf.jpgLuciana Toaldo Gentilini Avila.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1780/3/Luciana%20Toaldo%20Gentilini%20Avila.pdf.jpgf00c54c315257aa54a4c9ff9392c794bMD53open access123456789/17802022-12-15 17:43:05.326open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1780Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2022-12-15T20:43:05Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Efeito do feedback normativo na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Feedback normative effects on skill motor learning in children |
title |
Efeito do feedback normativo na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças |
spellingShingle |
Efeito do feedback normativo na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças Avila, Luciana Toaldo Gentilini Aprendizagem motora Crianças Feedback de comparação social Motor learning Children Social-comparative feedback CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
title_short |
Efeito do feedback normativo na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças |
title_full |
Efeito do feedback normativo na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças |
title_fullStr |
Efeito do feedback normativo na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças |
title_full_unstemmed |
Efeito do feedback normativo na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças |
title_sort |
Efeito do feedback normativo na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças |
author |
Avila, Luciana Toaldo Gentilini |
author_facet |
Avila, Luciana Toaldo Gentilini |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236058Z6 |
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790109E3 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Clark, Suzete Chiviacowsky |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avila, Luciana Toaldo Gentilini |
contributor_str_mv |
Clark, Suzete Chiviacowsky |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem motora Crianças Feedback de comparação social |
topic |
Aprendizagem motora Crianças Feedback de comparação social Motor learning Children Social-comparative feedback CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Motor learning Children Social-comparative feedback |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
The present study investigated the influence of positive social-comparative feedback on the learning of a throwing task in 10-year-old children. Two groups of participants, a positive social-comparative feedback and a control group, received veridical feedback about their performance (accuracy score) after each practice trial. In addition, after each block of 10 trials, the positive social-comparative feedback group was given bogus feedback suggesting that their own performance was better than that of a peer group s on that block. One day after the practice phase, a retention test without (veridical or social-comparative) feedback was performed to assess learning effects as a function of feedback. The positive social-comparison feedback group demonstrated greater throwing accuracy than the control group on the retention test. In addition, questionnaire results indicated that this group scored higher in terms of perceived competence and effort/importance than the control group. These findings demonstrate that feedback can have an important motivational function that affects the learning of motor skills in children |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-22 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-02-27 2014-08-20T13:49:08Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:49:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AVILA, Luciana Toaldo Gentilini. Feedback normative effects on skill motor learning in children. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1780 |
identifier_str_mv |
AVILA, Luciana Toaldo Gentilini. Feedback normative effects on skill motor learning in children. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012. |
url |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1780/1/Luciana%20Toaldo%20Gentilini%20Avila.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1780/2/Luciana%20Toaldo%20Gentilini%20Avila.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1780/3/Luciana%20Toaldo%20Gentilini%20Avila.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98d467bf80e000b84459635de889b6f8 4e81d5a921fc3ff2096e0c301eb850fe f00c54c315257aa54a4c9ff9392c794b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801847076502372352 |