Instrumentos musicais digitais
Ano de defesa: | 2011 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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País: |
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Resumo: | Resumo: Este trabalho propõe uma abordagem peculiar em relação à luteria digital que se utiliza de um paralelo hipotético entre os instrumentos musicais digitais e obras musicais de cunho semiimprovisacional. Parte-se dos conceitos de “obra-aberta” de Umberto Eco e “obra-processo” de César Aira e da visualização dos elementos estruturais e possibilidades prático-musicais que caracterizam os instrumentos digitais. Em seguida, é apresentada a questão da necessidade da realização de escolhas no trabalho de luteria digital e é proposto um roteiro de planejamento para guiar tais escolhas, segundo um pensamento composicional. Por fim, são apresentados e descritos alguns exemplos de instrumentos musicais digitais. |
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Patrício, Eduardo Luís BritoQuaranta, Daniel EduardoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música2011-07-18T12:30:42Z2011-07-18T12:30:42Z2011-07-18http://hdl.handle.net/1884/25892Resumo: Este trabalho propõe uma abordagem peculiar em relação à luteria digital que se utiliza de um paralelo hipotético entre os instrumentos musicais digitais e obras musicais de cunho semiimprovisacional. Parte-se dos conceitos de “obra-aberta” de Umberto Eco e “obra-processo” de César Aira e da visualização dos elementos estruturais e possibilidades prático-musicais que caracterizam os instrumentos digitais. Em seguida, é apresentada a questão da necessidade da realização de escolhas no trabalho de luteria digital e é proposto um roteiro de planejamento para guiar tais escolhas, segundo um pensamento composicional. Por fim, são apresentados e descritos alguns exemplos de instrumentos musicais digitais.application/pdfInstrumentos musicais digitaisDissertações - MusicaComposição (Musica)Luteria digitalInstrumentos musicais digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao_patricio.pdfapplication/pdf8758666https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25892/1/dissertacao_patricio.pdf1f2b875609fe6a35296087c44ebf44ccMD51open accessTEXTdissertacao_patricio.pdf.txtdissertacao_patricio.pdf.txtExtracted Texttext/plain176127https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25892/2/dissertacao_patricio.pdf.txtb68b3910e3ca79ed16105977c4619512MD52open accessTHUMBNAILdissertacao_patricio.pdf.jpgdissertacao_patricio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1244https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25892/3/dissertacao_patricio.pdf.jpg360611b7b02d93f9e008718e67a96383MD53open access1884/258922016-04-07 08:52:25.355open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25892Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T11:52:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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Resumo: Este trabalho propõe uma abordagem peculiar em relação à luteria digital que se utiliza de um paralelo hipotético entre os instrumentos musicais digitais e obras musicais de cunho semiimprovisacional. Parte-se dos conceitos de “obra-aberta” de Umberto Eco e “obra-processo” de César Aira e da visualização dos elementos estruturais e possibilidades prático-musicais que caracterizam os instrumentos digitais. Em seguida, é apresentada a questão da necessidade da realização de escolhas no trabalho de luteria digital e é proposto um roteiro de planejamento para guiar tais escolhas, segundo um pensamento composicional. Por fim, são apresentados e descritos alguns exemplos de instrumentos musicais digitais. |
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