Crítica de arte e modernidade : entre a formação do artista e a educação do espectador (1940-1950)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Kramar, Amanda Aide Gabardo, 1992-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/58316
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dra. Dulce Regina Osinski
id UFPR_3e8a13e3692ad68474a6a83ecb8fb541
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58316
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Kramar, Amanda Aide Gabardo, 1992-Osinski, Dulce Regina Baggio, 1962-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-05-27T19:16:24Z2019-05-27T19:16:24Z2018https://hdl.handle.net/1884/58316Orientadora: Prof.ª Dra. Dulce Regina OsinskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/09/2018Inclui referências: p.121-134Resumo: A presente pesquisa tem como objeto a crítica de arte publicada em revistas e jornais na cidade de Curitiba, entre as décadas de 1940 e 1950, pretendendo analisar os discursos críticos dos movimentos modernos atuantes no período, na perspectiva de orientadores do público e de artistas. Utilizamos como ferramental teórico o conceito de intelectual de Gramsci (2001), que concebe os intelectuais como organizadores da cultura. Por meio do conceito de intelectuais mediadores de Sirinelli (2003), e da ideia da imprensa como instrumento pedagógico elaborada por Pallares- Burke (1998), construímos a hipótese de que a função de crítico de arte, exercida no período e no contexto paranaense especialmente por artistas, atuou no sentido não só de transmitir e difundir conhecimentos artísticos, mas também de fornecer parâmetros para a atuação de artistas e para a apreciação dos frequentadores de exposições. Com a modernização dos meios impressos e o incentivo das artes em meados do século XX, e com a criação de espaços expositivos de arte, ampliou-se o espaço de fala desses atores. Tais movimentações tiveram como consequência a maior recorrência de abordagens sobre o tema na imprensa paranaense. Nesse contexto, ao mesmo tempo, observa-se o desejo pela renovação artística por parte de intelectuais e artistas, verificando-se a participação da crítica de arte nos assuntos referentes à arte moderna paranaense. Para essa investigação, são utilizadas como fontes privilegiadas críticas de arte publicadas nos jornais O Dia, Gazeta do Povo, O Estado do Paraná e Diário do Paraná, bem como na revista cultural Joaquim. Palavras-chave: crítica de arte e educação; modernidade no Paraná; imprensa e educação.Abstract: The present research deals at the criticism of art published in magazines and newspapers in the city of Curitiba, between the 1940s and 1950s, aiming to analyze the critical discourses of the modern movements acting in the period, from the perspective of public and artist orientations. We use as theoretical tool the concept of intellectual of Gramsci (2001), that conceives the intellectuals like organizers of the culture. Through the concept of the mediating intellectuals of Sirinelli (2003), and the idea of the press as a pedagogical instrument elaborated by Pallares-Burke (1998), we construct the hypothesis that the function of art critic, exercised in the period and in the context of Paraná specially by artists, acted not only to transmit and disseminate artistic knowledge, but also to provide parameters for the performance of artists and for the appreciation of the public. With the modernization of print media and the encouragement of the arts in the mid-twentieth century , and with the creation of art exhibition spaces, the speaking space of these actors was expanded. Such movements have resulted in a greater recurrence of approaches on the subject in the press of Paraná. In this context, at the same time, one observes the desire for artistic renewal by intellectuals and artists, verifying the participation of art critic in the subjects related to modern art from Paraná. For this investigation, critical insights published in the newspapers O Dia, Gazeta do Povo, O Estado de Paraná and Diário do Paraná, as well as in the cultural magazine Joaquim are used as privileged sources. Keyworks: art critic and education; modernity in Paraná; press and education.134 p. : il.application/pdfCritica de arteEducaçãoArte e educaçãoArte modernaCrítica de arte e modernidade : entre a formação do artista e a educação do espectador (1940-1950)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - AMANDA AIDE GABARDO KRAMAR.pdfapplication/pdf6557476https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58316/1/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20AIDE%20GABARDO%20KRAMAR.pdfa4084550c830723c9ea76cfb23c3bc33MD51open access1884/583162019-05-27 16:16:24.602open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58316Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-27T19:16:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crítica de arte e modernidade : entre a formação do artista e a educação do espectador (1940-1950)
title Crítica de arte e modernidade : entre a formação do artista e a educação do espectador (1940-1950)
spellingShingle Crítica de arte e modernidade : entre a formação do artista e a educação do espectador (1940-1950)
Kramar, Amanda Aide Gabardo, 1992-
Critica de arte
Educação
Arte e educação
Arte moderna
title_short Crítica de arte e modernidade : entre a formação do artista e a educação do espectador (1940-1950)
title_full Crítica de arte e modernidade : entre a formação do artista e a educação do espectador (1940-1950)
title_fullStr Crítica de arte e modernidade : entre a formação do artista e a educação do espectador (1940-1950)
title_full_unstemmed Crítica de arte e modernidade : entre a formação do artista e a educação do espectador (1940-1950)
title_sort Crítica de arte e modernidade : entre a formação do artista e a educação do espectador (1940-1950)
author Kramar, Amanda Aide Gabardo, 1992-
author_facet Kramar, Amanda Aide Gabardo, 1992-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Osinski, Dulce Regina Baggio, 1962-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Kramar, Amanda Aide Gabardo, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Critica de arte
Educação
Arte e educação
Arte moderna
topic Critica de arte
Educação
Arte e educação
Arte moderna
description Orientadora: Prof.ª Dra. Dulce Regina Osinski
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-27T19:16:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-27T19:16:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58316
url https://hdl.handle.net/1884/58316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 134 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58316/1/R%20-%20D%20-%20AMANDA%20AIDE%20GABARDO%20KRAMAR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a4084550c830723c9ea76cfb23c3bc33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699572049379328