Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/1884/6908 |
Resumo: | Orientadora: Sonia Maria Chaves Haracemiv |
id |
UFPR_452fe67e11ffedcc3108b559b183f9ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6908 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
|
spelling |
Queluz, Emerson LemkeHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-12-11T14:30:34Z2020-12-11T14:30:34Z2006https://hdl.handle.net/1884/6908Orientadora: Sonia Maria Chaves HaracemivInclui apêndiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosResumo: Neste trabalho de pesquisa buscou-se estudar a cela de aula como espaço de ensino-aprendizagem, em três unidades prisionais do Sistema Penitenciário do Estado do Paraná, entre 2004 e 2006. Tinha-se como objetivo caracterizar as relações estabelecidas na Educação de Jovens e Adultos, Fase I no Ensino Fundamental. Procurou-se traçar o perfil dos (as) educandos (as), refletir as relações estabelecidas na cela de aula a partir do conteúdo curricular desenvolvido, trabalhar com metodologias alternativas, considerar as vozes dos (as) educandos (as) e descrever a formação continuada do professor, educador e autor do trabalho. A metodologia usada foi a da pesquisa participante na forma de pesquisa-ação. A caracterização do processo pedagógico na cela de aula teve na construção do perfil do (a) educando (a) preso (a) uma contribuição importante, para se saber quais experiências escolares que já tinham vivenciado, antes e depois do ingresso na instituição carcerária, e incorporá-las, dentro das possibilidades, ao trabalho pedagógico. Vivenciaram uma prática educativa onde o diálogo e a ação-reflexão constituíram-se em ricos instrumentos de trabalho da cooperativa escolar, construída com a participação de todos os envolvidos. Estudaram os conteúdos de Língua portuguesa, Matemática, Estudo da Sociedade e da Natureza, Educação Artística e Educação Física, interdisciplinarizados na livre expressão, na livre investigação, na organização cooperativa. Consideradas as limitações impostas pelas condições objetivas do espaço prisional, conseguiu-se viabilizar o trabalho educativo escolar numa proposta de educação pelo trabalho que poderá contribuir, com as modestas realizações iniciais acontecidas, e ser progressivamente aperfeiçoado.Abstract: This work aimed to study the "classcell" as a teaching/learning space, in three different penitentiary units of the Penitenciary System of the State of Paraná, between 2004 and 2006. The main goal of the project was to characterize the relations held in the process and in the physical space as well, in the Fundamental Levels of teaching for youngsters and adults, Phase I. We tried to set the profile of the students; reflect the relations established in the "classcell" out of the developed curricular contents; work with alternative methodologies; consider the students' "voices"; describe the continued formation of the teacher, educator and author of the work. The used methodology was the participative research, in the form of research-action. The characterization of the pedagogical project in the "classcell" had the constitution of the profile of the prisoner student as a great contribution in order to get to know which school experiences they had already been through and add such experiences to the posibilities of the pedagogical work. It was experienced a teaching practice in which the dialogue and the action/reflection were considered rich instruments of work for the school collective which was constructed here. There were studied contents of the Portugueses Language, Maths, Studies of the Society and Nature, Artistic Studies, interdisciplined with free expression, free investigation and co-operative organization. Taking into account the limitations of the conditions of the prisional area, it was possible to promote the school teaching work as a proposition of education through work which might contribute with the modest initial accomplishments, and be gradually improved.127 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação - Prisões - Paraná - 2004-2006Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - PrisõesPrisioneiros - Educação - ParanáDissertações - EducaçãoEducaçãoCela de aula : espaço de ensino - aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissetação Final.pdfapplication/pdf868132https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/1/Disseta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdff752be19b3c60c679ca4d42f15051ed2MD51open accessCapa.pdfapplication/pdf92337https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/2/Capa.pdfd3836748790341ca721270441400b617MD52open accessTEXTDissetação Final.pdf.txtExtracted Texttext/plain236149https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/3/Disseta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.txtde271f8e0c25b4accd85f55ce53f0016MD53open accessCapa.pdf.txtExtracted Texttext/plain8500https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/4/Capa.pdf.txtc3b061ad2519aed0cec84d8b4870f063MD54open accessTHUMBNAILDissetação Final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1759https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/5/Disseta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.jpg25654b4ed37fd543b5a34c94dc2669d0MD55open accessCapa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1109https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/6/Capa.pdf.jpgb8b31bae5c0974dc8f51603f2d4a60b3MD56open access1884/69082020-12-11 11:30:35.087open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6908Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-11T14:30:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem |
title |
Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem |
spellingShingle |
Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem Queluz, Emerson Lemke Educação - Prisões - Paraná - 2004-2006 Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - Prisões Prisioneiros - Educação - Paraná Dissertações - Educação Educação |
title_short |
Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem |
title_full |
Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem |
title_fullStr |
Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem |
title_sort |
Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem |
author |
Queluz, Emerson Lemke |
author_facet |
Queluz, Emerson Lemke |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queluz, Emerson Lemke |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Prisões - Paraná - 2004-2006 Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - Prisões Prisioneiros - Educação - Paraná Dissertações - Educação Educação |
topic |
Educação - Prisões - Paraná - 2004-2006 Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - Prisões Prisioneiros - Educação - Paraná Dissertações - Educação Educação |
description |
Orientadora: Sonia Maria Chaves Haracemiv |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-11T14:30:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-11T14:30:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/6908 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/6908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
127 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/1/Disseta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/2/Capa.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/3/Disseta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/4/Capa.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/5/Disseta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.jpg https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/6/Capa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f752be19b3c60c679ca4d42f15051ed2 d3836748790341ca721270441400b617 de271f8e0c25b4accd85f55ce53f0016 c3b061ad2519aed0cec84d8b4870f063 25654b4ed37fd543b5a34c94dc2669d0 b8b31bae5c0974dc8f51603f2d4a60b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813899483239415808 |