Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Queluz, Emerson Lemke
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/6908
Resumo: Orientadora: Sonia Maria Chaves Haracemiv
id UFPR_452fe67e11ffedcc3108b559b183f9ac
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6908
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Queluz, Emerson LemkeHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-12-11T14:30:34Z2020-12-11T14:30:34Z2006https://hdl.handle.net/1884/6908Orientadora: Sonia Maria Chaves HaracemivInclui apêndiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosResumo: Neste trabalho de pesquisa buscou-se estudar a cela de aula como espaço de ensino-aprendizagem, em três unidades prisionais do Sistema Penitenciário do Estado do Paraná, entre 2004 e 2006. Tinha-se como objetivo caracterizar as relações estabelecidas na Educação de Jovens e Adultos, Fase I no Ensino Fundamental. Procurou-se traçar o perfil dos (as) educandos (as), refletir as relações estabelecidas na cela de aula a partir do conteúdo curricular desenvolvido, trabalhar com metodologias alternativas, considerar as vozes dos (as) educandos (as) e descrever a formação continuada do professor, educador e autor do trabalho. A metodologia usada foi a da pesquisa participante na forma de pesquisa-ação. A caracterização do processo pedagógico na cela de aula teve na construção do perfil do (a) educando (a) preso (a) uma contribuição importante, para se saber quais experiências escolares que já tinham vivenciado, antes e depois do ingresso na instituição carcerária, e incorporá-las, dentro das possibilidades, ao trabalho pedagógico. Vivenciaram uma prática educativa onde o diálogo e a ação-reflexão constituíram-se em ricos instrumentos de trabalho da cooperativa escolar, construída com a participação de todos os envolvidos. Estudaram os conteúdos de Língua portuguesa, Matemática, Estudo da Sociedade e da Natureza, Educação Artística e Educação Física, interdisciplinarizados na livre expressão, na livre investigação, na organização cooperativa. Consideradas as limitações impostas pelas condições objetivas do espaço prisional, conseguiu-se viabilizar o trabalho educativo escolar numa proposta de educação pelo trabalho que poderá contribuir, com as modestas realizações iniciais acontecidas, e ser progressivamente aperfeiçoado.Abstract: This work aimed to study the "classcell" as a teaching/learning space, in three different penitentiary units of the Penitenciary System of the State of Paraná, between 2004 and 2006. The main goal of the project was to characterize the relations held in the process and in the physical space as well, in the Fundamental Levels of teaching for youngsters and adults, Phase I. We tried to set the profile of the students; reflect the relations established in the "classcell" out of the developed curricular contents; work with alternative methodologies; consider the students' "voices"; describe the continued formation of the teacher, educator and author of the work. The used methodology was the participative research, in the form of research-action. The characterization of the pedagogical project in the "classcell" had the constitution of the profile of the prisoner student as a great contribution in order to get to know which school experiences they had already been through and add such experiences to the posibilities of the pedagogical work. It was experienced a teaching practice in which the dialogue and the action/reflection were considered rich instruments of work for the school collective which was constructed here. There were studied contents of the Portugueses Language, Maths, Studies of the Society and Nature, Artistic Studies, interdisciplined with free expression, free investigation and co-operative organization. Taking into account the limitations of the conditions of the prisional area, it was possible to promote the school teaching work as a proposition of education through work which might contribute with the modest initial accomplishments, and be gradually improved.127 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação - Prisões - Paraná - 2004-2006Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - PrisõesPrisioneiros - Educação - ParanáDissertações - EducaçãoEducaçãoCela de aula : espaço de ensino - aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissetação Final.pdfapplication/pdf868132https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/1/Disseta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdff752be19b3c60c679ca4d42f15051ed2MD51open accessCapa.pdfapplication/pdf92337https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/2/Capa.pdfd3836748790341ca721270441400b617MD52open accessTEXTDissetação Final.pdf.txtExtracted Texttext/plain236149https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/3/Disseta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.txtde271f8e0c25b4accd85f55ce53f0016MD53open accessCapa.pdf.txtExtracted Texttext/plain8500https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/4/Capa.pdf.txtc3b061ad2519aed0cec84d8b4870f063MD54open accessTHUMBNAILDissetação Final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1759https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/5/Disseta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.jpg25654b4ed37fd543b5a34c94dc2669d0MD55open accessCapa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1109https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/6/Capa.pdf.jpgb8b31bae5c0974dc8f51603f2d4a60b3MD56open access1884/69082020-12-11 11:30:35.087open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6908Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-11T14:30:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem
title Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem
spellingShingle Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem
Queluz, Emerson Lemke
Educação - Prisões - Paraná - 2004-2006
Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - Prisões
Prisioneiros - Educação - Paraná
Dissertações - Educação
Educação
title_short Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem
title_full Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem
title_fullStr Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem
title_full_unstemmed Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem
title_sort Cela de aula : espaço de ensino - aprendizagem
author Queluz, Emerson Lemke
author_facet Queluz, Emerson Lemke
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Queluz, Emerson Lemke
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Prisões - Paraná - 2004-2006
Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - Prisões
Prisioneiros - Educação - Paraná
Dissertações - Educação
Educação
topic Educação - Prisões - Paraná - 2004-2006
Ensino - Conhecimentos e aprendizagem - Prisões
Prisioneiros - Educação - Paraná
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Sonia Maria Chaves Haracemiv
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-11T14:30:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-11T14:30:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/6908
url https://hdl.handle.net/1884/6908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/1/Disseta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/2/Capa.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/3/Disseta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/4/Capa.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/5/Disseta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6908/6/Capa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f752be19b3c60c679ca4d42f15051ed2
d3836748790341ca721270441400b617
de271f8e0c25b4accd85f55ce53f0016
c3b061ad2519aed0cec84d8b4870f063
25654b4ed37fd543b5a34c94dc2669d0
b8b31bae5c0974dc8f51603f2d4a60b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813899483239415808