Molly's monologue in Ulysses : an analysis of textual cohesion

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1988
Autor(a) principal: Branco, Elizabeth Hey
Orientador(a): Reichmann, Brunilda Tempel, 1946-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/24339
Resumo: Orientador: Brunilda Reichmann
id UFPR_561463827ece0810e99982e076f960a5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24339
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasReichmann, Brunilda Tempel, 1946-Branco, Elizabeth Hey2023-05-23T18:13:35Z2023-05-23T18:13:35Z1988https://hdl.handle.net/1884/24339Orientador: Brunilda ReichmannDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em LetrasInclui referênciasÁrea de concentração : Língua inglesaAbstract : Stream of consciousness is a term used to indicate a literary technique developed mainly by writers of this century. This technique presupposes a specific treatment of the characters' psychic contents. In this dissertation we focus on one of the types of stream of consciousness classified by Robert Humphrey as the direct interior monologue. Especially in this type of stream, Humphrey observes a rupture in respect to the conventions of the linguistic code. We selected the monologue of the character Molly Bloom, found in Ulysses, written by James Joyce, to proceed on a linguistic study which is based on the theory of textual cohesion, systematized by Halliday and Hasan, in Cohesion in English. Through an analysis of the cohesive categories present in the referred text, we pointed out to a series of relations considered as characterizing aspects of the direct interior monologue. However, many of the cohesive relations identified in the monologue, in order to be completely understood, needed explanations based not only in the system of the language but references to other codes. Texts of this type demand a mature reader, able to process not only with his linguistic competence, but also with his cultural, ideological and cognitive competences.Resumo : Fluxo de consciência é um termo empregado para indicar uma técnica literária desenvolvida principalmente por autores deste século. Esta técnica pressupõe um tratamento específico dos conteúdos psíquicos de personagens. Nesta dissertação é tematizado um dos tipos de fluxo de consciência, o monólogo interior direto, assim classificado pelo teórico da literatura Robert Humphrey. Especialmente neste tipo de fluxo Humphrey observa uma ruptura com respeito às convenções do código lingüístico. Escolhemos o monólogo da personagem Molly Bloom, encontrado na obra Ulysses, de James Joyce, para procedermos a um estudo de aspectos lingüísticos relacionados à teoria da coesão textual, sistematizada por Halliday e Hasan, em Cohesion in English. Através de uma análise das categorias coesivas presentes no texto indicado, explicitou-se uma série de relações consideradas como identificadores do monólogo interior direto. Contudo muitas das relações coesivas identificadas no monólogo demonstraram necessitar para sua compreensão não só de referenciais presentes no sistema da língua, mas de explicações provenientes de outros códigos. Este tipo de texto literário exige um leitor maduro, capaz de operar não só com sua competência lingüística, como também com sua competência cultural, ideológica e cognitiva.iv, 102 p.application/pdfDisponível em formato digitalJoyce, James, 1882-1941 - Crítica e interpretaçãoRedação acadêmicaMolly's monologue in Ulysses : an analysis of textual cohesioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - BRANCO, ELIZABETH HEY.pdfapplication/pdf2177107https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24339/1/D%20-%20BRANCO%2c%20ELIZABETH%20HEY.pdf9412acdde6390eb5534882f3bd32bca1MD51open accessTEXTD - BRANCO, ELIZABETH HEY.pdf.txtExtracted Texttext/plain153248https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24339/2/D%20-%20BRANCO%2c%20ELIZABETH%20HEY.pdf.txt9a6f426cfd306c32a3547cb757c032b7MD52open accessTHUMBNAILD - BRANCO, ELIZABETH HEY.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24339/3/D%20-%20BRANCO%2c%20ELIZABETH%20HEY.pdf.jpg4265848148cd4c28b91f943e36c4cab8MD53open access1884/243392023-05-23 15:13:35.664open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24339Repositório InstitucionalPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestinformacaodigital@ufpr.bropendoar:3082023-05-23T18:13:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Molly's monologue in Ulysses : an analysis of textual cohesion
title Molly's monologue in Ulysses : an analysis of textual cohesion
spellingShingle Molly's monologue in Ulysses : an analysis of textual cohesion
Branco, Elizabeth Hey
Joyce, James, 1882-1941 - Crítica e interpretação
Redação acadêmica
title_short Molly's monologue in Ulysses : an analysis of textual cohesion
title_full Molly's monologue in Ulysses : an analysis of textual cohesion
title_fullStr Molly's monologue in Ulysses : an analysis of textual cohesion
title_full_unstemmed Molly's monologue in Ulysses : an analysis of textual cohesion
title_sort Molly's monologue in Ulysses : an analysis of textual cohesion
author Branco, Elizabeth Hey
author_facet Branco, Elizabeth Hey
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reichmann, Brunilda Tempel, 1946-
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Elizabeth Hey
contributor_str_mv Reichmann, Brunilda Tempel, 1946-
dc.subject.por.fl_str_mv Joyce, James, 1882-1941 - Crítica e interpretação
Redação acadêmica
topic Joyce, James, 1882-1941 - Crítica e interpretação
Redação acadêmica
description Orientador: Brunilda Reichmann
publishDate 1988
dc.date.issued.fl_str_mv 1988
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-23T18:13:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-23T18:13:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24339
url https://hdl.handle.net/1884/24339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iv, 102 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24339/1/D%20-%20BRANCO%2c%20ELIZABETH%20HEY.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24339/2/D%20-%20BRANCO%2c%20ELIZABETH%20HEY.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24339/3/D%20-%20BRANCO%2c%20ELIZABETH%20HEY.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9412acdde6390eb5534882f3bd32bca1
9a6f426cfd306c32a3547cb757c032b7
4265848148cd4c28b91f943e36c4cab8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv informacaodigital@ufpr.br
_version_ 1834475856566681600