Identidades na educação : como questões identitárias aparecem no contexto pibidiano e sua importância na formação de professores de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Isabel Linhares da
Orientador(a): Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/85167
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo
id UFPR_5a6f2f1818c73e9e071e2e996c50f7e3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/85167
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFigueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-Silva, Isabel Linhares da2023-11-23T18:59:21Z2023-11-23T18:59:21Z2023https://hdl.handle.net/1884/85167Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de FigueiredoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 29/05/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos LinguísticosResumo: Diversas pesquisas na Linguística Aplicada têm apontado para a importância de se investigar questões de identidade no ensino de línguas estrangeiras. Neste contexto, se apresenta como fundamental pensar o período de formação docente inicial ligado a questões identitárias dos professores-em-formação. As disciplinas de estágio obrigatório supervisionado do currículo do curso permitem aos alunos e alunas da graduação entrarem em contato com a realidade das escolas públicas. As observações, práticas e discussões dentro dessas disciplinas são muito importantes para que seja possível refletir sobre o contexto que alunos e professores encontram em suas práticas escolares. Porém, muitos desses alunos e alunas da graduação sentem a necessidade de outras experiências de docência para além dessas disciplinas obrigatórias, e é nesse contexto que se insere o PIBID nas licenciaturas. Pesquisar projetos como o PIBID e a formação de professores de língua estrangeira em universidades brasileiras é importante, portanto, por trazer a possibilidade de investigar e procurar mudar o contexto de ensino de inglês nas escolas no país. O objetivo desta pesquisa, assim, é pesquisar como alunos da licenciatura que fazem parte do PIBID entendem questões identitárias em suas práticas. O contexto pesquisado foi de um edital do programa com discentes do curso de licenciatura em Letras Inglês de uma universidade no sul do Brasil. O estudo foi interpretativista, qualitativo e de cunho etnográfico, onde os alunos professores-em-formação tiveram contato com pesquisas sobre a identidade profissional de professores de inglês e as relacionaram com sua experiência pessoal dentro do PIBID. A pesquisa mostrou, ao final, como o programa se apresenta como uma base importante para os discentes que participam, mas também como um caminho no qual a ponte entre os muros da universidade e das escolas da rede pública é reforçada e basilar para que o ensino alcance melhores resultados.Abstract: There is a plethora of studies in the Applied Linguistics area that have been arguing on the importance of searching identity issues in language teaching. Because of that, the initial teacher education time period is an essential issue to discuss. Disciplines of mandatory internship from the course curriculum allow undergraduates to have a first sight of the reality they will find in schools. The observations, practices and discussions among these disciplines are important so they can reflect on the real context of teaching in schools. Yet a wide range of these undergraduate students feel the need for other teaching experiences, which can be provided in Brazil by programs such as PIBID. Researches on that context are fundamental, in this way, because they bring the possibility of investigating and therefore changing the context of English teaching in Brazilian schools. The present study was interpretative, qualitative and ethnographic. The main objective of this research is then to investigate identity in the undergraduate context of students that are part of the PIBID teaching training program, particularly how they perceive their teaching identities. The focus was undergraduates from the Letras Inglês course in a southern Brazilian university, which were presented to a number of researches on the identity of teachers and identity on the teaching practice. They were invited, in that sense, to reflect upon their own experience. The study indicated the importance of the PIBID program in the teacher training of the undergraduates who are part of it. Moreover, it illustrates a key bridge between the walls of the universities and the schools that can allow teaching with better results.1 recurso online : PDF.application/pdfPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Professores - FormaçãoLetrasIdentidades na educação : como questões identitárias aparecem no contexto pibidiano e sua importância na formação de professores de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ISABEL LINHARES DA SILVA.pdfapplication/pdf1546830https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85167/1/R%20-%20D%20-%20ISABEL%20LINHARES%20DA%20SILVA.pdfffd63a881e379b882e594d798c3b9d7fMD51open access1884/851672023-11-23 15:59:21.743open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85167Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-11-23T18:59:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identidades na educação : como questões identitárias aparecem no contexto pibidiano e sua importância na formação de professores de língua inglesa
title Identidades na educação : como questões identitárias aparecem no contexto pibidiano e sua importância na formação de professores de língua inglesa
spellingShingle Identidades na educação : como questões identitárias aparecem no contexto pibidiano e sua importância na formação de professores de língua inglesa
Silva, Isabel Linhares da
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Professores - Formação
Letras
title_short Identidades na educação : como questões identitárias aparecem no contexto pibidiano e sua importância na formação de professores de língua inglesa
title_full Identidades na educação : como questões identitárias aparecem no contexto pibidiano e sua importância na formação de professores de língua inglesa
title_fullStr Identidades na educação : como questões identitárias aparecem no contexto pibidiano e sua importância na formação de professores de língua inglesa
title_full_unstemmed Identidades na educação : como questões identitárias aparecem no contexto pibidiano e sua importância na formação de professores de língua inglesa
title_sort Identidades na educação : como questões identitárias aparecem no contexto pibidiano e sua importância na formação de professores de língua inglesa
author Silva, Isabel Linhares da
author_facet Silva, Isabel Linhares da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isabel Linhares da
contributor_str_mv Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Professores - Formação
Letras
topic Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Professores - Formação
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-23T18:59:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-23T18:59:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/85167
url https://hdl.handle.net/1884/85167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85167/1/R%20-%20D%20-%20ISABEL%20LINHARES%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ffd63a881e379b882e594d798c3b9d7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861378731933696