Análise multivariada aplicada aos acidentes da Br-277 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Balbo, Fábio André Negri
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1884/26088
Resumo: Resumo: Este trabalho faz um estudo dos acidentes ocorridos na BR-277 no período de janeiro de 2007 a novembro de 2009, buscando relacionar os diferentes tipos de acidentes com as condições de pista, tipos de acostamento, condições meteorológicas, sentido da rodovia, entre outras. O método utilizado para determinar essas relações foi a Análise Fatorial. Os fatores agrupam as variáveis altamente correlacionadas em grupos e determina para cada um, indicadores (escores fatoriais) com os quais é possível determinar os quilômetros da rodovia mais perigosos de acordo com cada fator. Os dados utilizados nesse trabalho são compostos por 35 planilhas, cedidas pela Polícia Rodoviária Federal do estado do Paraná, sendo que cada planilha contém os dados (qualitativos e quantitativos) dos 10.096 acidentes ocorridos entre janeiro de 2007 e novembro de 2009. Dessas planilhas foi selecionado um conjunto de variáveis o qual foi discretizado, determinando uma matriz dicotômica e em seguida uma matriz de frequências, a qual foi utilizada na Análise Fatorial. A análise fatorial foi realizada em três diferentes períodos: entre janeiro de 2007 e novembro de 2009, entre janeiro de 2009 e novembro de 2009 e em meses de férias (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) entre janeiro de 2007 e novembro de 2009, com o objetivo de verificar se os fatores coincidem em cada análise. Em cada Análise Fatorial o número de variáveis é diferente, devido a não ocorrência de determinados tipos de acidente no período específico. Devido à grande quantidade de variáveis, a Análise Fatorial foi realizada mais de uma vez para cada período, sendo que somente a última Análise Fatorial foi interpretada e as anteriores feitas com objetivo de eliminar variáveis que eram pouco explicadas nos fatores obtidos. Como resultados pôde-se verificar, em todas as análises, que o quilômetro 584 (Cascavel - PR) é o mais problemático com relação ao número de acidentes, e que o condutor pode ser considerado o principal responsável por esses acidentes.
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