Análise multivariada aplicada aos acidentes da Br-277 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
Ano de defesa: | 2011 |
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Resumo: | Resumo: Este trabalho faz um estudo dos acidentes ocorridos na BR-277 no período de janeiro de 2007 a novembro de 2009, buscando relacionar os diferentes tipos de acidentes com as condições de pista, tipos de acostamento, condições meteorológicas, sentido da rodovia, entre outras. O método utilizado para determinar essas relações foi a Análise Fatorial. Os fatores agrupam as variáveis altamente correlacionadas em grupos e determina para cada um, indicadores (escores fatoriais) com os quais é possível determinar os quilômetros da rodovia mais perigosos de acordo com cada fator. Os dados utilizados nesse trabalho são compostos por 35 planilhas, cedidas pela Polícia Rodoviária Federal do estado do Paraná, sendo que cada planilha contém os dados (qualitativos e quantitativos) dos 10.096 acidentes ocorridos entre janeiro de 2007 e novembro de 2009. Dessas planilhas foi selecionado um conjunto de variáveis o qual foi discretizado, determinando uma matriz dicotômica e em seguida uma matriz de frequências, a qual foi utilizada na Análise Fatorial. A análise fatorial foi realizada em três diferentes períodos: entre janeiro de 2007 e novembro de 2009, entre janeiro de 2009 e novembro de 2009 e em meses de férias (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) entre janeiro de 2007 e novembro de 2009, com o objetivo de verificar se os fatores coincidem em cada análise. Em cada Análise Fatorial o número de variáveis é diferente, devido a não ocorrência de determinados tipos de acidente no período específico. Devido à grande quantidade de variáveis, a Análise Fatorial foi realizada mais de uma vez para cada período, sendo que somente a última Análise Fatorial foi interpretada e as anteriores feitas com objetivo de eliminar variáveis que eram pouco explicadas nos fatores obtidos. Como resultados pôde-se verificar, em todas as análises, que o quilômetro 584 (Cascavel - PR) é o mais problemático com relação ao número de acidentes, e que o condutor pode ser considerado o principal responsável por esses acidentes. |
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Balbo, Fábio André NegriCumin, Liliana Madalena GramaniChaves Neto, Anselmo 1945-Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenharia2011-09-05T08:53:13Z2011-09-05T08:53:13Z2011-09-05http://hdl.handle.net/1884/26088Resumo: Este trabalho faz um estudo dos acidentes ocorridos na BR-277 no período de janeiro de 2007 a novembro de 2009, buscando relacionar os diferentes tipos de acidentes com as condições de pista, tipos de acostamento, condições meteorológicas, sentido da rodovia, entre outras. O método utilizado para determinar essas relações foi a Análise Fatorial. Os fatores agrupam as variáveis altamente correlacionadas em grupos e determina para cada um, indicadores (escores fatoriais) com os quais é possível determinar os quilômetros da rodovia mais perigosos de acordo com cada fator. Os dados utilizados nesse trabalho são compostos por 35 planilhas, cedidas pela Polícia Rodoviária Federal do estado do Paraná, sendo que cada planilha contém os dados (qualitativos e quantitativos) dos 10.096 acidentes ocorridos entre janeiro de 2007 e novembro de 2009. Dessas planilhas foi selecionado um conjunto de variáveis o qual foi discretizado, determinando uma matriz dicotômica e em seguida uma matriz de frequências, a qual foi utilizada na Análise Fatorial. A análise fatorial foi realizada em três diferentes períodos: entre janeiro de 2007 e novembro de 2009, entre janeiro de 2009 e novembro de 2009 e em meses de férias (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) entre janeiro de 2007 e novembro de 2009, com o objetivo de verificar se os fatores coincidem em cada análise. Em cada Análise Fatorial o número de variáveis é diferente, devido a não ocorrência de determinados tipos de acidente no período específico. Devido à grande quantidade de variáveis, a Análise Fatorial foi realizada mais de uma vez para cada período, sendo que somente a última Análise Fatorial foi interpretada e as anteriores feitas com objetivo de eliminar variáveis que eram pouco explicadas nos fatores obtidos. Como resultados pôde-se verificar, em todas as análises, que o quilômetro 584 (Cascavel - PR) é o mais problemático com relação ao número de acidentes, e que o condutor pode ser considerado o principal responsável por esses acidentes.application/pdfTesesAnálise multivariada aplicada aos acidentes da Br-277 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_Fabio_Balbo.pdfapplication/pdf12608619https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26088/1/Dissertacao_Fabio_Balbo.pdf2bf24c7ee86991788788af0e574273d3MD51open accessTEXTDissertacao_Fabio_Balbo.pdf.txtDissertacao_Fabio_Balbo.pdf.txtExtracted Texttext/plain189855https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26088/2/Dissertacao_Fabio_Balbo.pdf.txt7600f9b9b2ea17185bfdfb28556e6360MD52open accessTHUMBNAILDissertacao_Fabio_Balbo.pdf.jpgDissertacao_Fabio_Balbo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26088/3/Dissertacao_Fabio_Balbo.pdf.jpgc8b6a4cba861f04500363d6285a737acMD53open access1884/260882016-04-07 07:43:50.678open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26088Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T10:43:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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