Fatores que interferem na eficiência do consumo de combustível: análise de uma frota de ônibus metropolitano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Machado, Anderson Oberdan
Orientador(a): Wildauer, Egon Walter, 1969-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/74076
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Egon Walter Wildauer
id UFPR_dcb75574b20c554739dfbeec90bc322e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74076
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Machado, Anderson OberdanUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e DecisãoWildauer, Egon Walter, 1969-2022-03-30T14:18:53Z2022-03-30T14:18:53Z2021https://hdl.handle.net/1884/74076Orientador: Prof. Dr. Egon Walter WildauerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 06/12/2021Inclui referências: p. 118-127Resumo: O serviço de transporte público coletivo é um dos principais elementos de desenvolvimento das grandes cidades; composto de um conjunto de atividades, onde o consumo de combustível tem relevância, principalmente em função do impacto na composição dos custos. Em empresas de ônibus, dados do processo de consumo de combustível servem de apoio a tomada de decisões estratégicas e operacionais, permitindo melhorias na produtividade e nos resultados econômicos e socioambientais. Utilizando dados de uma frota de ônibus que atua na região metropolitana de Curitiba-PR, objetivou-se identificar e medir fatores com maior significância no consumo de combustível, propondo assim, estratégias que melhorem seu aproveitamento. O alcance destes objetivos se deu, com o estudo da literatura sobre o processo de tomada de decisões estratégicas, serviço de transporte coletivo por ônibus, técnicas de coleta e tratamento de dados estruturados e análises estatísticas correlacionais. Fez parte do método: o mapeamento do processo para a obtenção de dados de consumo de combustível; a qualificação dos dados, por meio de regras de negócios e da análise do intervalo interquartil; a obtenção do grau de associação entre as variáveis quantitativas, por meio da análise de correlação e do coeficiente de determinação; a verificação de diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de variáveis qualitativas, por meio da análise de variância; a definição de construtos adjacentes aos dados, por meio da análise fatorial exploratória e a identificação das variáveis com maior impacto nos resultados de consumo, por meio da análise de componentes principais. O trabalho foi de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, utilizando o método correlacional. Os resultados demonstraram que os dados originalmente obtidos representavam o processo com 86,99% de precisão; que os tipos de veículos, os quais estão diretamente relacionados à potência dos motores, tem a maior correlação com o consumo de combustível e que o agrupamento das variáveis em 2 componentes principais, o primeiro ligado ao planejamento das linhas e um segundo a operação dos serviços, conseguem explicar 63,6% da variância nos dados da pesquisa. Como contribuição, a etapa de qualificação dos dados apresenta uma metodologia de avaliação e estímulo, para a criação de um programa formal de gerenciamento de qualidade dos dados; já as análises das variáveis permitiram, além de elencar os fatores relevantes no consumo, construir estratégias adjacentes ao melhor aproveitamento do combustível.Abstract: The Public Transportation service is one of the main elements of development in large cities; composed of a set of activities, where fuel consumption is relevant, mainly due to the impact on the composition of costs. In bus companies, data from the fuel consumption process support strategic and operational decision-making, allowing for improvements in productivity and in economic and socio-environmental results. Using data from a bus fleet operating in the metropolitan region of Curitiba-PR, the objective was to identify and measure factors with greater significance in fuel consumption, thus proposing strategies to improve its use. These objectives were achieved through the study of the literature on the strategic decision-making process, public transport by bus, techniques for collecting and processing structured data and correlational statistical analyses. The method included mapping the process to obtain fuel consumption data; data qualification through business rules and interquartile range analysis; obtaining the association degree between the quantitative variables, through the correlation analysis and determination coefficient. It also included statistically significant differences verification between qualitative variable groups, through variance analysis; the definition of constructs adjacent to the data, through exploratory factor analysis, and the identification of variables with the greatest impact on consumption results, through main component analysis. The work was of an applied nature, with a quantitative approach, using the correlational method. The results showed the data originally obtained represented the process with 86.99% accuracy. The types of vehicles, which are directly related to engine power, have the highest correlation with fuel consumption and the grouping of variables are into 2 main components; the first linked to line planning and the second to service operation, can explain 63.6% of the variance in the survey data. As a contribution, the data qualification stage presents an assessment and stimulus methodology for the creation of a formal program of data quality management; on the other hand, the analyses of the variables allowed, in addition to listing the relevant factors in consumption, to build strategies adjacent to the best use of fuel.1 arquivo (131 p.) : PDF.application/pdfPlanejamento estratégicoProcesso decisórioTransporte urbanoCombustiveis para motoresOnibusAdministração de EmpresasFatores que interferem na eficiência do consumo de combustível: análise de uma frota de ônibus metropolitanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDERSON OBERDAN MACHADO.pdfapplication/pdf5983560https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74076/1/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20OBERDAN%20MACHADO.pdf138f5ff0d0825568b1d5b8b7baa4a8b1MD51open access1884/740762022-03-30 11:18:53.603open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74076Repositório InstitucionalPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestinformacaodigital@ufpr.bropendoar:3082022-03-30T14:18:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores que interferem na eficiência do consumo de combustível: análise de uma frota de ônibus metropolitano
title Fatores que interferem na eficiência do consumo de combustível: análise de uma frota de ônibus metropolitano
spellingShingle Fatores que interferem na eficiência do consumo de combustível: análise de uma frota de ônibus metropolitano
Machado, Anderson Oberdan
Planejamento estratégico
Processo decisório
Transporte urbano
Combustiveis para motores
Onibus
Administração de Empresas
title_short Fatores que interferem na eficiência do consumo de combustível: análise de uma frota de ônibus metropolitano
title_full Fatores que interferem na eficiência do consumo de combustível: análise de uma frota de ônibus metropolitano
title_fullStr Fatores que interferem na eficiência do consumo de combustível: análise de uma frota de ônibus metropolitano
title_full_unstemmed Fatores que interferem na eficiência do consumo de combustível: análise de uma frota de ônibus metropolitano
title_sort Fatores que interferem na eficiência do consumo de combustível: análise de uma frota de ônibus metropolitano
author Machado, Anderson Oberdan
author_facet Machado, Anderson Oberdan
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Anderson Oberdan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wildauer, Egon Walter, 1969-
contributor_str_mv Wildauer, Egon Walter, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Processo decisório
Transporte urbano
Combustiveis para motores
Onibus
Administração de Empresas
topic Planejamento estratégico
Processo decisório
Transporte urbano
Combustiveis para motores
Onibus
Administração de Empresas
description Orientador: Prof. Dr. Egon Walter Wildauer
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-30T14:18:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-30T14:18:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74076
url https://hdl.handle.net/1884/74076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (131 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74076/1/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20OBERDAN%20MACHADO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 138f5ff0d0825568b1d5b8b7baa4a8b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv informacaodigital@ufpr.br
_version_ 1834475716481122304