A cultura popular ressignificando a vivência educativa na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Bidinotto, Tatiana S.
Orientador(a): Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/64362
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes
id UFPR_eadaa6339fe57357ef8040d8cef69a57
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64362
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Bidinotto, Tatiana S.Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-2019-12-13T12:18:48Z2019-12-13T12:18:48Z2019https://hdl.handle.net/1884/64362Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória FagundesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 30/08/2019Inclui referências: p. 95-99Resumo: Esta dissertação tem como tema a Cultura Popular e a prática educativa na Educação Infantil. O objetivo é pesquisar a possibilidade de estabelecer uma prática docente significativa que considere os saberes das crianças como ponto de partida para a valorização e a consolidação de uma educação que favoreça (ou estreite) o diálogo entre a Cultura Popular e os saberes escolares. Para tanto, foi preciso considerar os limites curriculares, assim como a concepção de infância e de educação que podem ser um impeditivo para a efetivação de uma prática docente emancipatória. A metodologia foi a pesquisa participante que, por meio da formação de um grupo de estudos e através de perguntas suleadoras, provocadoras do diálogo entre as participantes, teve como temática geradora a prática educativa e o papel que a Cultura Popular assume, ou não, nos seus planejamentos. Os sujeitos que constituíram os grupos de estudos foram professores da Educação Infantil de uma rede pública de Ensino da região metropolitana de Curitiba. A coleta de dados deu-se por meio de um diário de campo, no qual as falas e principais relatos orais das participantes foram registrados. As entrevistas semiestruturadas tiveram o intento de aprofundar o conceito de Cultura Popular e sua importância para as práticas educativas, estabelecido durante a participação no grupo de estudos. Ao ler as anotações foi possível perceber que os professores consideram a criança como produtora de Cultura e que, de alguma forma, essa Cultura está presente no cotidiano escolar demonstrada pela oralidade e principalmente pelas brincadeiras; essa Cultura é, muitas vezes, ignorada pelos docentes, que ocupam o cotidiano infantil com outros saberes, considerados pelo adulto como importantes para a criança. Palavras-chave: Cultura popular. Prática educativa. Educação Infantil. Infância. Pesquisa participante.Abstract: This dissertation has as its theme the Popular Culture and the educational practice in Early Childhood Education. The objective is to research the possibility of establishing a meaningful teaching practice that considers children's knowledge as a starting point for the valorization and consolidation of an education that favors (or narrows) the dialogue between Popular Culture and school knowledge. Therefore, it was necessary to consider the curricular limits, as well as the conception of childhood and education that can be an impediment to the realization of an emancipatory teaching practice. The methodology was the participant research that, through the formation of a study group and through questions that provoke the dialogue between the participants, had as its generating theme the educational practice and the role that Popular Culture assumes, or not, in the your plans. The subjects that formed the study groups were early childhood teachers from a public school system in the metropolitan region of Curitiba. Data were collected through a field diary, in which participants' speeches and main oral reports were recorded. The semi-structured interviews were intended to deepen the concept of Popular Culture and its importance for educational practices, established during participation in the study group. By reading the notes it was possible to realize that the teachers consider the child as a producer of Culture and that, somehow, this Culture is present in the daily school life demonstrated by orality and mainly by play; This Culture is often ignored by teachers, who occupy the daily life of children with other knowledge, considered by adults as important to the child. Keywords: Popular culture. Educational practice. Child education. Childhood. Participant research.114 p. : il.application/pdfEducação de criançasCultura popularPráticas educativasInfância - EscolaEducaçãoA cultura popular ressignificando a vivência educativa na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TATIANA DA SILVA BIDINOTTO.pdfapplication/pdf6507930https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64362/1/R%20-%20D%20-%20TATIANA%20DA%20SILVA%20BIDINOTTO.pdf4a507dfb857ef9d022b59466062f7b91MD51open access1884/643622019-12-13 09:18:48.978open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64362Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T12:18:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cultura popular ressignificando a vivência educativa na educação infantil
title A cultura popular ressignificando a vivência educativa na educação infantil
spellingShingle A cultura popular ressignificando a vivência educativa na educação infantil
Bidinotto, Tatiana S.
Educação de crianças
Cultura popular
Práticas educativas
Infância - Escola
Educação
title_short A cultura popular ressignificando a vivência educativa na educação infantil
title_full A cultura popular ressignificando a vivência educativa na educação infantil
title_fullStr A cultura popular ressignificando a vivência educativa na educação infantil
title_full_unstemmed A cultura popular ressignificando a vivência educativa na educação infantil
title_sort A cultura popular ressignificando a vivência educativa na educação infantil
author Bidinotto, Tatiana S.
author_facet Bidinotto, Tatiana S.
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Bidinotto, Tatiana S.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-
contributor_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Cultura popular
Práticas educativas
Infância - Escola
Educação
topic Educação de crianças
Cultura popular
Práticas educativas
Infância - Escola
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-13T12:18:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-13T12:18:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64362
url https://hdl.handle.net/1884/64362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64362/1/R%20-%20D%20-%20TATIANA%20DA%20SILVA%20BIDINOTTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a507dfb857ef9d022b59466062f7b91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861152344375296