Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira
| Ano de defesa: | 2017 |
|---|---|
| Autor(a) principal: | |
| Orientador(a): | |
| Banca de defesa: | |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Brasil
UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
| Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
| País: |
Não Informado pela instituição
|
| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24895 |
Resumo: | This article offers an performing analysis for the Três Estudos for trombone and piano by composer José Siqueira. Its purpose is to provide technical suport for trombonists who want to interpret the work as well as to disseminate it in the academic field, whose chamber music repertoire is essentially influenced by foreign composers in Brazilian institutions. The work requires an investigation to overcome the technical difficulties such as slide action for the glissandi passages, embelishments, tremolo, and the use of mutes. This piece also highlights the regional aspects of Brazilian music ad evidences the work of national composers. Indeed, this work is found in the programs of Brazilian competitions for both trombonists and in pianists. In order to provide best technical suggestios to perform the piece, four trombone methods were used - Bordogni (1928), Arban (1936), Gillis (1966) and Lafosse (1928, 4 parts) - as well as three recordings located in Brazilian audio libraries. The interpretative suggestions presented should be seen as facilitating future works and not requiremets to perform it. |
| id |
UFRN_0b8712c7ae35982dc37e27a8db38f684 |
|---|---|
| oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufrn.br:123456789/24895 |
| network_acronym_str |
UFRN |
| network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
| repository_id_str |
|
| spelling |
Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José SiqueiraTromboneInterpretaçãoJosé SiqueiraTrês Estudos para Trombone à vara e PianoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAThis article offers an performing analysis for the Três Estudos for trombone and piano by composer José Siqueira. Its purpose is to provide technical suport for trombonists who want to interpret the work as well as to disseminate it in the academic field, whose chamber music repertoire is essentially influenced by foreign composers in Brazilian institutions. The work requires an investigation to overcome the technical difficulties such as slide action for the glissandi passages, embelishments, tremolo, and the use of mutes. This piece also highlights the regional aspects of Brazilian music ad evidences the work of national composers. Indeed, this work is found in the programs of Brazilian competitions for both trombonists and in pianists. In order to provide best technical suggestios to perform the piece, four trombone methods were used - Bordogni (1928), Arban (1936), Gillis (1966) and Lafosse (1928, 4 parts) - as well as three recordings located in Brazilian audio libraries. The interpretative suggestions presented should be seen as facilitating future works and not requiremets to perform it.Este Artigo oferece uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone e Piano do compositor José Siqueira. Tem como objetivo, auxiliar trombonistas que queiram interpretar a Obra bem como difundi-la no meio acadêmico à música brasileira com essa formação, oferecer aos trombonistas opções de repertório além daquelas de compositores estrangeiros, tendo em vista que, prevalecem nas instituições de ensino, obras dos mesmos no repertório camerístico para trombone. A Obra oferece dificuldades nas questões interpretativas e na sua execução técnica no movimento da vara, além de apresentar diversas questões peculiares como o uso da surdina, efeitos do glissando e ornamentos como o trinado e tremolo. A Peça torna-se interessante também ao evidenciar aspectos regionais da música brasileira além de exaltar o trabalho de compositores nacionais. Vale salientar que a Obra se faz presente no repertório de músicos importantes e é encontrada nos programas de concursos tanto para trombonistas como para co-repetidores em piano. Outro fato que deve ser ressaltado sobre os Três Estudos é que existem 3 gravações da Obra, assim, possibilitando o instrumentista fazer comparações no que se refere às questões que envolvem a execução técnico-interpretativa e auxiliando, dessa forma, sua compreensão dos Estudos. Portanto, sugerem-se 4 métodos para trombone – Bordogni (1928), Arban (1936), Gillis (1966) e Lafosse (1928, 4 partes) – como ferramentas para auxiliar na execução técnica do instrumento. As sugestões interpretativas presentes nesta Pesquisa devem ser vistas como facilitadoras para futuras execuções da Obra e não como requerimentos para a interpretação nos Três Estudos.BrasilUFRNPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAQueiroz, Rucker Bezerra deFerreira, Alexandre Magno e SilvaCesetti, Durval da NóbregaOliveira, Flávio Davino de2018-03-16T21:06:08Z2018-03-16T21:06:08Z2017-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Flávio Davino de. Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira. 2017. 80f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24895ark:/41046/001300000c3nrporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRN2019-01-30T19:28:40Zoai:repositorio.ufrn.br:123456789/24895Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/repositorio@bczm.ufrn.bropendoar:2019-01-30T19:28:40Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
| dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira |
| title |
Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira |
| spellingShingle |
Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira Oliveira, Flávio Davino de Trombone Interpretação José Siqueira Três Estudos para Trombone à vara e Piano CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
| title_short |
Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira |
| title_full |
Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira |
| title_fullStr |
Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira |
| title_full_unstemmed |
Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira |
| title_sort |
Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira |
| author |
Oliveira, Flávio Davino de |
| author_facet |
Oliveira, Flávio Davino de |
| author_role |
author |
| dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queiroz, Rucker Bezerra de Ferreira, Alexandre Magno e Silva Cesetti, Durval da Nóbrega |
| dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Flávio Davino de |
| dc.subject.por.fl_str_mv |
Trombone Interpretação José Siqueira Três Estudos para Trombone à vara e Piano CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
| topic |
Trombone Interpretação José Siqueira Três Estudos para Trombone à vara e Piano CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
| description |
This article offers an performing analysis for the Três Estudos for trombone and piano by composer José Siqueira. Its purpose is to provide technical suport for trombonists who want to interpret the work as well as to disseminate it in the academic field, whose chamber music repertoire is essentially influenced by foreign composers in Brazilian institutions. The work requires an investigation to overcome the technical difficulties such as slide action for the glissandi passages, embelishments, tremolo, and the use of mutes. This piece also highlights the regional aspects of Brazilian music ad evidences the work of national composers. Indeed, this work is found in the programs of Brazilian competitions for both trombonists and in pianists. In order to provide best technical suggestios to perform the piece, four trombone methods were used - Bordogni (1928), Arban (1936), Gillis (1966) and Lafosse (1928, 4 parts) - as well as three recordings located in Brazilian audio libraries. The interpretative suggestions presented should be seen as facilitating future works and not requiremets to perform it. |
| publishDate |
2017 |
| dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 2018-03-16T21:06:08Z 2018-03-16T21:06:08Z |
| dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
| dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
| format |
masterThesis |
| status_str |
publishedVersion |
| dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Flávio Davino de. Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira. 2017. 80f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24895 |
| dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/41046/001300000c3nr |
| identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Flávio Davino de. Uma abordagem interpretativa dos Três Estudos para Trombone à vara e Piano do compositor José Siqueira. 2017. 80f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. ark:/41046/001300000c3nr |
| url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24895 |
| dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
| language |
por |
| dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
| eu_rights_str_mv |
openAccess |
| dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
| dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
| publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
| dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
| instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
| instacron_str |
UFRN |
| institution |
UFRN |
| reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
| collection |
Repositório Institucional da UFRN |
| repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
| repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@bczm.ufrn.br |
| _version_ |
1846688691718717440 |