A integração do tutorial interativo TryLogic via IMS Learning Tools Interoperability: construindo uma infraestrutura para o ensino de Lógica através de estratégias de demonstração e refutação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Terrematte, Patrick Cesar Alves
Orientador(a): Almeida, João Marcos de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação
Departamento: Ciência da Computação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18685
Resumo: Logic courses represent a pedagogical challenge and the recorded number of cases of failures and of discontinuity in them is often high. Amont other difficulties, students face a cognitive overload to understand logical concepts in a relevant way. On that track, computational tools for learning are resources that help both in alleviating the cognitive overload scenarios and in allowing for the practical experimenting with theoretical concepts. The present study proposes an interactive tutorial, namely the TryLogic, aimed at teaching to solve logical conjectures either by proofs or refutations. The tool was developed from the architecture of the tool TryOcaml, through support of the communication of the web interface ProofWeb in accessing the proof assistant Coq. The goals of TryLogic are: (1) presenting a set of lessons for applying heuristic strategies in solving problems set in Propositional Logic; (2) stepwise organizing the exposition of concepts related to Natural Deduction and to Propositional Semantics in sequential steps; (3) providing interactive tasks to the students. The present study also aims at: presenting our implementation of a formal system for refutation; describing the integration of our infrastructure with the Virtual Learning Environment Moodle through the IMS Learning Tools Interoperability specification; presenting the Conjecture Generator that works for the tasks involving proving and refuting; and, finally to evaluate the learning experience of Logic students through the application of the conjecture solving task associated to the use of the TryLogic
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On that track, computational tools for learning are resources that help both in alleviating the cognitive overload scenarios and in allowing for the practical experimenting with theoretical concepts. The present study proposes an interactive tutorial, namely the TryLogic, aimed at teaching to solve logical conjectures either by proofs or refutations. The tool was developed from the architecture of the tool TryOcaml, through support of the communication of the web interface ProofWeb in accessing the proof assistant Coq. The goals of TryLogic are: (1) presenting a set of lessons for applying heuristic strategies in solving problems set in Propositional Logic; (2) stepwise organizing the exposition of concepts related to Natural Deduction and to Propositional Semantics in sequential steps; (3) providing interactive tasks to the students. The present study also aims at: presenting our implementation of a formal system for refutation; describing the integration of our infrastructure with the Virtual Learning Environment Moodle through the IMS Learning Tools Interoperability specification; presenting the Conjecture Generator that works for the tasks involving proving and refuting; and, finally to evaluate the learning experience of Logic students through the application of the conjecture solving task associated to the use of the TryLogicA disciplina de Lógica representa um desa o tanto para docentes como para discentes, o que em muitos casos resulta em reprovações e desistências. Dentre as dificuldades enfrentadas pelos alunos está a sobrecarga da capacidade cognitiva para compreender os conceitos lógicos de forma relevante. Neste sentido, as ferramentas computacionais de aprendizagem são recursos que auxiliam a redução de cenários de sobrecarga cognitiva, como também permitem a experiência prática de conceitos teóricos. O presente trabalho propõe uma tutorial interativo chamado TryLogic, visando ao ensino da tarefa de Demonstração ou Refutação (DxR) de conjecturas lógicas. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida a partir da arquitetura do TryOcaml através do suporte de comunicação da interface web ProofWeb para acessar o assistente de demonstração de teoremas Coq. Os objetivos do TryLogic são: (1) Apresentar um conjunto de lições para aplicar estratégias heurísticas de análise de problemas em Lógica Proposicional; (2) Organizar em passo-a-passo a exposi ção dos conteúdos de Dedução Natural e Semântica Proposicional de forma sequencial; e (3) Fornecer aos alunos tarefas interativas. O presente trabalho propõe também apresentar a nossa implementação de um sistema formal de refutação; descrever a integração de nossa infraestrutura com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle através da especi cação IMS Learning Tools Interoperability ; apresentar o Gerador de Conjecturas de tarefas de Demonstração e Refutação e, por m, avaliar a experiência da aprendizagem de alunos de Lógica através da aplicação da tarefa de DxR em associação à utilização do TryLogicapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Sistemas e ComputaçãoUFRNBRCiência da ComputaçãoLógica matemática. Assistente de demonstração. Tutorial interativo. Ensino de lógicaMathematical logic. Proof assistant. Interactive tutorial. Teaching logicCNPQ::OUTROSA integração do tutorial interativo TryLogic via IMS Learning Tools Interoperability: construindo uma infraestrutura para o ensino de Lógica através de estratégias de demonstração e refutaçãoThe integration of the interactive tutorial TryLogic via IMS Learning Tools Interoperability: constructing a framework to teaching logic by proofs and refutationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPatrickCAT_DISSERT.pdfapplication/pdf4794202https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18685/1/PatrickCAT_DISSERT.pdf05088b21ff2be2b3c2ccec958e7e6b62MD51TEXTPatrickCAT_DISSERT.pdf.txtPatrickCAT_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain247156https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18685/6/PatrickCAT_DISSERT.pdf.txt8ba3d6b52b92ee3845eaebf05a50bb6cMD56THUMBNAILPatrickCAT_DISSERT.pdf.jpgPatrickCAT_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3946https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18685/7/PatrickCAT_DISSERT.pdf.jpga49b38807dbafb4c7df6c8213ca69c85MD57123456789/186852017-11-03 00:50:24.965oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18685Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T03:50:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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