Efeito da motivação por status na escolha do curso de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Costa, Tainah Porpino de Paiva
Orientador(a): Castro, Felipe Nalon
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47565
Resumo: A abordagem das Motivações Fundamentais sugere que os humanos apresentam motivação para busca e manutenção do status. No Brasil, status pode ser adquirido através da ascensão profissional, em decorrência do acesso ao ensino superior. Este trabalho investigou se o status do curso de ensino superior influencia na escolha de uma profissão; e se fatores relacionados à posse de recursos exercem influência nessa escolha. Participaram da pesquisa 810 indivíduos; cada um tomou parte de um de três estudos. No primeiro estudo, 193 participantes avaliaram o status de diferentes cursos universitários. No segundo estudo, 252 participantes avaliaram o valor de acasalamento, status social e características individuais de sujeitos-estímulo que possuíam formação acadêmica em cursos de baixo status ou alto status. Por fim, no terceiro estudo, 365 estudantes de graduação forneceram informações sobre sua classe social, motivação por status, imprevisibilidade ambiental vivenciada na infância, características de personalidade e avaliaram o status social do curso escolhido. Os resultados indicaram que os cursos relacionados às urgências pessoais são avaliados com maior status social. Além disso, o diploma funciona como um sinalizador de características sociais e de personalidade: sujeitos-estímulo com diploma de alto status foram avaliados com maior status social e traços de personalidade socialmente aversivos, enquanto os com diploma de baixo status foram avaliados com traços de personalidade agradáveis e previsíveis. Por fim, foram encontradas correlação positiva entre o status do curso de ensino superior, a motivação por status e o traço Narcisismo e correlação negativa entre o status do curso e o traço Psicopatia. Esse trabalho amplia o conhecimento acerca da motivação por status e sua influência na tomada de decisão fora do contexto norte-americano e europeu. Essas informações são importantes pois a escolha de carreira exerce uma grande influência no bem-estar subjetivo e psicológico.
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No primeiro estudo, 193 participantes avaliaram o status de diferentes cursos universitários. No segundo estudo, 252 participantes avaliaram o valor de acasalamento, status social e características individuais de sujeitos-estímulo que possuíam formação acadêmica em cursos de baixo status ou alto status. Por fim, no terceiro estudo, 365 estudantes de graduação forneceram informações sobre sua classe social, motivação por status, imprevisibilidade ambiental vivenciada na infância, características de personalidade e avaliaram o status social do curso escolhido. Os resultados indicaram que os cursos relacionados às urgências pessoais são avaliados com maior status social. Além disso, o diploma funciona como um sinalizador de características sociais e de personalidade: sujeitos-estímulo com diploma de alto status foram avaliados com maior status social e traços de personalidade socialmente aversivos, enquanto os com diploma de baixo status foram avaliados com traços de personalidade agradáveis e previsíveis. Por fim, foram encontradas correlação positiva entre o status do curso de ensino superior, a motivação por status e o traço Narcisismo e correlação negativa entre o status do curso e o traço Psicopatia. Esse trabalho amplia o conhecimento acerca da motivação por status e sua influência na tomada de decisão fora do contexto norte-americano e europeu. Essas informações são importantes pois a escolha de carreira exerce uma grande influência no bem-estar subjetivo e psicológico.The Fundamental Motivations approach suggests that humans are motivated to seek and maintain status. In Brazil, status can be acquired through professional advancement, as a result of access to higher education. This work investigated whether the status of the higher education course influences the choice of a profession; and whether factors related to the possession of resources influence this choice. A total of 810 individuals participated in the research; each took part in one of three studies. In the first study, 193 participants rated the status of different university courses. In the second study, 252 participants assessed the mate value, social status, and individual characteristics of stimulus subjects who had an academic background in low-status or high-status courses. Finally, in the third study, 365 undergraduate students provided information about their social class, status motivation, childhood environmental unpredictability, personality characteristics, and assessed the social status of the chosen course. The results indicated that courses related to personal urgencies are evaluated with higher social status. In addition, the diploma works as a marker of social and personality characteristics: stimulus subjects with a highstatus diploma were evaluated with higher social status and socially aversive personality traits, while those with a low-status diploma were evaluated with pleasant and predictable personality traits. Finally, a positive correlation was found between higher education course status, status motivation and the Narcissism trait and a negative correlation between course status and the Psychopathy trait. This work expands the knowledge about status motivation and its influence on decision making outside the North American and European context. This information is important because career choice has a great influence on subjective and psychological well-being.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIAUFRNBrasilMotivações fundamentaisEscolha de carreiraIndicadores de recursoStatusEfeito da motivação por status na escolha do curso de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEfeitomotivacaostatus_Costa_2022.pdfapplication/pdf2275304https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47565/1/Efeitomotivacaostatus_Costa_2022.pdff3b899272db8428e833736d54e4ed08fMD51123456789/475652022-06-07 20:43:04.148oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47565Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/repositorio@bczm.ufrn.bropendoar:2022-06-07T23:43:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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