Cadeia de valor como ferramenta estratégica para a vantagem competitiva em uma unidade de saúde de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Lima, Ricardo Luiz de Medeiros
Orientador(a): Araújo, Afrânio Galdino de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21864
Resumo: Estudo realizado acerca da Cadeia de Valor em uma unidade de pronto-socorro, na condição clínica Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), utilizando como fundamento os pressupostos teórico-metodológicos contidos no modelo de assistência à saúde elaborado por Michael Porter. A pesquisa teve como objetivo geral analisar, por meio da Cadeia de Valor, a entrega de cuidados a pacientes em um serviço de pronto-socorro de uma instituição hospitalar de Natal/RN, na condição clínica IAM, considerando-se os aspectos relevantes para a obtenção de vantagem competitiva. Os objetivos específicos foram: i) mapear a Cadeia de Valor na Instituição estudada, utilizando como condição clínica o IAM; ii) determinar se os objetivos de cada fase da Cadeia de Valor estão sendo atingidos. O estudo, de natureza descritiva e analítica, faz uso de pesquisa de campo com análise qualitativa e quantitativa de dados, por meio da aplicação de entrevistas e questionários a 14 médicos, 30 profissionais técnico-administrativos, um diretor e um administrador da Instituição. Utilizou ainda a técnica de Análise de Conteúdo, cuja aplicação às entrevistas originou o mapeamento da Cadeia de Valor. Igualmente, utilizou a Escala de Likert, com o intuito de determinar um escore que pudesse espelhar o grau de atingimento dos objetivos e funções de cada fase da Cadeia de Valor. Os resultados permitiram o mapeamento da Cadeia de Valor do IAM na instituição estudada e constataram que os diversos fatores que compõem as referidas fases foram avaliados como satisfatórios na opinião dos entrevistados, o que foi atestado pelo percentual de 68,3% obtidos num quantitativo de 430 questões, verificadas dentro da faixa de concordância parcial ou completa com as afirmativas. Pela pesquisa, as fases que melhor cumprem seus objetivos privilegiam o Diagnóstico, o Tratamento e a Orientação de alta. Observando-se, ainda, em conjunto, os escores 4 e 5, que correspondem à concordância parcial ou completa às afirmativas dadas, o item Equipamentos, com 92,86%, destaca-se também com uma excelente avaliação por parte dos entrevistados. As fases que mais se distanciaram do cumprimento dos objetivos abordam a Prevenção e as atividades voltadas para o paciente/cliente após a alta hospitalar. O estudo revelou elementos para a definição de estratégias a serem aplicadas às práticas exercidas pela Instituição, bem como para a geração de valor aos pacientes, assim concorrendo para proporcionar vantagem competitiva, no conjunto das instituições de saúde atuantes no mercado.
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Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21864Estudo realizado acerca da Cadeia de Valor em uma unidade de pronto-socorro, na condição clínica Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), utilizando como fundamento os pressupostos teórico-metodológicos contidos no modelo de assistência à saúde elaborado por Michael Porter. A pesquisa teve como objetivo geral analisar, por meio da Cadeia de Valor, a entrega de cuidados a pacientes em um serviço de pronto-socorro de uma instituição hospitalar de Natal/RN, na condição clínica IAM, considerando-se os aspectos relevantes para a obtenção de vantagem competitiva. Os objetivos específicos foram: i) mapear a Cadeia de Valor na Instituição estudada, utilizando como condição clínica o IAM; ii) determinar se os objetivos de cada fase da Cadeia de Valor estão sendo atingidos. O estudo, de natureza descritiva e analítica, faz uso de pesquisa de campo com análise qualitativa e quantitativa de dados, por meio da aplicação de entrevistas e questionários a 14 médicos, 30 profissionais técnico-administrativos, um diretor e um administrador da Instituição. Utilizou ainda a técnica de Análise de Conteúdo, cuja aplicação às entrevistas originou o mapeamento da Cadeia de Valor. Igualmente, utilizou a Escala de Likert, com o intuito de determinar um escore que pudesse espelhar o grau de atingimento dos objetivos e funções de cada fase da Cadeia de Valor. Os resultados permitiram o mapeamento da Cadeia de Valor do IAM na instituição estudada e constataram que os diversos fatores que compõem as referidas fases foram avaliados como satisfatórios na opinião dos entrevistados, o que foi atestado pelo percentual de 68,3% obtidos num quantitativo de 430 questões, verificadas dentro da faixa de concordância parcial ou completa com as afirmativas. Pela pesquisa, as fases que melhor cumprem seus objetivos privilegiam o Diagnóstico, o Tratamento e a Orientação de alta. Observando-se, ainda, em conjunto, os escores 4 e 5, que correspondem à concordância parcial ou completa às afirmativas dadas, o item Equipamentos, com 92,86%, destaca-se também com uma excelente avaliação por parte dos entrevistados. As fases que mais se distanciaram do cumprimento dos objetivos abordam a Prevenção e as atividades voltadas para o paciente/cliente após a alta hospitalar. O estudo revelou elementos para a definição de estratégias a serem aplicadas às práticas exercidas pela Instituição, bem como para a geração de valor aos pacientes, assim concorrendo para proporcionar vantagem competitiva, no conjunto das instituições de saúde atuantes no mercado.Study on the value chain in a unit of the Emergency Room in clinical condition Acute Myocardial Infarction (AMI), using as a basis the theoretical and methodological assumptions contained in the care model to health developed by Michael Porter. The research aimed to analyze, through the value chain, the delivery of care to patients in an emergency unit of a hospital in Natal / RN, in clinical condition AMI, considering the relevant aspects to competitive advantage. The specific objectives were: i) map the Value Chain in the institution studied, using as a clinical condition AMI; ii) determine whether the objectives of each stage of the Value Chain are being achieved. The study, descriptive and analytical, used qualitative and quantitative data analysis through the application of interviews and questionnaires to 14 doctors, 30 technical and administrative staff, a director and an administrator of the Institution. Content analysis technique was used, wich application of the interviews led to Value Chain map. It was also used the Likert Scale, in order to determine a score that could reflect the degree of achievement of the objectives and functions of each stage of the Value Chain. The results allowed the mapping of Value Chain in AMI in the institution studied and the study showed that the factors that constitute these phases were assessed as satisfactory in the opinion of respondents, which was confirmed by the percentage of 68.3% obtained in 430 questions, verified within the range of partial or complete agreement with the statements. The stages that best meet their objectives emphasize the diagnosis, the treatment and the discharge orientation. Observing the scores 4 and 5 together, which correspond to the partial or complete agreement to the statements given, the item equipment, with 92.86%, also stands out with an excellent evaluation by the respondents. The Value Chain phases that were further away from their goals were those related to prevention and activities for the patient / client after hospital discharge. The study revealed elements for defining strategies to be applied to activities carried out by the Institution, as well as for the generation of value to patients, thus contributing to provide competitive advantage in the health care companies.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCadeia de valorEstratégiaVantagem competitivaCadeia de valor como ferramenta estratégica para a vantagem competitiva em uma unidade de saúde de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCadeiaValorFerramenta_Lima_2016.pdfCadeiaValorFerramenta_Lima_2016.pdfapplication/pdf2331539https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21864/1/CadeiaValorFerramenta_Lima_2016.pdfc1959cb1a1b134aff4efed51ddb233d4MD51TEXTRicardoLuizDeMedeirosLima_DISSERT.pdf.txtRicardoLuizDeMedeirosLima_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain158485https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21864/4/RicardoLuizDeMedeirosLima_DISSERT.pdf.txt81e324fb31c3008b8d191350b84e0eb2MD54CadeiaValorFerramenta_Lima_2016.pdf.txtCadeiaValorFerramenta_Lima_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain158485https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21864/6/CadeiaValorFerramenta_Lima_2016.pdf.txt81e324fb31c3008b8d191350b84e0eb2MD56THUMBNAILRicardoLuizDeMedeirosLima_DISSERT.pdf.jpgRicardoLuizDeMedeirosLima_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2229https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21864/5/RicardoLuizDeMedeirosLima_DISSERT.pdf.jpge14a9c3ef2cc9b5f14efd2ffc4a4a187MD55CadeiaValorFerramenta_Lima_2016.pdf.jpgCadeiaValorFerramenta_Lima_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2229https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21864/7/CadeiaValorFerramenta_Lima_2016.pdf.jpge14a9c3ef2cc9b5f14efd2ffc4a4a187MD57123456789/218642019-01-29 22:30:54.066oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21864Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T01:30:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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