O avesso da palavra: estudo das representações do silêncio no romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum
Ano de defesa: | 2017 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
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Departamento: |
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24183 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva analisar o romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum, tendo como categoria analítica o silêncio, com o intuito de contribuir junto aos estudos sobre a ficção brasileira moderna, de modo geral, e em particular às investigações acerca da obra do autor, considerando as tensões visíveis entre a forma de expressão e a forma de conteúdo. Trata-se de analisar o texto literário em sua articulação com a sociedade, procurando identificar, na ficção estudada, o processo de construção das elipses que consiste no que podemos chamar de uma poética do silêncio. Para a análise específica da representação do silêncio no romance em estudo, temos como aporte teórico as sistematizações do pensamento crítico de Roland Barthes (2003), em sua obra O Neutro, a reflexão crítica de Lourival Holanda (1992), em Sob o signo do silêncio, bem como a obra As formas do silêncio, de Eni Puccinelli Orlandi (2007). No que diz respeito ao tratamento dado às relações entre literatura e sociedade, tomamos como fundamentação o método crítico de Antonio Candido (1965), em Literatura e Sociedade, e também a perspectiva teórica de Raymond Williams (1979), em Literatura e Marxismo. Sob essa abordagem, buscou-se uma compreensão segundo a qual o estético e o social se articulam e se conjugam sem o apagamento de suas singularidades, conforme o pensamento de Candido (1965), para quem a literatura é, em sua especificidade de linguagem, um objeto artístico aberto ao social. Assim, o método adotado para a análise do romance Dois Irmãos considera o texto e o contexto, partindo do pressuposto de que a literatura é, de uma só vez, uma realidade de linguagem e uma realidade social e histórica. |
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Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24183O presente trabalho objetiva analisar o romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum, tendo como categoria analítica o silêncio, com o intuito de contribuir junto aos estudos sobre a ficção brasileira moderna, de modo geral, e em particular às investigações acerca da obra do autor, considerando as tensões visíveis entre a forma de expressão e a forma de conteúdo. Trata-se de analisar o texto literário em sua articulação com a sociedade, procurando identificar, na ficção estudada, o processo de construção das elipses que consiste no que podemos chamar de uma poética do silêncio. Para a análise específica da representação do silêncio no romance em estudo, temos como aporte teórico as sistematizações do pensamento crítico de Roland Barthes (2003), em sua obra O Neutro, a reflexão crítica de Lourival Holanda (1992), em Sob o signo do silêncio, bem como a obra As formas do silêncio, de Eni Puccinelli Orlandi (2007). No que diz respeito ao tratamento dado às relações entre literatura e sociedade, tomamos como fundamentação o método crítico de Antonio Candido (1965), em Literatura e Sociedade, e também a perspectiva teórica de Raymond Williams (1979), em Literatura e Marxismo. Sob essa abordagem, buscou-se uma compreensão segundo a qual o estético e o social se articulam e se conjugam sem o apagamento de suas singularidades, conforme o pensamento de Candido (1965), para quem a literatura é, em sua especificidade de linguagem, um objeto artístico aberto ao social. Assim, o método adotado para a análise do romance Dois Irmãos considera o texto e o contexto, partindo do pressuposto de que a literatura é, de uma só vez, uma realidade de linguagem e uma realidade social e histórica.This work aims to analyze the novel Dois irmãos, by Milton Hatoum, whose analytical category is silence, in order to contribute with the studies on Brazilian's modern fiction in general and in particular the investigations about the author's work, considering the visible tensions between the form and the expression of the form of content. It is about analyzing the literary text in its relationship with society, seeking to identify, in the studied fiction, ellipses' building process which consists in what we can call a poetics of silence. For specific analysis of silence representation in the novel, we have as theoretical support Roland Barthes' (2003) systematization of critical thinking, in his work O Neutro, Lourival Holanda's (1992) critical reflection, in Sob o signo do silêncio, and As formas do silêncio, by Eni Puccinelli Orlandi (2007). In what concerns the treatment of relations between literature and society, we take as basis Antonio Candido's (1965) critical method, in Literatura e Sociedade, and also Raymond Williams' (1979) theoretical perspective, in Literatura e Marxismo. By this approach, we sought an understanding according to which the aesthetic and social articulate and come together without erasing their singularities, as Candido's (1965) thought, to whom literature is, in its language specificity, an open artistic object to social. Thus, the method adopted for the analysis of the novel Dois Irmãos considers the text and the context, assuming that literature is, at once, a language of reality and a social and historical reality.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICASilêncioLiteraturaSociedadeMilton HatoumO avesso da palavra: estudo das representações do silêncio no romance Dois Irmãos, de Milton Hatouminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCamillaAraujoFreire_DISSERT.pdfCamillaAraujoFreire_DISSERT.pdfapplication/pdf806982https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24183/1/CamillaAraujoFreire_DISSERT.pdfd3d9d1638b152716653a947d1cd87cf2MD51TEXTCamillaAraujoFreire_DISSERT.pdf.txtCamillaAraujoFreire_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain253074https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24183/2/CamillaAraujoFreire_DISSERT.pdf.txt3c1724d5abc2c38e2c861602de8f014eMD52THUMBNAILCamillaAraujoFreire_DISSERT.pdf.jpgCamillaAraujoFreire_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2557https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24183/3/CamillaAraujoFreire_DISSERT.pdf.jpg644b8b805ada0b35edc9a14b017cba8aMD53123456789/241832022-04-08 18:12:22.869oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24183Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-08T21:12:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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