Damodara: uma pesquisa-ação em uma turma da educação infantil com música/cultura Védica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Góes, Aja Devi Dasi Soares Abreu de
Orientador(a): Gaulke, Tamar Genz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44850
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral compreender o processo de planejamento, implementação e avaliação de atividades com música védica em uma turma de Educação Infantil no Núcleo de Educação da Infância/ Colégio de Aplicação da UFRN. Como objetivos específicos procurei: perceber como se dá o processo da educação musical numa perspectiva intercultural; entender quais as necessidades de aprendizagem musical intercultural da turma pesquisada; identificar quais elementos da cultura védica melhor se relacionam com o contexto em questão; e perceber as compreensões e reflexões desenvolvidas pelas crianças a partir do contexto intercultural musical com a cultura védica. Os conceitos de Música e Educação Musical como Prática Ética proposto por Wayne Bowman e as compreensões da cultura védica por A. C. Baktivedanta Swami Prabhupada e Hridayananda Das Goswami constituíram meu referencial teórico juntamente com a compreensão de música como cultura. A presente Pesquisa-ação foi desenvolvida no Núcleo de Educação da Infância/ Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp – UFRN) na cidade do Natal-RN. Tendo em vista os objetivos da pesquisa a turma selecionada foi a Turma 4 A da Educação Infantil, último ano dessa etapa da educação. Os dados foram coletados a partir de áudios, diário de bordo, registros de imagem e vídeo e entrevista semiestruturada. Os resultados sinalizaram quatro enfoques principais: Bhuddhi Yoga: Uma Reflexão Sobre A Ação; Veda: Culturas Distintas, Valores Semelhantes; Maunan: Aqui e Agora e Kaumara: Do Imaginário ao Concreto, um Ato Criativo. Nessa perspectiva, esta pesquisa contribui para que a área da educação musical possa expandir suas propostas dentro de um viés ético comprometido com a diversidade. Conclui-se que é possível transpor a educação infantil e chegar aos demais níveis da educação básica trazendo possibilidades interculturais com práticas éticas e voltadas para o protagonismo dos alunos. As vivências que aqui se encontram também podem, em alguma instância, contribuir para a formação de professores na área da educação musical, especialmente na formação de um educador que vá além dos conteúdos técnicos musicais e envolva seus alunos nas atividades musicais de uma maneira prática como aborda Wayne Bowman. Além disso, a diversidade cultural na formação do professor é cada vez mais necessária e práticas com a cultura védica podem contribuir para a ampliação do repertório educativo musical dos professores.
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Como objetivos específicos procurei: perceber como se dá o processo da educação musical numa perspectiva intercultural; entender quais as necessidades de aprendizagem musical intercultural da turma pesquisada; identificar quais elementos da cultura védica melhor se relacionam com o contexto em questão; e perceber as compreensões e reflexões desenvolvidas pelas crianças a partir do contexto intercultural musical com a cultura védica. Os conceitos de Música e Educação Musical como Prática Ética proposto por Wayne Bowman e as compreensões da cultura védica por A. C. Baktivedanta Swami Prabhupada e Hridayananda Das Goswami constituíram meu referencial teórico juntamente com a compreensão de música como cultura. A presente Pesquisa-ação foi desenvolvida no Núcleo de Educação da Infância/ Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp – UFRN) na cidade do Natal-RN. Tendo em vista os objetivos da pesquisa a turma selecionada foi a Turma 4 A da Educação Infantil, último ano dessa etapa da educação. Os dados foram coletados a partir de áudios, diário de bordo, registros de imagem e vídeo e entrevista semiestruturada. Os resultados sinalizaram quatro enfoques principais: Bhuddhi Yoga: Uma Reflexão Sobre A Ação; Veda: Culturas Distintas, Valores Semelhantes; Maunan: Aqui e Agora e Kaumara: Do Imaginário ao Concreto, um Ato Criativo. Nessa perspectiva, esta pesquisa contribui para que a área da educação musical possa expandir suas propostas dentro de um viés ético comprometido com a diversidade. Conclui-se que é possível transpor a educação infantil e chegar aos demais níveis da educação básica trazendo possibilidades interculturais com práticas éticas e voltadas para o protagonismo dos alunos. As vivências que aqui se encontram também podem, em alguma instância, contribuir para a formação de professores na área da educação musical, especialmente na formação de um educador que vá além dos conteúdos técnicos musicais e envolva seus alunos nas atividades musicais de uma maneira prática como aborda Wayne Bowman. Além disso, a diversidade cultural na formação do professor é cada vez mais necessária e práticas com a cultura védica podem contribuir para a ampliação do repertório educativo musical dos professores.This work had as general objective the understanding of the process of planning, implementing and evaluating activities with Vedic music in an Early Childhood Education class at the Nucleus of Childhood Education/College of Application at UFRN. As specific objectives I sought: to understand how the process of music education takes place in an intercultural perspective; understand the needs of intercultural musical learning of the researched class; identify which elements of Vedic culture best relate to the context in question; and perceive the understandings and reflections developed by the children from the intercultural musical context with the Vedic culture. The concepts of Music and Music Education as Ethical Practice proposed by Wayne Bowman and the understandings of Vedic culture by A. C. Bhaktivedanta(tava sem h) Swami Prabhupada and Hridayananda Das Goswami constituted my theoretical framework along with the understanding of music as culture. This Action Research was developed at the Childhood Education Nucleus/College of Application of the Federal University of Rio Grande do Norte (NEI/CAp – UFRN) in the city of Natal-RN. In view of the research objectives, the selected class was Class 4 A of Early Childhood Education, the last year of this stage of education. Data were collected from audios, logbook, image and video recordings and semi-structured interviews. The results signaled four main focuses: Buddhi (tava bhuddhi) Yoga: A Reflection on Action; Veda: Distinct Cultures, Similar Values; Maunan: Here and Now and Kaumara: From the Imaginary to the Concrete, a Creative Act. From this perspective, this research contributes so that the area of music education can expand its proposals within an ethical perspective committed to diversity. It is concluded that it is possible to transpose early childhood education and reach other levels of basic education, bringing intercultural possibilities with ethical practices and aimed at the protagonism of students. The experiences found here can also, in some instance, contribute to the training of teachers in the area of music education, especially in the training of an educator who goes beyond technical musical content and involves his students in musical activities in a practical way such as approaches Wayne Bowman. In addition, cultural diversity in teacher education is increasingly necessary and practices with Vedic culture can contribute to the expansion of teachers' musical educational repertoire.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilEducação musical na infânciaVedasInterculturalidadePrimeira infânciaDamodara: uma pesquisa-ação em uma turma da educação infantil com música/cultura Védicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDamodarapesquisaacao_Goes_2021.pdfapplication/pdf4303968https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44850/1/Damodarapesquisaacao_Goes_2021.pdfef0a6ebb9663dc48d40f990ad54441a2MD51123456789/448502022-05-02 12:50:42.244oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44850Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:50:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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