Lógos e noûs no Fedro de Platão
| Ano de defesa: | 2014 |
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| Tipo de documento: | Tese |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Filosofia Metafísica |
| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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| Departamento: |
Não Informado pela instituição
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| País: |
Não Informado pela instituição
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| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16471 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
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Lógos e noûs no Fedro de PlatãoLógos. Noús. Éros. Dialética. Fedro. PlatãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIACoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO objetivo dessa tese é estudar a relação entre lógos e noûs no diálogo Fedro de Platão. Consideramos que a tensão entre essas duas noções serve de fio condutor para organizar uma série de questões levantadas ao longo do diálogo. Em particular, consideramos que um dos objetivos de platão ao escrever o Fedro é retirar a discussão do lógos do contexto especializado da retórica e inserí-lo em uma discussão mais ampla a partir de uma discussão ontológica. Nesse sentido, consideramos que Platão está simultaneamente dialogando com a obra de dois oradores importantes: Górgias e Isócrates. Platão segue o primeiro em estabelecer uma relação entre lógos e éros,mas o abandona ao mostrar que erós, enquanto uma dynamis capaz de mover a alma humana, não serve necessariamente para provocar o engano,mas pode levar à alma em direção ao seu melhor. Em seguida, argumentos que essa direção desejável para alma seria justamente a noção de noûs enquanto ato de percepção do inteligível. Dito isso, passamos a discutir os princípios ontológicos expostos no diálogo, mostrando que o segundo dicurso de Sócrates mostra haver uma relação de semelhança entre o sensínvel e o inteligível.Essa relação leva platão a apresentar uma nova interpretação de eikós, compreendido agora como uma ponte entre a dóxa e a alethéia,o que consideramos ser um ataque direto à doutrina de Isócrates de que a dóxa seria suficiente para a persuasã. Nesse sentido, Platão abrevia o abismo entre dóxa e alethéia, mas mantém a prioridade ontológica do noús, afirmando que é por meio da epistéme que podemos conhecer o que é semelhante a verdade. Nesse sentido, a dialética surge como a téchne filosófica por excelência,na medida em que é descrita como capacidade em utilizar o lógos em busca da experiência de noús.Por fim, afirmamos ainda que, seguindo essa linha de raciocínio, Platão propôe o desenvolvimento de uma nova retórica que, para ser uma autêntica téchne, deveria se converter em uma disciplina filosófica, cujos fundamentos seriam descobertos por meio da dialéticaUniversidade Federal do Rio Grande do NorteBRUFRNPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaMetafísicaSilva, Markus Figueira dahttp://lattes.cnpq.br/8976484074380754http://lattes.cnpq.br/0709727083553042Santos, José Gabriel Trindadehttp://lattes.cnpq.br/9241627347381067Macedo, Monalisa Carrilho dehttp://lattes.cnpq.br/1111715712985263Costa, Admar Almeida dahttp://lattes.cnpq.br/8649832887633328Oliveira, Lucas Mafaldo2014-12-17T15:12:11Z2014-11-202014-12-17T15:12:11Z2014-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Lucas Mafaldo. Lógos e noûs no Fedro de Platão. 2014. 250 f. Tese (Doutorado em Metafísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16471ark:/41046/0013000021gxpporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRN2017-11-04T08:56:41Zoai:repositorio.ufrn.br:123456789/16471Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/repositorio@bczm.ufrn.bropendoar:2017-11-04T08:56:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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